Entre em contato conosco

Automobilismo

Sonho de chegar à F1 começa hoje para pilotos da F4 Brasil

Publicado:

em

APBF (Miguel Costa Jr./RF1)

Mais nova categoria de fórmulas do País terá sua primeira etapa neste final de semana, no Velocitta

A F4 Brasil inicia a sua história neste final de semana, com a etapa do Velocitta, autódromo localizado em Mogi Guaçu (SP), onde nesta quarta serão realizados os primeiros treinos extras. Os jovens talentos da Associação de Pilotos Brasileiros de Fórmula (APBF) esperam com ansiedade a primeira de seis rodadas triplas marcadas para a temporada deste ano, e comentaram suas expectativas para o encontro inaugural da categoria.

Álvaro Cho, Aurelia Nobels, Lucas Staico, Lucca Zucchini, Nelson Neto, Nicholas Monteiro, Nic Giaffone, Pedro Clerot, Ricardo Gracia Filho e Vinícius Tessaro, todos integrantes da APBF, terão suas primeiras experiências em um campeonato nacional de monopostos homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Confira os comentários dos pilotos:

Álvaro Cho: “A meu ver, a primeira etapa da F4 Brasil é uma das semanas de corrida mais esperadas, creio que será uma etapa onde todos estarão aprendendo muito e se familiarizando tanto com o carro, com a equipe e até mesmo com o ambiente do autódromo.
O Velocitta na minha opinião é uma das melhores pistas do Brasil, apesar de não ser tão reconhecida por fora da bolha do automobilismo brasileiro. É uma pista moderna que exige muita técnica e coragem. Há alguns meses fiz um teste de Fórmula 3 lá, onde aprendi muito e conheci a pista”.

Aurelia Nobels: “Minha principal expectativa para a estreia da temporada é aprender conforme as corridas e evoluir durante a temporada, quero obviamente estar na frente do grid. Com certeza ganhar é uma meta muito alta que eu gostaria de atingir e seria uma realização, mas sendo meu primeiro ano na F4 eu acredito que posso encontrar dificuldades igual todo piloto. Então minha principal expectativa mesmo é aprender bastante.

O Velocitta é uma pista muito técnica, não tem muita reta longa igual em algumas pistas da Europa que eu já andei, mas é uma pista muito boa pra aprender gosto bastante, nunca cheguei a andar de F4 lá, só de F3 mesmo, mas estou muito ansiosa pra primeira corrida que vai ser lá”.

Lucas Staico: “A expectativa para essa primeira etapa é conseguir uma boa adaptação ao equipamento e partir em busca da vitória. Nesse início de temporada eu pretendo garantir o maior número de pontos possíveis, mas também pretendo tomar cuidado para não desperdiçar pontos. Acredito que na maioria do tempo tomarei uma postura mais agressiva em busca de sair com a liderança do campeonato logo no Velocitta, que é uma das pistas mais técnicas do campeonato, um estilo que gosto muito de correr. Acho que a adaptação rápida ao circuito será algo muito importante”.

Lucca Zucchini: “Estou bastante empolgado para esta primeira etapa da F4 Brasil. Meu objetivo é pegar a mão do carro e buscar o máximo de pontos possíveis, o que será ótimo tanto para mim, quanto para minha equipe, a TMG Racing.
Sobre o Velocitta, é uma pista de difícil ultrapassagem, apesar de muito boa para se pilotar, então, meu objetivo é ter uma boa posição de largada. Além disso, o foco também recai em entender as demandas do carro, como ele se comporta, por exemplo, na reta, que não é tão longa, e nas curvas, principalmente, do setor 2. A compreensão disso será o diferencial e permite ao piloto ir bem. Estou bem focado e mal posso esperar para acelerar”.

Nelson Neto: “Tenho como foco principal manter a grande evolução que apresentei em minha breve carreira no kartismo nacional, agora na devida transição para os monopostos. Busco alcançar grandes resultados e, para isso, sigo focado na primeira etapa da F4 Brasil, no Velocitta”.

Nicholas Monteiro: “Fiz bons treinos de fórmula e me adaptei muito bem, me senti bastante confortável com o carro, o que me deixou bastante animado para a estreia da F4 Brasil. O Velocitta é uma pista técnica e acredito que será um ótimo circuito para aplicar os aprendizados dos testes e entender mais ainda como o carro funciona”.

Nic Giaffone: “Eu vejo essa primeira etapa como um aprendizado. Claro que a busca por resultados vai começar já, mas eu procuro me encontrar dentro do carro e entender os sintomas que ele tem, já que é um equipamento novo no mundo inteiro. Acredito que uma vez que eu entenda o que fazer com o que o carro me apresenta, os resultados virão naturalmente.
Como disse anteriormente, a abordagem principal é o aprendizado. Quero entender como o carro funciona e como ele conversa comigo quando estou no volante. Vou tentar usufruir o máximo nos treinos para conseguir ser o mais rápido possível o quanto antes.
O Velocitta é uma pista bem travada quando a gente fala de curvas. Ela é uma pista bem técnica e vai exigir bastante atenção dos pilotos, pois um erro lá pode te custar caro. Como as áreas de escape não são tão grandes, uma arriscada a mais pode te prejudicar muito. Já andei no Velocitta e é uma pista que gostei, me senti confiante”.

Pedro Clerot: “Me sinto pronto para disputar a F4 Brasil. Foram muitos meses de preparação dentro e fora da pista, que me ajudaram a evoluir bastante. A primeira etapa, como sabemos, será no Velocitta, uma pista muito técnica, e acredito que um bom desafio para nós pilotos. Vou focar em entender o circuito in loco e extrair o máximo do carro. Será uma primeira etapa animada e irei em busca do topo da tabela”.

Ricardo Gracia: “Minha expectativa para esta primeira etapa é, primeiramente, me adaptar com o carro no Brasil e também com a nova equipe da Fórmula 4 Brasileira. Depois disso, viso melhorar a cada saída na pista. Como nunca andei no Velocitta, estou ansioso para conhecer. Treinei bastante no simulador e gostei da pista”.

Vinícius Tessaro: “Estou bastante ansioso para a estreia da F4 Brasil, sem dúvidas será um campeonato bem disputado, haja visto a qualidade dos pilotos do grid. Eu gosto de usar a cabeça, analisar a situação, saber quando dirigir na defensiva ou ser agressivo. Neste começo, vou focar na adaptação ao carro e ao formato da categoria, e, assim, ir em busca do melhor resultado possível”.

 

Via assessoria de comunicação

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.