Entre em contato conosco

F2

Um shakedown positivo para o carro F2 de 2024

Publicado:

em

F2

As equipes da Fórmula 2 da FIA tiveram sua primeira experiência com o novo carro F2 2024 hoje em um shakedown no Circuito de Barcelona-Catalunya, na Espanha. Apenas um carro por equipe foi utilizado, e 20 pilotos confirmados para a temporada de 2024 puderam acumular quilometragem. Os principais focos deste shakedown foram na confiabilidade e as equipes aprendendo a operar o novo carro, com seis horas de atividade ao longo do dia. Sob céu claro e temperaturas frias, a Van Amersfoort Racing foi a primeira na fila para entrar na pista às 9h, com Enzo Fittipaldi ao volante utilizando pneus Pirelli Hard. O restante do pelotão seguiu logo em seguida, com a Invicta Racing sendo a primeira equipe a completar uma volta, cortesia de Kush Maini, nos primeiros 30 minutos da sessão matinal.

Um total de 286 voltas e 1330 quilômetros foram completados antes do intervalo para o almoço, com a Invicta Racing alcançando a maior quilometragem com 38 voltas. As equipes conseguiram realizar corridas longas, sendo a mais longa delas com 13 voltas. O pitlane reabriu às 14h em condições mais quentes. Juan Manuel Correa, da DAMS Lucas Oil, foi o primeiro a sair dos boxes. Foi outra sessão movimentada e, quando a bandeira quadriculada caiu, as equipes tinham completado 363 voltas durante a tarde. Andrea Kimi Antonelli, da PREMA Racing, alcançou o maior número de voltas com 53. Mais corridas longas foram realizadas na sessão da tarde, com a mais longa delas sendo de 13 voltas.

No geral, as equipes completaram 649 voltas, totalizando 3018 quilômetros de atividade ao longo do dia.

Victor Martins (ART Grand Prix): “O primeiro objetivo deste shakedown era ter uma sessão limpa sem problemas, e foi o que conseguimos. Tivemos um bom plano de corrida para ter uma primeira impressão de como o carro se comporta nas curvas e como ele se comporta. “Foi muito bom voltar ao volante! A primeira impressão do carro é que ele não muda muito em comparação com o do ano passado, então poderei usar minha experiência para a nova temporada.

“Tudo correu bem sem problemas de confiabilidade. É um começo muito positivo.

“Hoje também foi sobre verificar a aerodinâmica, porque essa é a maior mudança em comparação com o carro anterior, e começar a trabalhar no acerto que será relevante para quando formos para o Bahrein. Também verificamos se tudo está funcionando corretamente no carro.

“Claro, o objetivo é ir passo a passo, não danificar o carro e aproveitar ao máximo o tempo na pista para desenvolver e testar coisas diferentes, mas eu também pressionei! Gosto quando posso pressionar imediatamente, ganho confiança. Honestamente, estou feliz. É a primeira manhã da nova temporada e correu bem. Levei o carro ao limite em alguns momentos, e pude sentir que tenho um bom carro sob mim.

“Estamos em uma boa posição antes dos testes de pré-temporada. Temos dados para analisar, vamos avançar em nosso desenvolvimento. Continuaremos trabalhando com a equipe. Estou pronto!”

Diretor Técnico da Fórmula 2 da FIA, Pierre-Alain Michot: “O objetivo deste shakedown foi para que as equipes entendessem como o novo carro opera, para garantir que todos os sistemas estejam funcionando bem juntos e para entender como tudo se comporta. Estamos bastante felizes com a quilometragem alcançada hoje. As equipes puderam completar muitos quilômetros, o que é um bom primeiro passo.

“O primeiro marco foi alcançado com todos os carros indo para a pista esta manhã quando as luzes ficaram verdes. Foi importante vê-los saindo direto da caixa, foi um momento bastante emocionante. E o segundo passo positivo foi tê-los todos retornando aos boxes sem nenhum problema. Não houve bandeiras vermelhas, o que significa que todos os carros se comportaram como esperado enquanto as equipes estão aprendendo a trabalhar com essa nova máquina.

“Ainda há algumas coisinhas para ajustar antes da primeira sessão oficial de testes, mas isso é normal. Com onze equipes, há onze maneiras diferentes de trabalhar. Isso nos permite aprender ainda mais sobre este carro. Já pudemos corrigir algumas coisas para a sessão da tarde, mas ainda há alguns ajustes a fazer antes da primeira corrida da temporada, mas não estamos longe do que precisamos.

“O próximo passo serão os três dias de testes de pré-temporada no Bahrein, com todos os 22 carros, antes da corrida de abertura de 2024, e mal posso esperar para estar no grid de largada!”

Via assessoria de comunicação Fórmula 2

Foto: Fórmula 2

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.