IndyCar
108 pontos para o tetra: IndyCar chega na reta final do campeonato
Restam três corridas para o fim da temporada 2025 da IndyCar. Apesar de a disputa pelo título ainda estar matematicamente em aberto, Alex Palou mantém ampla vantagem sobre o segundo colocado, Pato O’Ward. Neste domingo (10), acontece o GP de Portland. Logo, o espanhol pode sair campeão se terminar essa etapa com pelo menos 108 pontos de vantagem sobre o mexicano. Atualmente, a diferença entre os dois é de 121 pontos.
O ano de 2025 foi atípico para a IndyCar. A categoria não costuma ter grandes dominâncias como a que Palou vem construindo. Além da briga pelo quarto título (terceiro consecutivo) , o espanhol pode alcançar o recorde de dez vitórias em uma mesma temporada. Essa marca só foi atingida duas vezes na história da categoria: por AJ Foyt, em 1964, e por Al Unser, em 1970.
Se alcançar esse número, Palou será o primeiro piloto neste século a atingir tal feito na NTT IndyCar Series. Todavia, apesar da vantagem confortável, ele evita focar nos recordes. Palou reconhece que a temporada ainda não terminou e tudo pode mudar:
“Ainda há opções para o Pato ganhar o campeonato. Com a posição que temos agora, precisamos fazer valer nossa vantagem. Isso é o melhor que podemos fazer: focar em vencer em Portland e não pensar onde está o Pato“, comentou o líder do campeonato.
Existe briga pelo campeonato?
Em 2025, a Chip Ganassi Racing ocupa duas das três primeiras posições na briga pelo título. A lenda Scott Dixon está em terceiro na tabela, 77 pontos atrás de Pato O’Ward. Com um rival em comum, Palou foi questionado, em entrevista coletiva, sobre a possibilidade de jogo de equipe para conter o mexicano. Foi direto na resposta:
“Nos últimos anos em que brigamos pelo campeonato, não envolvemos os outros carros da equipe. Não quero incomodar nem tentar nada para que eu ganhe. Cada um corre com seu carro e faz o melhor pelo próprio campeonato”, destacou o espanhol.
Mesmo com a vantagem estabelecida por Palou, muita coisa pode acontecer em três corridas. O cenário parece distante, mas não impossível. Na mesma coletiva, o espanhol afirmou não estar ansioso pelo recorde de dez vitórias. Em 2025, venceu oito das 14 etapas disputadas. Seu foco está no título, sem arriscar demais nem comprometer a vantagem.
Desde que chegou à IndyCar, há seis temporadas, Palou adota um estilo de pilotagem seguro. Ele prioriza a consistência, não a ousadia. Embora o título ainda esteja indefinido, outras perguntas pairam no ar:
Pato O’Ward conseguirá manter o ritmo contra dois carros da Ganassi? A experiência de Scott Dixon fará a diferença? Recordes serão quebrados? Ainda há chance de uma reviravolta neste campeonato?
As respostas virão ao longo de agosto, mês que encerra mais uma temporada da IndyCar.
