Entre em contato conosco

Porsche

Porsche Cup C6 Bank inicia a temporada de 2024 com fim de semana agitado em Goiânia

Publicado:

em

Foi dada a largada para a temporada de 2024 da Porsche Cup C6 Bank, que teve início no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Apenas na manhã de sábado foram dois classificatórios (um para a categoria Carrera Cup e outro para a Sprint Challenge), além da sessão Sprint Trophy. No período da tarde, foi a vez das corridas Carrera Cup e Sprint Challenge, seguido da classificação Sprint Trophy. No domingo, houve a Corrida 1 da categoria Carrera Trophy na parte da manhã e as segundas corridas da Carrera Cup e Sprint Challenge no período da tarde.

A temporada de 2024 conta com novidades, como a estreia da atleta olímpica Letícia Bufoni na nova categoria Sprint Trophy, que assim como a veterana e campeã da categoria Sprint Challenge, Antonella Bassani, tem a equipe formada 100% por mulheres.

Créditos: Luca Bassani

Uma preocupação constante no grid desde os treinos de quinta-feira era com o uso consciente e estratégico dos pneus, e com a diferença de performance apresentada por pneus novos versus usados. “Foi um começo positivo, conseguimos registrar nossa marca com pneus usados, diferente de nossos competidores, que alguns passaram pneus”, afirmou o piloto Marçal Müller após os treinos.

Créditos: Luca Bassani

No sábado, os classificatórios aconteceram em 3 sessões de 12 minutos, seguidos por um Top 10, com os 10 mais rápidos no geral. E assim foram definidas as posições de largada na corrida.

Durante os classificatórios, Marçal Müller obteve pole position no Top 10, e portanto largou em primeiro no grid geral da primeira corrida do dia. Lineu Pires e Israel Salmen largaram na pole-position das classes Sport e Rookie, respectivamente.

A primeira corrida do dia (Carrera Cup) contou com 27 carros. Goiânia apresentava tempo quente com grande possibilidade de chuva.

Nas provas Sprint como a de hoje, é a direção de prova que decide caso troquem pneu para pneu de chuva, e se isso for decidido, todos devem trocar os pneus. Entretanto a direção decidiu largar com os pneus slick, para pista seca. A decisão mostrou-se acertada pois não choveu durante a corrida.

Müller largou em primeiro e manteve a liderança, seguido de Miguel Paludo e Christian Hahn, que assumiu a terceira posição logo na primeira volta, e o trio permaneceu nas primeiras posições até a linha de chegada.

Josimar Junior foi o primeiro a ter problemas na pista, colidindo com Israel Salmen. Josimar furou um pneu dianteiro, que foi substituído, e logo seu carro voltou à corrida. O carro de Salmen não sofreu danos.

Algumas voltas após este incidente, Peter Ferter perdeu o controle do carro e saiu da pista, perdendo a liderança na categoria para Francisco Horta, que venceu na categoria Sport, seguido por Lineu Pires, Nelsinho Marcondes, Raijan Mascarello e Rouman Ziemkiewicz. Alceu Feldmann também rodou enquanto brigava pela sexta posição com Pedro Aguiar.

Na classe Rookie, a vitória ficou com Israel Salmen, seguido por Edu Guedes, Gustavo Farah, Gustavo Zanon e Ramon Alcaraz.

Créditos: Luca Bassani

A corrida da divisão Challenge do sábado iniciou-se em uma pista ainda sem chuva. Miguel Mariotti largou em primeiro e manteve a posição embora Sadak Leite tentasse tomá-la. Ainda no início da corrida, Caio Castro, que havia assumido a terceira posição, voltou para sexto após quase perder o controle do carro em uma curva.

Logo em seguida Leonardo Herrmann saiu da pista e rodou. O carro permaneceu fora da pista.

Christian Mohr, em uma tentativa de ultrapassar Sadak Leite, colidiu com o carro dele, mas mesmo assim concluiu a ultrapassagem. Ambos os carros permaneceram na corrida, entretanto o carro de Mohr, com danos na suspensão, saiu da pista algumas voltas depois.

Enquanto isso, Alceu Feldmann Neto repetiu o erro do pai na corrida anterior e também saiu da pista em uma curva, tendo um fim de corrida precoce.

Para o caso de Mohr, foi acionado o Safety Car. O carro teve que ser rebocado para fora da pista.

A relargada criou novas oportunidades, e Caio Castro soube aproveitar, ultrapassando Antonela Bassani e assumindo a segunda posição com 11min e 35seg de prova faltando para a volta final da corrida.

A corrida acabou com a vitória de Miguel Mariotti, seguido por Caio Castro, Sadak Leite, Sebá Malucelli e Célio Brasil. Caio Castro surpreendeu ao voltar às pistas com tanto vigor.

Alguns pilotos, como Sadak Leite, Caio Castro e Claudio Simão sofreram penalidades por infrações cometidas em pista.

Domingo trouxe uma primeira corrida emocionante na categoria Sprint Trophy, com 16 carros competindo em duas subcategorias. Na largada, a pista ainda estava molhada devido às chuvas da madrugada.

Pilotos menos experientes se mostraram apreensivos por esse motivo, como foi o caso de Letícia Bufoni. Apesar disso, a pilota manteve um bom desempenho ao longo da corrida, embora ao final tenha perdido algumas posições após rodar na pista decorrente de um toque inesperado. André Rosário foi o grande vencedor da subcategoria principal, e Neto Heil venceu na Sport.

Na corrida 2 da Carrera Cup, Werner Neugebauer superou Müller e cruzou a linha de chegada em primeiro. Müller ficou em segundo, seguido de Lucas Sales, Pedro Aguiar e Miguel Paludo (Carrera Cup).

Créditos: Luca Bassani

Na subcategoria Sport, a vitória foi de Francisco Horta, seguido por Lineu Pires, Nelson Marcondes, Raijan Mascarello e Peter Ferter.

Israel Salmen venceu novamente na Rookie, seguido por Leo Sanches, Gustavo Zanon, Edu Guedes e Piero Sifali.

Na corrida 2 da categoria Sprint Challenge, Antonella Bassani deu show vencendo a corrida. Miguel Mariotti ficou em segundo, seguido de Célio Brasil, Sadak Leite e Christian Mohr, que juntos compõe o pódio da categoria Sprint Challenge.

Créditos: Luca Bassani

Na subcategoria Sport, o pódio foi composto por Célio Brasil em primeiro, seguido de Seba Malucelli, Luiz Souza, Matheus Roque e Leonardo Herrmann.

Outro piloto que impressionou e venceu na subcategoria Rookie foi Caio Chaves. O segundo lugar ficou com Eric Santos, seguido de Wagner Pontes, Alceu Feldmann Neto e Paulo Totaro.

O fim de semana de estréia em Goiânia foi um começo cheio de adrenalina para uma temporada que promete ser uma das melhores da Porsche Cup!

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.