Entre em contato conosco

Mundial de SBK

Série Yamaha R3 bLU cRU Elevada ao Status de Copa do Mundo da FIM

Publicado:

em

Yamaha

A Fédération Internationale de Motocyclisme (FIM) e a Yamaha Motor Europe têm o prazer de anunciar uma mudança de status e um novo nome para a classe alimentadora do Campeonato Mundial de Superbike da FIM, a Copa do Mundo Yamaha R3 bLU cRU da FIM. A série, anteriormente conhecida como Campeonato Europeu Yamaha R3 bLU cRU, foi promovida ao status de Copa do Mundo devido ao seu crescente sucesso e ao grande número de participantes internacionais.

Após muitos anos de apoio da FIM Europa, a Copa do Mundo Yamaha R3 bLU cRU da FIM agora estará sob o guarda-chuva global da FIM. A iniciativa R3 bLU cRU foi lançada em 2021 pela Yamaha Racing e é projetada para fornecer um caminho estruturado e direto para o mundo do campeonato de corridas para pilotos com idades entre 14 e 20 anos.

Gerenciada pela Japan Italy Racing (JiR) e apoiada pela FIM e pela Organização Dorna WSBK (DWO), a série faz parte integrante do programa SBK Roadway da DWO. Essa parceria entre todas as partes provou ser eficaz e bem-sucedida, com uma grande porcentagem do grid do Campeonato Mundial de Supersport 300 da FIM agora composto por ex-pilotos do bLU cRU.

A Copa do Mundo Yamaha R3 bLU cRU da FIM será disputada em 12 corridas em seis rodadas europeias do Campeonato Mundial de Superbike da FIM de 2024, e o campeão geral ganhará um passeio apoiado no Campeonato Mundial de Supersport 300 da FIM de 2025, fornecido pela Yamaha Motor Europe.

A série oferece aos jovens pilotos a plataforma perfeita para se beneficiarem de treinamento profissional, suporte técnico e orientação projetada para incentivar, desenvolver e nutrir a próxima geração de pilotos de superbike.

A mudança de status também reflete o fato de que a lista de inscrições se tornou cada vez mais internacional nos últimos anos, com quase metade dos pilotos registrados até agora em 2024 vindos de fora da Europa.

A temporada começa com a primeira rodada em 22 a 24 de março no Circuito de Barcelona-Catalunya, e as atualizações podem ser encontradas nos sites da FIM, WorldSBK e Yamaha Racing.

Gianluca Montiron: Japan Italy Racing
“O trabalho começou na nova temporada, e deu a todos um verdadeiro impulso ter o novo nome e a mudança de status. Isso reflete a importância deste campeonato, pois continua a fornecer uma plataforma para pilotos tão jovens quanto 14 anos. Esses futuros campeões ganham uma riqueza de experiência durante os seis eventos do campeonato mundial, e graças à nossa colaboração contínua com a FIM, a Yamaha Motor Europe e a DWO, estamos vendo a popularidade do campeonato aumentar.”

Paolo Pavesio: Diretor de Marketing e Motorsport, Yamaha Motor Europe
“A atualização para o status de Copa do Mundo para 2024 representa para a Copa R3 bLU cRU mais do que um marco simbólico. Em 2021, a temporada inaugural da série R3, o grid era predominantemente europeu. No entanto, ao longo das últimas duas temporadas, vimos mais pilotos do exterior se juntando à série R3, com o resultado de que o grid agora é dividido igualmente entre pilotos europeus e aqueles de outros continentes, principalmente Ásia, América do Sul e Australásia. Com uma taxa de participação fixa e um pacote completo, a série é tanto econômica quanto o degrau ideal para o cenário mundial para jovens pilotos. Também tem se mostrado uma classe alimentadora eficaz para o Campeonato Mundial de Supersport 300 da FIM, no qual nove ex-pilotos do bLU cRU competirão nesta temporada. A temporada de 2024 também será a primeira em que as corridas da Copa do Mundo Yamaha R3 bLU cRU da FIM serão transmitidas ao vivo, aumentando tanto o alcance quanto a visibilidade da série em todo o mundo, e promete ser uma emocionante em vários níveis para nossos jovens do bLU cRU, começando com a primeira rodada em Barcelona. Com tudo isso em mente, gostaria de concluir agradecendo a Jorge Viegas e à FIM, primeiro pelo seu apoio desde que começamos este projeto, mas também por reconhecerem o alcance cada vez mais global da série Yamaha R3 bLU cRU com a atualização para o status de Copa do Mundo.”

Gregorio Lavilla: Diretor Executivo, Dorna WSBK Organization
“Nós, na DWO, estamos entusiasmados por testemunhar a evolução da Copa do Mundo Yamaha R3 bLU cRU da FIM. A transição para o status de Copa do Mundo é um testemunho do notável crescimento da série e do apelo internacional que ela conquistou. A colaboração entre DWO, Japan Italy Racing, FIM e Yamaha Motor Europe provou ser uma fórmula vencedora, fornecendo uma plataforma crucial para jovens pilotos deixarem sua marca no cenário global. Esperamos testemunhar o sucesso contínuo da Copa do Mundo Yamaha R3 bLU cRU da FIM e os talentos promissores que ela nutre.”

Jorge Viegas: Presidente, Fédération Internationale de Motocyclisme
“A FIM permanece comprometida em promover a inclusão dentro do motociclismo, e a Copa do Mundo Yamaha R3 bLU cRU da FIM é o exemplo perfeito de fornecer oportunidades para jovens pilotos se juntarem ao nosso esporte. Ao longo das últimas três temporadas, a popularidade deste campeonato cresceu ano após ano, e devido ao seu sucesso contínuo e ao aumento de competidores internacionais, mostrou que agora merece ser elevado ao status de Copa do Mundo da FIM. Tenho certeza de que 2024 será mais uma ótima edição desta série.”

Via assessoria de comunicação: SBK

Foto: SBK

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.