Entre em contato conosco

WeatherTech

Três Principais Lições: Sahlen’s Six Hours of The Glen

Publicado:

em

Foto: IMSA

Esforços Hercúleos, Azarões Brilham, Vencedor Memorável na LMP2 em Watkins Glen

Se há algo que aprendemos com as selvagens e maravilhosas Sahlen’s Six Hours of the Glen, é que tudo pode acontecer quando o clima imprevisível dá as caras no IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Sol, chuvas esparsas, umidade sufocante, tempestades rápidas e prolongadas de proporções épicas; pneus de chuva, pneus slick; bandeiras amarelas locais, bandeiras amarelas de pista inteira, uma bandeira vermelha – e reinício subsequente na última hora. Se a IMSA tivesse psiquiatras, eles estariam trabalhando horas extras atendendo as ligações dos estrategistas das equipes hoje.

Aqui estão algumas lições que tiramos da corrida maluca de domingo.

**Esforço Nem Sempre Se Traduz em Resultados**

Pelo menos a curto prazo…

Com todo respeito ao mantra tradicional da Porsche Penske Motorsport, os resultados tangíveis alcançados pela BMW M Team RLL após praticamente reconstruir o chassi do BMW M Hybrid V8 nº 25 do zero, após um acidente inoportuno no minuto final da sessão de treinos de sábado de manhã, não corresponderam ao esforço hercúleo da equipe para preparar o carro para a corrida. Transportando um novo monocoque de Indianápolis muito tarde na noite de sábado, os mecânicos dedicaram a madrugada para montar um companheiro para o BMW nº 24 da equipe.

Embora o carro Grand Touring Prototype (GTP) tenha sido forçado a começar a corrida da linha dos boxes após os mecânicos descobrirem (e consertarem) um problema no sistema de combustível no último minuto, Connor De Philippi e Nick Yelloly trabalharam seu caminho através dos carros GT Daytona (GTD) e Le Mans Prototype 2 (LMP2) para se juntarem à batalha pela supremacia na GTP. Embora o clima maluco e as apostas nas estratégias de pit stop e pneus deixassem os BMWs em P5 e P6 na chegada, a equipe merece um “muito bem” só por colocar o carro nº 25 na corrida.

**GTP Gigantes Destroçados**

Outra história emocionante que não teve um final tão emocionante foi a da JDC-Miller MotorSports no fim de semana. O sábado foi tão bom quanto se esperava para a equipe independente baseada em Minnesota. A quinta rodada da temporada 2024 do IMSA Michelin Pilot Challenge viu Mikey Taylor e Chris Miller capturarem a vitória na classe Touring Car (TCR) com o Audi RS3 LMS TCR nº 17 patrocinado pela Unitronic – a quarta da temporada. Pouco depois, Phil Hanson colocou o Porsche 963 GTP nº 85 da equipe na segunda fila do grid para as Sahlen’s Six Hours, superando os Porsche 963s de fábrica da Porsche Penske Motorsport.

Se alguma coisa, a corrida de domingo começou ainda melhor. Hanson se destacou entre os primeiros colocados para assumir a liderança geral na volta 7. Junto com os co-pilotos Tijmen van de Helm e Richard Westbrook, a equipe manteve o Porsche amarelo brilhante entre os líderes durante a maior parte da corrida, alimentando pensamentos de uma rara vitória dupla no Michelin Pilot Challenge/WeatherTech Championship (para uma equipe que venceu a geral nas Sahlen’s Six Hours de 2018).

No entanto, as chances da equipe foram destruídas quando Westbrook bateu em um dos pilares de RFID (identificação por radiofrequência) da Michelin enquanto disputava posição saindo da linha dos boxes com o Acura ARX-06 nº 40 da Wayne Taylor Racing com Andretti. A penalidade resultante (parada mais retenção de cinco minutos na caixa de penalidades dos boxes) acabou com qualquer esperança de vitória para os gigantes. No final das contas, o Porsche nº 85 foi classificado em nono na classe GTP.

**Dia de Altos e Baixos para as Pilotas Femininas**

As pilotos femininas que competiram nas Sahlen’s Six Hours tiveram resultados mistos. No lado positivo, a francesa Lilou Wadoux, junto com Luis Perez Companc e Nicklas Nielsen, conquistou a vitória na classe LMP2 com o ORECA LMP2 07 nº 88 da Richard Mille AF Corse. Ao fazer isso, ela se tornou a primeira piloto a vencer uma corrida do WeatherTech Championship desde Katherine Legge na classe GTD em WeatherTech Raceway Laguna Seca em 2018.

No lado negativo, Rahel Frey, Michelle Gatting e Sarah Bovy terminaram em 15º na GTD com o Lamborghini Huracán GT3 EVO2 nº 83 da Iron Dames após se classificarem em 10º. O carro não terminou a corrida devido a um acidente grave pouco depois da metade da corrida. Em uma das muitas chuvas rápidas, Bovy perdeu o controle saindo da Curva 10, colidiu com o muro de pneus no lado esquerdo da pista, perdeu uma roda e voltou para o meio da pista. Bovy passou a noite em um hospital próximo para observação, mas foi liberada na segunda-feira.

**E Finalmente…**

A maior lição de todas das Sahlen’s Six Hours of the Glen? A Mãe Natureza sempre tem a última palavra.

Via assessoria de comunicação: David Phillips / Serviço IMSA Wire

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.