Entre em contato conosco

Alpine Esports Series

Roussanne se destaca em Spa-Francorchamps

Publicado:

em

Foto: Alpine

Já vitorioso em Nogaro e Portimão, Charles Roussanne (VPS Racing) adicionou uma nova pista às suas conquistas com vitórias nas duas corridas da Alpine Elf Cup Series no Circuito de Spa-Francorchamps.
Thibaut Bossy (Herrero Racing) também obteve uma dupla vitória na categoria Challengers, enquanto Philippe Bourgois (Race Cars Consulting) e Laurent Richard (Herrero Racing) dividiram as honras entre os Gentlemen.
Os competidores da Alpine A110 Cup agora começam sua pausa de verão e voltarão à ação em Barcelona de 12 a 14 de setembro.
03 de junho de 2024

A Alpine Elf Cup Series viajou para Spa-Francorchamps para o terceiro encontro da temporada, uma parada tradicional em seu calendário. Os competidores foram recebidos pela chuva na quinta-feira, com Charles Roussanne estabelecendo o ritmo durante as três sessões de treinos coletivos. No dia seguinte, Léo Jousset (Race Cars Consulting) assumiu a liderança na tela de tempos, mas a Alpine Elf Cup Series recuperou a liderança na última sessão de treinos.

CORRIDA 1: ROUSSANNE IMBATÍVEL
Charles Roussanne continuou em boa forma na garoa de sábado, conquistando a pole position à frente de Léo Jousset, Pierre Sancinéna (Race Cars Consulting), Gaspard Simon (Schumacher CLRT) e Tom Verdier (Chazel Technologie Course Junior).

No início da tarde, Charles Roussanne manteve sua liderança sobre Léo Jousset enquanto Tom Verdier subia para a terceira posição assim que a corrida começou. Mais atrás, Thibaut Bossy ultrapassou Gaspard Simon, mas este e seu companheiro de equipe Lukas Papin (Schumacher CLRT) rapidamente recuperaram a vantagem antes de ultrapassar Pierre Sancinéna.

Charles Roussanne aproveitou os pequenos erros cometidos por seus perseguidores em condições difíceis para abrir uma vantagem que foi reduzida a zero quando o safety car interveio para a remoção de Matteo Nomblot (Chazel Technologie Course Junior) de uma caixa de brita. No entanto, o líder manteve a calma na relargada enquanto Tom Verdier rodava em seu duelo com Léo Jousset, que foi surpreendido duas voltas depois por Gaspard Simon.

Charles Roussanne venceu com mais de sete segundos de vantagem sobre Gaspard Simon, que garantiu seu primeiro pódio na Alpine Elf Cup Series. Léo Jousset segurou Lukas Papin para manter o terceiro lugar. Thibaut Bossy, em quinto, venceu a corrida dos Challengers à frente de Florian Coruble (Chazel Technologie Course Junior), que começou no final do grid após causar uma bandeira vermelha na qualificação. Pierre Sancinéna terminou em sétimo à frente de Sandro Perissoutti (Code Racing Development), Sami Dhahri (VPS Racing) e Julien Fébreau (Chazel Technologie Course). Enquanto isso, Philippe Bourgois triunfou em casa na categoria Gentlemen.

CORRIDA 2: TERCEIRA VITÓRIA CONSECUTIVA PARA ROUSSANNE
Charles Roussanne repetiu o feito na qualificação de domingo, superando Léo Jousset na garoa fina. Tom Verdier, Pierre Sancinéna e Thibaut Bossy completaram os cinco primeiros.

A corrida começou com pista seca, e Léo Jousset assumiu a liderança, mas a corrida foi interrompida com bandeira vermelha após um acidente envolvendo cinco competidores na La Source. Embora os pilotos tenham retomado suas posições iniciais atrás do safety car, Léo Jousset pressionou Charles Roussanne na relargada e encontrou uma brecha em Les Fagnes enquanto Tom Verdier observava. Enquanto isso, Thibaut Bossy tomou o quarto lugar de Pierre Sancinéna, enquanto Gaspard Simon e Lukas Papin, respectivamente sétimo e décimo no grid, eram a força motriz no meio do pelotão.

A batalha na frente evoluiu gradualmente para um duelo fascinante entre Léo Jousset e Charles Roussanne. Este último esperou pacientemente para montar seu contra-ataque e respondeu na saída do hairpin da Source na oitava volta. Apesar das réplicas de seu rival, o líder da VPS Racing manteve sua vantagem.

Charles Roussanne completou sua dobradinha em Spa e marcou seu terceiro triunfo consecutivo com uma margem de quase dois segundos sobre Léo Jousset. Um diligente Tom Verdier marcou seu primeiro pódio para completar um novo top três composto inteiramente por Juniors. Thibaut Bossy, em quarto, duplicou sua pontuação na categoria Challengers. Gaspard Simon e Lukas Papin vieram a seguir, seguidos por Sandro Perissoutti e Pierre Sancinéna após Florian Coruble ser penalizado em cinco segundos por limites de pista. Mattéo Nomblot terminou no top ten pela primeira vez desde Nogaro, à frente do vencedor da categoria Gentlemen, Laurent Richard.

Com base em seu fim de semana quase perfeito – Léo Jousset roubou o ponto da volta mais rápida na Corrida 2 por apenas dois milésimos de segundo – Charles Roussanne amplia sua liderança sobre Léo Jousset na classificação geral e na categoria Junior. Florian Coruble, em terceiro, ainda lidera na categoria Challengers à frente de Thibaut Bossy. Frédéric de Brabant (Chazel Technologie Course) consolidou sua sequência atual de quatro pódios consecutivos em sua classe para assumir a liderança na categoria Gentlemen. A batalha também está acirrada entre as equipes, com a VPS Racing apenas um ponto à frente da Race Cars Consulting.

A Alpine Elf Cup Series agora entra em sua pausa de verão antes que as disputas pelo título sejam retomadas no Circuit de Barcelona-Catalunya, de 12 a 14 de setembro.

CITAÇÕES
Charles Roussanne (Vencedor das Corridas 1 e 2)

“Foi um fim de semana perfeito com toda a equipe em todas as condições: molhado, úmido e seco. Estou extremamente feliz com o trabalho que fizemos esta semana e até agora neste ano. Esta primeira metade da temporada é promissora para o futuro, e estamos ansiosos para construir sobre esse sucesso quando retornarmos e até o fim!”

Thibaut Bossy (Vencedor da categoria Challengers nas Corridas 1 e 2)

“Tenho sido bastante rápido na minha categoria desde o início do ano, mas não consegui juntar tudo até agora. Estou feliz por ter conseguido neste fim de semana sem má sorte ou erros, com duas vitórias nos Challengers e duas chegadas entre os cinco primeiros no geral. Espero manter esse impulso e continuar minha recuperação!”

Philippe Bourgois (Vencedor da categoria Gentlemen na Corrida 1)

“A frustração da minha retirada no domingo é um pouco mais forte do que a alegria da minha vitória no sábado. É incrivelmente frustrante terminar o fim de semana assim quando eu estava na pole para a minha categoria e escolhi ser extremamente cauteloso no início, pois já desperdicei muitos pontos este ano. Infelizmente, não havia mais nada que eu pudesse fazer, mas ainda temos meia temporada pela frente, e tudo é possível!”

Laurent Richard (Vencedor da categoria Gentlemen na Corrida 2)

“Esta vitória é muito bem-vinda. Tive um início de temporada difícil com um pouco de azar, embora tenha voltado para reivindicar o título. Estou muito feliz por voltar ao degrau mais alto do pódio e, mais ainda, em Spa, onde provavelmente corri mais em minha carreira. Isso reacende a corrida pelo título, mesmo que eu sinta pelo Philippe, que perdeu os pontos quando se retirou sem culpa no domingo.”

CLASSIFICAÇÕES
Corrida 1

1. Charles Roussanne (VPS Racing) 10 voltas
2. Gaspard Simon (Schumacher CLRT) +7.069s
3. Léo Jousset (Race Cars Consulting) +11.930s
4. Lukas Papin (Schumacher CLRT) +12.157s
5. Thibaut Bossy (Herrero Racing) +13.963s

Pole position: Charles Roussanne (VPS Racing) – 2m50.316s
Volta mais rápida: Charles Roussanne (VPS Racing) – 2m53.171s

Corrida 2*

1. Charles Roussanne (VPS Racing) 11 voltas
2. Léo Jousset (Race Cars Consulting) +1.935s
3. Tom Verdier (Chazel Technologie Course Junior) +4.336s
4. Thibaut Bossy (Herrero Racing) +11.999s
5. Gaspard Simon (Schumacher CLRT) +15.565s

Pole position: Charles Roussanne (VPS Racing) – 2m50.414s
Volta mais rápida: Léo Jousset (Race Cars Consulting) – 2m33.154s

Classificação geral*

1. Charles Roussanne – 112 pontos
2. Léo Jousset – 87 pontos
3. Florian Coruble – 46 pontos
4. Enzo Geraci – 44 pontos
5. Lukas Papin – 43 pontos…

* pendente de resultados finais após verificação técnica

Via assessoria de comunicação Alpine

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.