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Mundial de SBK

SBK: Novo cronograma de fim de semana, mudanças de posição no grid e alteração no calendário

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SBK

A Comissão de Superbike, composta por MM. Gregorio LAVILLA (Dorna, Diretor Executivo do WorldSBK), Paul KING (Diretor da Comissão de Corridas em Circuito da FIM), Biense BIERMA (Secretário Geral da MSMA), coordenada por Paul DUPARC (Gerente da Comissão de Corridas em Circuito da FIM e Secretário da Comissão SBK), na presença de Jorge Viegas (Presidente da FIM), Ludovic REIGNIER (Diretor Técnico do WorldSBK da FIM), Dominique HEBRARD (Gerente Técnico da FIM CTI) e Svetlana Nazarova (Coordenadora da FIM CCR), reuniu-se no Circuito de Jerez – Ángel Nieto em 28 de outubro de 2023, durante a última etapa do campeonato.

Numerosas reuniões eletrônicas foram realizadas para que cada parte (FIM-DORNA-MSMA) pudesse concordar com as decisões finais, sendo as mais importantes as seguintes:

• Ao lado dos Campeonatos de Pilotos, foi decidido criar um “Campeonato de Equipes”. Consequentemente, uma licença para equipes em todas as classes foi criada. A decisão de obter essa licença cabe à equipe, que não é obrigada a obtê-la para participar do Campeonato. Na ausência de uma licença, a equipe não pontuará.

• Foi decidida uma isenção das regras de idade mínima para os três primeiros do último Campeonato Mundial FIM Supersport300, para os três primeiros do Campeonato Europeu FIME Moto2 e para os três primeiros do último Campeonato Europeu FIME Stock, para competir no Campeonato Mundial FIM Supersport de 2024, com esses pilotos demonstrando sua capacidade e experiência para se beneficiar dessa isenção.

 Um novo cronograma foi decidido.

• Para destacar performances excepcionais, a Comissão SBK decidiu que as posições no grid para a Corrida 2, as nove primeiras posições serão baseadas no tempo mais rápido registrado pelos pilotos durante a Corrida 1, para o WorldSSP, WorldSSP300, WorldWCR.

• Em caso de violação da alocação de motor (antes da corrida), o piloto partirá para as próximas duas corridas (Superbike Corrida 1 e 2, excluindo a corrida Superpole) do final do grid e receberá duas penalidades de volta longa (anteriormente, o piloto tinha que começar na saída do pit lane após o sinal verde ser aceso). Essa penalidade parecia mais justa em relação às diferentes extensões dos pit lanes.

• Para a Classe WorldSBK, em relação à nova capacidade máxima do tanque de combustível (21.0 litros de acordo com nosso comunicado de imprensa de 11 de outubro de 2023), para incentivar as diretrizes ambientais e proporcionar uma plataforma para os fabricantes aumentarem seus desenvolvimentos de máquinas nessas áreas para o futuro, a partir de 2025, será obrigatório o uso de um sistema de controle de fluxo de combustível.
Portanto, em 2024, duas motos de cada fabricante deverão ter um medidor de fluxo de combustível e registrar dados durante os treinos e corridas para validar o conceito e definir o valor para 2025. A decisão para um medidor de fluxo de combustível foi aprovada. A FIM introduzirá todas as informações relacionadas na lista de peças elegíveis para competição da FIM em 2024, conforme necessário.
NB: como lembrete, a temporada de 2024 será uma temporada de teste para coletar dados dos sensores da FFM para análise/avaliação para uma implementação oficial potencial a partir de 2025.

• Para a Classe WorldSSP, as regras de componentes do chassi terão algumas mudanças para 2024: o kit de corrida deverá ser disponibilizado por todos os fabricantes e limitado a apenas 1 kit de corrida homologado por temporada de corrida. O kit de corrida pode ser composto por outras peças OEM ou peças específicas feitas, ficando a critério de cada fabricante.
Um limite de preço de 1000 Euros (todas as peças juntas) foi estabelecido. Isso cobrirá a seguinte lista de peças do chassi:
– Abraçadeira superior e inferior
– Haste de direção (incluindo rolamentos e assentos relativos de rolamentos)
– Ligação de suspensão traseira sem balança

Além disso, os pontos de fixação da suspensão traseira no quadro e na balança não devem mudar para evitar quaisquer alterações potenciais no quadro e na balança.

• A Comissão SBK confirmou a introdução de combustível sustentável para as categorias WorldSBK e WorldSSP a partir da temporada de 2024, com um mínimo de 40% de conteúdo de combustível sustentável.
Este combustível E40 deve estar em conformidade com a especificação adotada recentemente na MotoGP™.

• Várias clarificações e atualizações de redação nos Regulamentos Disciplinares foram decididas para usar uma linguagem legal mais precisa quando necessário.

• Um aplicativo específico usado pela FIM em vários campeonatos da FIM (incluindo a MotoGP™) será utilizado em 2024. Este aplicativo permitirá, não apenas notificar uma decisão, mas também torná-la pública e também conferirá um valor legal (no âmbito de notificações e prazos resultantes para apelações).

As resoluções desta Comissão de Superbike foram aprovadas pelo Bureau Permanente. O Regulamento FIM SBK 2024, que contém o texto detalhado das alterações regulamentares, poderá ser visualizado em breve no site da FIM. 

Alteração no calendário 

Jerez será novamente o palco da final da temporada 2024 do WorldSBK, com um ajuste nas datas inicialmente programadas.

Em resposta às dinâmicas demandas do calendário de eventos locais e ao pedido da cidade de Jerez de la Frontera, a Fédération Internationale de Motocyclisme (FIM) e o WorldSBK concordaram em adiar o encerramento deste ano por uma semana.

A etapa espanhola  agora está agendada para ocorrer de 18 a 20 de outubro no renomado Circuito de Jerez – Angel Nieto.

 

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