Entre em contato conosco

Automobilismo

Programa de pilotos da Toyota promove a estreia de mais um argentino na Stock Car

Publicado:

em

Toyota

O escolhido da vez é o piloto Andi Jakos 

Desde a chegada à categoria máxima do automobilismo brasileiro, a Toyota tem feito um excelente trabalho não só a nível de Stock Car. Atuando em categorias na Argentina, desde 2020, ano de estreia dos japoneses em terras brasileiras, ela tem promovido um intercâmbio de seus pilotos com outras categorias em que está presente.

Trouxe o excelente piloto Matías Rossi, que se tornou o estrangerio de maior sucesso na categoria brasileira, levou o ex-F1 Rubens Barrichello para correr na TC2000 e Top Race V6 – em que o brasileiro alcançou triunfos. Em 2021 levou Thiago Camilo, da Ipiranga Racing, para correr de Supra GT4 no IMSA e em 2022 iniciou uma parceria com Full Time Sports para um programa de pilotos a fim serem testados, avaliados e fazerem estreia na categoria máxima do automobilismo brasileiro.

Com a saída de Matías Rossi da Full Time, que agora pilota pela AMattheis Vogel, um carro da equipe liderada por Maurício Ferreira, ficou sem piloto fixo para a temporada 2022 da Stock Car. Com essa vaga livre, o programa de pilotos da montadora japonesa, que na América Latina atende pelo nome de Toyota Gazoo Racing Latin America – nomenclatura para indicar a parceria com a divisão de competição que opera na Argentina e no Brasil começou seus trabalhos.

O primeiro piloto a fazer a abertura desse programa foi o brasileiro Gianluca Petecof que participou de 6 etapas do campeonato pela equipe. Vindo dos monopostos, Petecof que é campeão da Fórmula Regional Europeia, possui um P4 como melhor posição de chegada em uma prova da Stock Car – resultado obtido no GP Rio Galeão em Abril. Um feito um tanto interessante dado que, como é conhecido de vários pilotos, a adaptação ao carro da Stock é um pouco complicada por conta do estilo que esse modelo exige – com destaque ao peso maior e carga aerodinâmica menor.  

Agora o nome da vez é Andi Jakos, que corre pela Toyota no Turismo Carretera e no IMSA com o Supra GT4, compartilhando o carro com o piloto Thiago Camilo, que corre pela montadora pela Stock Car pela Ipiranga Racing. 

Além disso, há de se mencionar o excelente trabalho dos pilotos que representam a montadora nipônica na categoria por em números têm se saído melhor que a concorrente americana acumulando 19 pódios contra 17. Um dos destaques é o paulista Rubens Barrichello que possui duas vitórias e 4 pódios sendo o melhor piloto da Toyota na temporada até o momento com 152 pontos no campeonato e a terceira colocação na lista geral dos pilotos

A sétima etapa da Stock Car acelera em Interlagos a partir da sexta-feira com duas sessões de treinos livres. A classificação que vai definir o grid de largada está marcada para 13h10 (horário de Brasília) deste sábado. No domingo, a sétima etapa começa às 13h10 com a Corrida 1 (30 minutos + 1 volta), enquanto a Corrida 2 acontece às 13h45.

A Stock Car conta com transmissão ao vivo da Band, canais SporTV, mídias oficiais da categoria (no YouTube e Facebook), Twitch da Tribo do Gaules, Motorsport.tv, mídias do Estadão e canal da Revista Capital Econômico.

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.