Entre em contato conosco

Fórmula E

A Fórmula E estreia em Misano com Pascal Wehrlein como líder do campeonato

Publicado:

em

Que contraste: no sábado de Páscoa, a metrópole japonesa de Tóquio sediou a Fórmula E. Agora, a temporada 10 continua com um evento duplo na bucólica região da Emilia-Romagna, na Itália.

Prévia
As cinco corridas da temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA ABB até agora renderam cinco vencedores diferentes – a última vez que isso aconteceu foi na temporada 2019/2020. No entanto, quando se trata dos carros vencedores, o Porsche 99X Electric lidera o caminho: com o carro de corrida elétrico desenvolvido na instalação neutra em CO2 em Weissach, Pascal Wehrlein venceu a corrida de abertura da temporada no México e Jake Dennis cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na Arábia Saudita.

O companheiro de equipe de Pascal Wehrlein, António Félix da Costa, vai pilotar o segundo Porsche 99X Electric inscrito pela TAG Heuer Porsche Formula E Team em Misano. Pela Andretti Formula E, a equipe de corrida de propriedade da lenda do automobilismo americano Michael Andretti, Norman Nato competirá ao lado de Jake Dennis.

A classificação dos pilotos também reflete o quão acirrada foi a competição nas cinco primeiras corridas. Pascal Wehrlein lidera essa classificação com 63 pontos, seguido por Nick Cassidy (NZL, 61 pontos), Oliver Rowland (GBR, 54 pontos) e Jake Dennis (53 pontos). António Félix da Costa (20 pontos) está em décimo primeiro lugar, com Norman Nato (17 pontos) em P14. A TAG Heuer Porsche Formula E Team ocupa o segundo lugar na classificação de equipes com 83 pontos e conseguiu reduzir a vantagem do líder da equipe Jaguar para 17 pontos. A Andretti Formula E ocupa o terceiro lugar com 70 pontos.

A programação para o evento duplo em Misano inclui uma sessão de treinos livres adicional, chamada FP0. As equipes só podem inscrever pilotos estreantes que ainda não tenham disputado uma corrida de Fórmula E. Matt Campbell fará suas primeiras voltas no Porsche 99X Electric pela TAG Heuer Porsche Formula E Team. Por muitos anos, o australiano tem sido um dos pilotos de Porsche mais bem-sucedidos nas várias séries de corridas. Ao volante do Porsche 911 RSR, ele conquistou vitórias de classe em Le Mans (2018) e Sebring (2021). Um de seus maiores sucessos até o momento foi a vitória geral nas prestigiosas 24 Horas de Daytona em janeiro, onde triunfou com a Porsche Penske Motorsport no Porsche 963.

Comentários sobre o Misano E-Prix
Florian Modlinger, Diretor de Motorsport de Fábrica da Fórmula E: “Ao contrário do circuito de rua em Tóquio, Misano é um autódromo permanente adaptado para corridas de motos. Estamos ansiosos por isso, especialmente porque já mostramos nesta temporada que somos competitivos em todos os tipos de circuitos. O pelotão está muito equilibrado com quatro fabricantes tendo vencido até agora. No entanto, a Porsche é o único fabricante com duas vitórias. Recentemente, em Tóquio, todos os quatro carros Porsche 99X Electric terminaram entre os seis primeiros, o que foi um resultado muito forte. Estamos ansiosos para ver como Matt Campbell se sai em nosso carro durante os treinos de novatos e aguardamos ansiosamente suas impressões.”

Pascal Wehrlein, piloto oficial da Porsche (#94): “O ritmo foi bom durante todo o fim de semana em Tóquio. Temos que construir sobre isso em Misano. A pista tem menos ondulações e curvas mais rápidas do que um circuito de rua. Já corri lá antes no DTM, mas será uma história completamente diferente em um carro de Fórmula E. Este será um fim de semana importante porque há duas corridas e, portanto, o dobro de pontos em jogo. O fato de eu estar liderando a classificação dos pilotos mostra que estamos fazendo um bom trabalho como equipe. Mas estamos cientes de que a temporada ainda é longa.”

António Félix da Costa, piloto oficial da Porsche (#13): “Mudamos o momento a nosso favor em São Paulo e Tóquio. Fizemos progressos na classificação e também melhoramos na corrida. Vamos construir sobre isso pelo resto da temporada. Misano deve ser uma boa corrida para a equipe. A gestão de energia terá um papel maior nesta pista, o que é uma boa notícia para nós, e até agora sempre nos saímos bem em novos circuitos. Como um evento duplo, Misano oferece a oportunidade de levar para casa muitos pontos.”

A pista
A Fórmula E correrá em uma versão mais curta de 3.381 quilômetros do Circuito Mundial Marco Simoncelli de Misano, projetado para motocicletas e nomeado em homenagem à lenda italiana do MotoGP. O circuito clássico no Adriático é o mais longo no calendário da Fórmula E de 2024 até agora. Possui 14 curvas e, pelos padrões da Fórmula E, muitas passagens em alta velocidade. Isso torna a gestão de energia ainda mais importante – o que promete uma corrida eletrizante.

Via assessoria de comunicação: Porsche

Foto: Porsche

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.