Entre em contato conosco

Motor

Promotora da Stock Car junto com a CBA anunciam Fórmula 4 no Brasil

Publicado:

em

Compartilhe esta publicação

Promotora da principal categoria do automobilismo nacional (Vicar), anunciou a realização do Fórmula 4 Brasil. Com a certificação da FIA, o campeonato tem início a partir de 2022. 

O acordo foi assinado em agosto na Itália por Fernando Julianelli, CEO da Vicar, e Gianfranco De Bellis, presidente da Tatuus, fabricante oficial dos carros e licenciada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA).

“A Fórmula 4 foi criada pela FIA para ser o primeiro passo de jovens pilotos que saem do kart rumo à Fórmula 1 e precisam de uma categoria que dê continuidade ao aprendizado, ao mesmo tempo em que os desenvolve nas questões profissionais do esporte”, explica Fernando Julianelli.

Segundo Julianelli, o principal objetivo da nova categoria é de incentivar os novos talentos, dar a oportunidade a esses jovens pilotos que saem do Kart e que precisam de uma categoria para que possam dar continuidade ao aprendizado dentro do esporte a motor.

A Fórmula 4 Brasil utilizará o novo modelo F4 T-021, chassi fabricado pela italiana Tatuus que estreia mundialmente a partir do ano que vem. 

O novo F4 conta com um motor Abarth-Autotecnica 1.4 e deve gerar cerca de 176cv de potência, o câmbio é da especialista francesa SADEV de seis marchas que é acionado por um sistema de borboletas e eletrônico da Magneti-Marelli. Os pneus serão importados, produzidos especialmente pela Pirelli.

Ao longo das seis etapas compostas por três corridas cada uma, o campeão da Fórmula 4 Brasil ganhará 12 dos 40 pontos na Superlicença que é necessária para poder disputar o Mundial de Fórmula 1.

As corridas acontecerão no mesmo evento da Stock Car Pro Series, e terá transmissão ao vivo pelo canal BandSports, Motorsport.tv e mídias da Stock Car (Facebook e Youtube).

imgens: Vicar

 

 

Compartilhe esta publicação