Entre em contato conosco

IndyCar

Armstrong, Blomqvist, Lundqvist concluem o Teste de Novato da Indy 500

Publicado:

em

Setecentos e noventa e cinco pilotos fizeram pelo menos uma largada na Indianapolis 500 em 107 edições de “O Maior Espetáculo nas Corridas”. Esse número pode aumentar pelo menos em três após Tom Blomqvist da Meyer Shank Racing e seus colegas de equipe da Chip Ganassi Racing, Marcus Armstrong e Linus Lundqvist, completarem o Programa de Orientação para Novatos (ROP) na quarta-feira no Indianapolis Motor Speedway e se tornarem elegíveis para participar da 108ª Indianapolis 500 apresentada pela Gainbridge em maio do próximo ano.

VEJA: Resultados do teste

“É incrível”, disse Lundqvist. “Com as velocidades que você atinge, parece muito rápido. Com a história e o legado em torno deste lugar, ele parece mágico. Mesmo que as arquibancadas estejam vazias, só posso imaginar como será quando estiverem cheias. Mesmo agora, é muito, muito especial.”

O trio não perdeu tempo em completar o teste de três fases, terminando cada um antes do almoço ao meio-dia. Lundqvist encerrou o teste primeiro no carro No. 8 Honda, seguido por Blomqvist no carro No. 60 Honda alguns minutos depois e Armstrong no carro No. 11 Honda exatamente quando o relógio marcou meio-dia.

O ROP consiste em três fases de velocidade, introduzindo gradualmente os pilotos de primeira temporada na natureza de alta velocidade e única da pista oval retangular de 2,5 milhas e baixas inclinações. Os pilotos devem começar com 10 voltas entre 205-210 mph, seguidas por 15 voltas entre 210-215 e finalizando com 15 voltas a mais de 215 mph.

Os três pilotos também completaram voltas à tarde depois de passarem no ROP, ficando ainda mais familiarizados e confortáveis com o oval histórico e as altas velocidades. Blomqvist acabou sendo o mais rápido, com uma média de 220,176 mph, seguido por Lundqvist com 219,504 e Armstrong com 219,252. Eles combinaram para dar 285 voltas.

“Eu aproveitei muito mais do que eu esperava”, disse Armstrong. “Não estou dizendo que não esperava gostar, mas acho que a intensidade disso é muito especial e assistir às imagens a bordo e na TV é uma coisa, mas realmente sentir como o carro se move e como o vento afeta você e os pequenos detalhes deste lugar – e do Texas – me deu tanta alegria.”

Não deve ser surpresa que Armstrong, Blomqvist e Lundqvist tenham completado o teste de novato com destreza devido à sua familiaridade com os carros.

Enquanto Armstrong e Blomqvist esperam fazer suas estreias em ovais na NTT INDYCAR SERIES em maio na “500”, Armstrong competiu em 12 corridas de rua em 2023, conquistando o título de Novato do Ano da série, e Blomqvist fez três largadas em circuitos de rua como substituto nesta temporada. O campeão de 2022 da INDY NXT da Firestone, Lundqvist, também foi um super substituto em 2023, competindo em três corridas, incluindo sua estreia em ovais na série no World Wide Technology Raceway.

Os três pilotos também participaram dos testes em ovais da NTT INDYCAR SERIES no início deste ano no Texas Motor Speedway.

Os olhos do mundo do automobilismo permanecerão focados no IMS na quinta-feira, quando a estrela da NASCAR, Kyle Larson, fará suas primeiras voltas em um carro da NTT INDYCAR SERIES enquanto participa do ROP. O teste de novato marca o início de sua jornada nas pistas no Hendrick 1100, nome dado a seus esforços para completar o “double” do Dia da Memória de corridas na Indianapolis 500 e na Coca-Cola 600 da NASCAR Cup Series no domingo, 26 de maio de 2024, no Charlotte Motor Speedway.

O campeão da NASCAR Cup Series de 2021, Larson, tentará se tornar o quinto piloto a completar com sucesso o “double” do domingo do Dia da Memória, juntando-se a John Andretti, Tony Stewart, Robby Gordon e Kurt Busch. Busch, campeão da Cup Series de 2004, foi o último piloto a completar com sucesso o “double”, em 2014. Stewart produziu o “double” mais bem-sucedido em 2001, quando terminou em sexto em Indianápolis e em terceiro em Charlotte.

Larson pilotará o Chevrolet Hendrickcars.com inscrito pela Arrow McLaren em um esforço conjunto com sua equipe da NASCAR, a Hendrick Motorsports, vencedora de 10 edições da Brickyard 400. Ele terá a pista sozinho das 11h às 14h.

A NTT INDYCAR SERIES também testará o motor V-6 biturbo de 2,2 litros com tecnologia híbrida na quinta-feira no IMS.

Os campeões da NTT INDYCAR SERIES, Alex Palou da Chip Ganassi Racing e Will Power da Team Penske, serão acompanhados por Colton Herta da Andretti Global e Alexander Rossi da Arrow McLaren para o teste híbrido na quinta-feira, que acontecerá das 9h às 11h e das 14h às 18h. A unidade de energia híbrida fará sua estreia na NTT INDYCAR SERIES em 2024. Os testes híbridos continuarão das 9h às 12h e das 13h às 17h na sexta-feira.

Os fãs podem assistir aos dois dias restantes de testes das arquibancadas no trecho curto entre as Curvas 1 e 2 do oval IMS, perto do IMS Museum, e dos montes dentro da Curva 2. A cronometragem ao vivo do ROP de Larson estará disponível em racecontrol.indycar.com.

Via assessoria de comunicação IndyCar

Foto: Divulgação IndyCar

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.