Entre em contato conosco

VP

Sessão de Qualificação Competitiva Prova que a Experiência é Fundamental enquanto o VP Racing Challenge se Prepara para sua Estreia em Pista de Rua

Publicado:

em

Jones e Lazare Liderarão suas Classes rumo à Bandeira Verde em St. Pete

Se a sessão de qualificação de sexta-feira para o IMSA VP Racing SportsCar Challenge servir de indicação, o duplo confronto de sábado no Grande Prêmio de St. Petersburg – a primeira corrida em pista de rua para a série que está entrando em sua segunda temporada – será competitivo.

Enquanto uma rotação de pilotos passou algum tempo no topo das tabelas de velocidade em ambas as classes, Jagger Jones, no No. 87 FastMD Racing com Remstar Duqueine D08, liderará o pelotão para a bandeira verde após registrar a volta mais rápida geral na classe Le Mans Prototype 3 (P3) quando ele cruzou a linha de chegada com um tempo de 1 minuto, 9.917 segundos (92.681 mph). O mais rápido na qualificação para a classe Grand Sport X (GSX) foi Jesse Lazare no No. 21 Motorsports In Action McLaren Artura GT4 (1:17.051, 84.100 mph).

Você nunca imaginaria que Jones tem apenas duas largadas de protótipo em seu currículo – essas ocorreram no VP Racing Challenge em outubro passado no Michelin Raceway Road Atlanta, onde ele teve uma estreia muito forte – porque o neto de 21 anos da lenda das corridas Parnelli Jones e filho do vencedor de cinco corridas do IMSA, PJ Jones, corre como um veterano.

“Foi um ótimo dia para nós, varremos o dia, mas o que importa é amanhã”, disse Jones, que também registrou as voltas mais rápidas em cada uma das duas sessões de treinos na sexta-feira. “Tenho sorte de ter uma boa quantidade de experiência em pistas de rua nos últimos dois anos – também corri aqui nos últimos dois anos (nas séries Indy NXT e USF2000 Championship) – então parece que estou em casa de novo, eu acho.

“Esta pista é incrível, este carro é incrível; combinar os dois, foi muito divertido. Todos na série me mantiveram honesto hoje e garantiram que eu estivesse alerta. Acho que não consegui a pole até a última volta ali; pressão máxima. Dei tudo de mim. Foi muito divertido, mas o principal objetivo e foco é amanhã.”

O piloto que tinha a pole antes da última volta da sessão foi Steven Aghakhani, que varreu ambas as corridas na abertura da temporada no Daytona International Speedway no No. 6 MLT Motorsports Ligier JS P320. A volta de Aghakhani de 1:10.499 (91.916 mph) parecia ser suficiente para largar na pole até que ele foi relegado para o terceiro lugar na última volta, superado também por Jonathan Woolridge no No. 38 Performance Tech Motorsports Ligier (1:10.389, 92.059 mph).

“A qualificação foi bastante excepcional”, disse Aghakhani, cuja experiência anterior em pistas de rua ocorreu em um Mercedes-AMG GT3 no IMSA WeatherTech SportsCar Championship. “Obviamente, o terceiro lugar não é onde queríamos terminar, mas absolutamente aceitaremos o que pudermos conseguir. No final, as corridas têm 45 minutos e sabemos exatamente onde podemos recuperar.”

Lazare também traz experiência em pistas de rua para a série, conquistando pódio em sua primeira largada, que ocorreu em St. Petersburg há 11 anos.

“Esta pista, eu realmente gosto, então estava animado para voltar aqui”, disse Lazare. “Eu não arrisquei tudo lá fora. Ainda temos duas corridas e precisamos do carro inteiro. … Acho que (as corridas de amanhã) vão ser muito disputadas. Vai estar muito quente, então será quem conseguir manter sua concentração no calor, ficar longe dessas paredes, e acho que vai ser disputado até o final.”

Dois dos pilotos que buscam manter a disputa próxima são o segundo colocado na qualificação, Jackson Lee, no No. 82 van der Steur Racing Aston Martin Vantage GT4 (1:17.136, 84.007 mph), que foi o mais rápido GSX na segunda sessão de treinos, e Luca Mars, que se classificou em terceiro no dia (1:18.098, 82.972 mph) e varreu as corridas da classe GSX em DIS no No. 59 KohR Motorsports Ford Mustang GT4.

“Tive um pequeno encontro com a parede mais cedo nesta manhã e conseguimos superar isso e consertar o carro para o Treino 2”, disse Mars. “Mostramos um bom ritmo, qualificamos em terceiro. Ainda precisamos encontrar um pouco mais de ritmo. … Pistas de rua, sou grande fã delas, então estou animado por estar aqui.”

A primeira corrida de 45 minutos para o VP Racing Challenge começa às 10h55, horário do leste, no sábado, com a segunda corrida às 15h45, naquele mesmo dia. Ambas as corridas serão transmitidas ao vivo no Peacock.

Via assessoria de comunicação IMSA

Foto: IMSA

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.