Entre em contato conosco

WEC

Théo Pourchaire é confirmado como piloto titular da Peugeot a partir de 2026

Publicado:

em

Pourchaire
Foto: Peugeot

Francês de 22 anos fará estreia oficial no 9X8 no Bahrein em 2025 e assume vaga de Stoffel Vandoorne no programa Hypercar

A Team Peugeot TotalEnergies anunciou uma importante mudança em sua formação para o Campeonato Mundial de Endurance (WEC): o francês Théo Pourchaire, de 22 anos, será piloto oficial da equipe a partir de 2026, ao volante do Peugeot 9X8. O jovem, que atualmente ocupa o posto de piloto de desenvolvimento, fará sua estreia oficial já em 2025, durante as 8 Horas do Bahrein, última etapa da temporada.

Pourchaire assumirá o lugar de Stoffel Vandoorne, cujo contrato com a Peugeot chega ao fim após as 6 Horas de Fuji. O belga, que competiu em 13 provas do WEC com o hypercar francês e conquistou duas participações na Hyperpole — a mais recente em Spa-Francorchamps —, recebeu elogios pelo profissionalismo e dedicação. “Agradecemos ao Stoffel por tudo que contribuiu nestes dois anos e desejamos sucesso em sua carreira”, declarou Olivier Jansonnie, diretor técnico da Peugeot Sport.

O caminho de Pourchaire até a vaga de titular foi pavimentado com resultados consistentes. Campeão da Fórmula 2, ele acumulou experiência na Super Fórmula japonesa, na IndyCar e também como piloto reserva da Fórmula 1. Seu primeiro contato com o 9X8 aconteceu no Teste de Novatos no Bahrein em 2024, quando completou 17 voltas e impressionou a equipe com sua análise técnica e espírito coletivo.

Desde então, o francês participou de diversas sessões de simulador em Satory e de treinos privados com o hypercar, além de estrear em corridas de endurance pela LMP2. Em 2025, marcou pole position em Ímola (ELMS) e terminou em oitavo lugar em sua primeira participação nas 24 Horas de Le Mans na categoria.

Com a confirmação de Pourchaire, a Peugeot reforça sua estratégia de integrar jovens talentos de alto potencial ao seu programa de Hypercar. “Esta estreia no Bahrein é um passo lógico para sua adaptação. Ele mostrou qualidades que comprovam estar pronto para competir no mais alto nível”, destacou Jansonnie.

Após oficializar recentemente o neozelandês Nick Cassidy em sua estrutura, a Peugeot dá mais um passo na renovação de seu plantel, apostando em Pourchaire para ser um dos pilares da equipe na luta contra gigantes do endurance a partir de 2026.

Abre aspas

Théo Pourchaire, motorista em tempo integral em 2026:

“ Estou muito feliz — obrigado à Equipe Peugeot TotalEnergies por tornar realidade meu sonho de me tornar um piloto profissional de corrida, e obrigado a todos que me apoiaram.Tenho orgulho de representar a Peugeot, uma marca com uma rica história no automobilismo que venceu as 24 Horas de Le Mans.Mal posso esperar para dar a largada nesta corrida lendária da categoria mais alta ao volante do PEUGEOT 9X8.Estou muito feliz por estrear no Bahrein ao lado de Loïc e Malthe, em uma pista que realmente gosto e onde já obtive grande sucesso na Fórmula 2 e no kart.”

Jean-Marc Finot, vice-presidente de automobilismo da Stellantis:

“ Na Peugeot, sempre demos grande importância ao apoio aos jovens condutores.Após um período de integração como piloto de testes, a nomeação de Théo Pourchaire como piloto em tempo integral em nosso programa Hypercar reflete nosso compromisso em construir o futuro com talentos promissores, treinados para atender às demandas das corridas de resistência.Essa filosofia está profundamente enraizada no DNA da marca: desenvolver habilidades, transmitir nossa experiência e dar aos jovens pilotos os meios para atingir o mais alto nível de desempenho.”

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.