WEC
As punições tardias da WEC
A principal categoria de Endurance mundial, desclassificou a Cadillac e aplicou uma multa para a AF Corse na última semana.
Praticamente um mês após a abertura da temporada de 2024 da WEC, o hypercar da Cadillac que terminou em quarto lugar foi desclassificado da prova e o LMGT3 Nº54 da AF Corse foi multado.
Cadillac
O No. 2 Cadillac V-Series.R foi desqualificado dos resultados no Catar por ter componentes fora do regulamento. Earl Bamber, Alex Lynn e Sebastien Bourdais inicialmente terminaram em quarto lugar no Qatar 1812km no Circuito Internacional de Lusail no início deste mês. no entanto, eles foram desclassificados após um relatório dos comissários ser publicado na quinta-feira, afirmando que a Chip Ganassi Racing havia violado os regulamentos técnicos LMDh.
Segundo o relatório, uma varredura 3D realizada na verificação pós-corrida encontrou discrepâncias entre a carroçaria usada no evento e o modelo CAD oficial fornecido pela Cadillac na homologação do carro. Foi determinado que as aletas do difusor traseiro montadas nos lados esquerdo e direito do carro estavam ambas montadas mais altas e desalinhadas do que o valor nominal do modelo CAD, incluindo as tolerâncias permitidas. Após verificações adicionais, os comissários convocaram o chefe da equipe Stephen Mitas, que foi capaz de apresentar evidências do parceiro de chassi da Cadillac, a Dallara.
AF Corse
A AF Corse foi multada em em €60.000, metade dos quais suspensos pelo restante da temporada, por ocultação de pessoal durante a prova realizada no Qatar. A violação está relacionada ao No. 54 Ferrari 296 GT3, que terminou em quinto lugar na classe LMGT3 com Thomas Flohr, Francesco Castellacci e Davide Rigon ao volante.
Os comissários afirmam que três engenheiros ligados à equipe AF Corse não foram declarados como parte da lista de pessoal operacional, conforme exigido pelos regulamentos esportivos do WEC. Uma lista inicial enviada pela equipe listava os três engenheiros, identificados como Sr. Paolucci, Sr. Bedogni e Sr. Zaccaria, como pessoal não operacional, apesar de eles terem sido declarados como engenheiros anteriormente. A AF Corse então enviou uma segunda lista na qual Bedogni não estava mais listado como operacional ou não operacional, antes de uma terceira lista ser aprovada na qual todos os três nomes desapareceram da lista por completo.
Os três homens foram encontrados durante uma inspeção do delegado esportivo da FIA durante a corrida do Qatar sentados “atrás de seus computadores e trabalhando em questões técnicas relacionadas aos carros de corrida, como dados aerodinâmicos técnicos”. Além disso, o relatório afirma que os indivíduos não estavam usando a pulseira rosa apropriada usada como sistema de identificação para o pessoal operacional, enquanto seus computadores estavam conectados à rede interna.
O relatório dos comissários declarou que os indivíduos se identificaram como pessoal de marketing quando questionados pelo delegado esportivo, alegando que seus passes para o evento foram emitidos pela Ferrari.
Após inicialmente convocar o diretor esportivo da AF Corse, Ron Reichert, para uma audiência imediatamente após a corrida, os comissários determinaram que os três homens envolvidos eram indiscutivelmente engenheiros e não pessoas de marketing. Investigações adicionais dos comissários revelaram que os três nomes envolvidos foram colocados em uma lista de nomes fornecidos pela Ferrari ao promotor do WEC para comprar passes de acesso à villa receptiva da Ferrari que foram entregues mencionando Fabricante.
Foto: Julien Delfosse / DPPI