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TOYOTA GAZOO RACING NA DISPUTA EM LE MANS

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Foto: Toyota

A TOYOTA GAZOO Racing está na disputa pela liderança nas 24 Horas de Le Mans após seis horas iniciais de intensa competição na quarta rodada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) de 2024.

Após um quarto da corrida no Circuit de la Sarthe, o GR010 HYBRID nº 8 de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa estava brigando pelas posições no pódio, enquanto o GR010 HYBRID nº 7 de José María López, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries estava lutando para ficar entre os seis primeiros.

Uma classificação difícil deixou os dois carros no final do grid da Hypercar, com Nyck largando em 23º no carro nº 7 e Sébastien começando em 11º no carro nº 8. Sébastien imediatamente iniciou uma emocionante recuperação, enquanto Nyck adotou uma estratégia cautelosa no início para evitar riscos precoces.

Em quatro voltas, Sébastien já estava entre os seis primeiros e, após as primeiras paradas nos boxes, ele subiu para quarto, participando de uma emocionante batalha a quatro carros pelo terceiro lugar no final da primeira hora, enquanto Nyck levou o carro nº 7 para 17º.

Depois de cerca de 100 minutos, uma chuva atingiu partes do circuito de 13,626 km. Sébastien, que estava em segundo, foi o primeiro Hypercar a trocar para pneus de chuva, seguido uma volta depois por Nyck, que entregou o carro para Kamui. No entanto, a chuva diminuiu e, com a pista secando, ambos os carros precisaram voltar para pneus Michelin macios algumas voltas depois.

Outros Hypercars escolheram uma estratégia diferente, então Sébastien entrou na terceira hora em oitavo lugar, com Kamui em 11º. Ambos os carros mantiveram um ritmo forte e, mais uma vez, avançaram para a frente.

Na quarta hora, eles estavam correndo entre os seis primeiros, e Sébastien chegou a liderar a corrida devido a um ritmo diferente de paradas de combustível dos rivais. Seu longo primeiro turno ao volante terminou após mais de três horas, quando Brendon assumiu o nº 8, enquanto, no final da quarta hora, José assumiu o volante do nº 7.

Quando a corrida entrou em sua quinta hora, Brendon estava em quarto com José em quinto, mas o nº 7 logo caiu para oitavo devido a uma penalidade por infringir a zona lenta. O nº 8 era o mais rápido dos carros líderes quando Brendon entregou para Ryo, que retomou em quarto no meio da hora.

Quando a marca de um quarto de distância se aproximava, ambos os GR010 HYBRIDs estavam entre os seis primeiros e parte de uma batalha com Cadillac, Ferrari e Porsche pelas honras em Le Mans, quando a chuva começou novamente. Ambos os carros pararam para trocar para pneus de chuva, e Nyck assumiu o volante do nº 7.

#### Comentários dos Pilotos:

**Kamui Kobayashi (Chefe de Equipe e piloto, carro nº 7):**
“Obrigado à equipe pelo trabalho árduo para nos ajudar a recuperar posições após o que aconteceu na classificação. Até agora, estamos melhorando progressivamente e ganhando posições, então tudo está indo bem. Ainda há um longo caminho a percorrer. Adotamos uma estratégia conservadora, sem correr riscos porque a competição está acirrada. A parte mais desafiadora desta corrida será a noite. Vamos tentar manter a calma até amanhã de manhã e então veremos onde estamos. Esperamos conseguir isso e estar em boa forma no domingo. Em termos de ritmo, estamos bem e esperamos poder ganhar mais posições.”

**José María López (Piloto, carro nº 7):**
“Foi realmente difícil no final do meu turno com pneus slick na chuva. A equipe estava perguntando o que eu queria fazer e não é fácil naquele momento, mas fiz a escolha certa. Havia muita chuva e foi realmente difícil voltar para os boxes. Agora precisamos sobreviver até que o tempo melhore.”

**Nyck de Vries (Piloto, carro nº 7):**
“Completei dois turnos e meio devido ao aguaceiro no meu terceiro turno. Decidimos trocar para pneus de chuva, mas não funcionou muito bem. No meu primeiro turno, no início, tive que ser paciente e esperar por oportunidades porque era difícil ganhar posições, e é uma corrida longa, então não havia necessidade de correr riscos. Havia um trem de vácuo, mas à medida que as lacunas aumentaram no segundo turno, começamos a avançar e tivemos um bom ritmo em ar limpo.”

**Sébastien Buemi (Piloto, carro nº 8):**
“Não foi fácil. Decidimos começar com pneus macios porque eles têm mais aderência, o que era melhor nessas condições. Isso nos ajudou a ganhar algumas posições. Quando a chuva chegou, decidimos trocar para pneus de chuva, mas a chuva parou e tivemos que voltar para os slicks. A Ferrari não trocou de pneus, então perdemos um pouco de tempo, mas é uma corrida longa e trabalhamos duro para voltar à luta. Estamos concentrados na nossa corrida e em não cometer erros porque as coisas podem mudar muito rapidamente nesta corrida.”

**Brendon Hartley (Piloto, carro nº 8):**
“Seb fez um primeiro turno incrível. Ele manteve-se limpo no início e avançou. O único problema foi perder um pouco de tempo parando para trocar para pneus de chuva quando alguns outros permaneceram com slicks. Talvez tenhamos sido cautelosos demais, mas foi uma decisão difícil de tomar. Desde então, foi uma corrida muito tranquila, e estou feliz com meus turnos. Levei meu tempo para encontrar meu ritmo e mantive meu próprio ritmo com os líderes. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas estamos na luta.”

#### 24 Horas de Le Mans – 6 Horas

1º #83 AF Corse (Kubica/Shwartzman/Ye) 96 voltas

2º #5 Porsche Penske (Campbell/Christensen/Makowiecki) +49.546secs

3º #8 TOYOTA GAZOO Racing +55.603secs

4º #50 Ferrari AF Corse (Fuoco/Molina/Nielsen) +1min 10.566secs

5º #6 Porsche Penske (Estre/Lotterer/Vanthoor) +2mins 30.473secs

6º #51 Ferrari AF Corse (Pier Guidi/Calado/Giovinazzi) +2mins 39.963secs

9º #7 TOYOTA GAZOO Racing +3mins 26.477secs

Via assessoria de comunicação Toyota

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