Entre em contato conosco

WEC

Porsche volta ao pódio no WEC em São Paulo com desempenho sólido em Interlagos

Publicado:

em

Porsche
Foto: Porsche Motorsport

Equipe de fábrica celebra terceiro lugar de Andlauer e Christensen, enquanto Iron Dames conquista seu melhor resultado da temporada na LMGT3

O retorno do FIA World Endurance Championship (WEC) ao Brasil foi marcado por uma atuação sólida da Porsche em solo sul-americano. Diante de quase 85 mil espectadores no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, a Porsche Penske Motorsport voltou a subir ao pódio, graças à terceira colocação conquistada por Julien Andlauer e Michael Christensen com o Porsche 963 número 5. O resultado representa o melhor desempenho da dupla na temporada e mantém a equipe de fábrica firme na luta pelo título.

Andlauer começou a corrida de forma agressiva, ultrapassando o Cadillac que havia largado da pole position já na segunda volta, em uma manobra ousada que lhe garantiu a liderança nas voltas iniciais. A estratégia da Porsche foi baseada em paradas programadas trocando pneus apenas no lado direito do carro, levando em conta o layout anti-horário da pista, que exige mais dos pneus nesse lado. No entanto, a vantagem inicial se dissipou quando os dois Cadillacs do Team Jota conseguiram ultrapassar o Porsche número 5 ainda no primeiro terço da prova.

Com o volante nas mãos de Christensen na segunda metade da corrida, e já com a temperatura da pista abaixo de 25°C, o carro voltou a ganhar ritmo. Nos últimos 60 minutos, Andlauer reassumiu e protagonizou uma perseguição intensa ao segundo colocado, reduzindo a diferença de oito segundos para menos de um. Apesar do esforço, o ataque definitivo pelo segundo lugar não se concretizou.

O outro carro da equipe oficial, o Porsche 963 número 6 pilotado por Laurens Vanthoor e Kévin Estre, também teve uma performance consistente. A dupla, atual campeã mundial da categoria, finalizou a prova em quarto lugar, mantendo-se entre os protagonistas da temporada.

“Terceiro e quarto lugar é um ótimo resultado pensando no campeonato,” avaliou Urs Kuratle, diretor de automobilismo de fábrica da Porsche para a categoria LMDh. “Nosso carro funcionou perfeitamente e toda a equipe fez um trabalho excepcional. Estamos no caminho certo para o restante da temporada.”

Na classe LMGT3, o destaque ficou por conta das Iron Dames, que garantiram o quarto lugar, sua melhor colocação até agora em 2025. Célia Martin, Rahel Frey e Michelle Gatting mostraram ritmo forte durante toda a corrida, após garantirem vaga na Hyperpole pela primeira vez. O trio quase assegurou um lugar no pódio, mas a dinamarquesa Gatting acabou sendo ultrapassada por um Aston Martin a três minutos do fim da prova.

Enquanto isso, o Porsche 911 GT3 R da Manthey 1st Phorm, com Ryan Hardwick, Riccardo Pera e Richard Lietz, terminou em sexto lugar, após largar em 13º. A equipe, que lidera o campeonato da LMGT3, conseguiu ampliar sua vantagem mesmo carregando 36 kg extras de lastro por conta da vitória em Le Mans.

Na categoria Hypercar, a Proton Competition celebrou seu melhor resultado da temporada ao terminar em décimo lugar com o terceiro Porsche 963 inscrito, pilotado por Nico Varrone, Neel Jani e Nico Pino. A equipe cliente alemã se mostrou competitiva mesmo com experiência limitada no recém pavimentado circuito de Interlagos.

O próximo desafio da Porsche e das demais equipes será no Circuito das Américas (COTA), em Austin, Texas, entre os dias 5 e 7 de setembro, na Lone Star Le Mans, sexta etapa do WEC 2025. Com a temporada entrando em sua fase decisiva, a Porsche segue firme na disputa pelo título em todas as frentes.

Abre aspas

Michael Christensen (Porsche 963 #5): “O terceiro lugar é um bom resultado para nós. Fizemos o possível, mas os Cadillacs eram simplesmente mais rápidos que nós hoje. Julien começou muito bem e assumiu a liderança. Porém, não conseguimos defender o primeiro lugar na distância. Podemos estar satisfeitos com o nosso desempenho, ainda que as nossas expectativas sejam obviamente diferentes. Olhando para a temporada até agora, o desenvolvimento está apontando na direção certa: estamos ficando cada vez mais fortes.”

Laurens Vanthoor (Porsche 963 #6): “Quarto lugar é provavelmente o melhor que poderíamos alcançar hoje. A fase inicial foi muito difícil porque primeiro tivemos que abrir caminho no trânsito. Depois disso, já havia uma brecha e tanto para a frente que não conseguimos fechar, porque o Cadillac era simplesmente o carro mais rápido da atualidade.”

Nico Pino (Porsche 963 #99): “Com o décimo lugar, finalmente conseguimos terminar nos pontos! Aprendemos muito nas últimas corridas e tivemos um bom progresso. Agora temos uma melhor compreensão de como precisamos configurar o Porsche 963. Agora estamos ainda mais otimistas em relação ao futuro. Ainda podemos melhorar em um ou dois detalhes.”

Rahel Frey (Porsche 911 GT3 R #85): “O quarto lugar parece agridoce –, por um lado, os Iron Dames alcançaram seu melhor resultado do WEC até o momento. Por outro lado, estávamos no pódio até pouco antes da bandeira quadriculada. Um grande elogio vai para a equipe Manthey para a preparação perfeita do nosso Porsche 911 GT3 R. É incrível diversão para dirigir este carro de corrida. Todos nós três tivemos grandes duelos na pista.”

Riccardo Pera (Porsche 911 GT3 R #92): “Por causa do nosso lastro de sucesso, EU nunca teria pensado que o nosso resultado de hoje era possível, porque os 36 quilos extras realmente nos atrasaram. Neste contexto, o sexto lugar é simplesmente excelente –, especialmente porque nossos rivais diretos não marcaram nenhum ponto. Como resultado, fomos capazes de ampliar nossa liderança na classificação geral do LMGT3.”

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.