Entre em contato conosco

Automobilismo

Pole de Marçal Muller e Enzo Elias para a etapa Endurance da Porsche

Publicado:

em

Enzo Elias e Marçal Muller Foto: Caique Roberto

Na prova de abertura do Endurance Challenge, os 72 pilotos inscritos foram divididos em oito grupos distintos, cada um com 8 minutos de pista liberada. Os 26 carros da Carrera Cup tiveram sessões exclusivas para cada subcampeonato, enquanto os dez carros da Challenge correram juntos.

A primeira sessão foi para os pilotos da divisão Rookie da Carrera Cup. A batalha foi intensa entre os carros 15, 25 e 0, respectivamente pilotados por Leo Sanchez, Paulo Sousa e Sylvio de Barros. Naquela ordem, separados por apenas 0,117s, De Barros surpreendeu com uma volta incrível de 1:37.228, abrindo uma vantagem significativa de 0,816s sobre Sanchez.

Em seguida, foi a vez dos 13 pilotos da Carrera Sport entrarem na pista, prontos para mostrarem seu desempenho. Georgios Frangulis foi o primeiro a exibir sua velocidade, superando o tempo de De Barros e assumindo a liderança. Lucas Salles, Lineu Pires, Francisco Horta e Peter Ferter também conseguiram tempos melhores, mostrando sua habilidade nas curvas. Pires liderou a sessão, com uma vantagem de 0,346s sobre Salles. Seu tempo de 1:36.176 foi o mais rápido da sessão. Salles ficou em segundo lugar, apenas 0,005s à frente de Frangulis, que tinha uma vantagem de 0,014s sobre Horta. Franco Giaffone fechou o top 5, 0,563s atrás do melhor tempo, demonstrando que a competição estava acirrada.

Por fim, os seis carros da Carrera geral entraram na pista, trazendo ainda mais emoção para a disputa. Rodrigo Mello foi o primeiro a marcar um tempo competitivo, mas logo foi superado por Fefo Barrichello, mostrando sua perícia no volante. Werner Neugebauer assumiu a segunda posição geral, faltando apenas 1 minuto e 30 segundos para o fim da sessão. Marçal Müller registrou 1:35.515, até então a melhor volta do fim de semana, superando até mesmo a pole position de Nicolas Costa na abertura do campeonato de sprint, quando nenhum carro estava com lastro. Werner ficou logo atrás, com uma diferença de apenas 0,163s, deixando claro que a disputa estava longe de terminar.

Em seguida, foi a vez dos convidados da Carrera Rookie mostrarem suas habilidades na pista. Caio Collet, pilotando o carro 0, tinha uma boa vantagem sobre os concorrentes, graças ao desempenho de De Barros anteriormente. No entanto, o piloto titular da Fórmula 3 registrou o tempo de 1:34.895, a melhor volta já registrada pelo carro da geração 992 na história, apenas um centésimo mais lento do que o recorde da categoria em Interlagos. Átila Abreu foi o segundo mais rápido do grupo, com uma diferença de 0,468s. Galid Osman veio logo atrás, com 0,023s de diferença em relação ao carro 15.

Quando os participantes da Carrera Sport começaram a marcar suas voltas competitivas, Rubens Barrichello foi o mais rápido. No entanto, ele foi posteriormente superado por Nicolas Costa, Nelson Piquet Jr, Luiz Razia e Cesar Ramos. Na bandeirada do grupo, Nicolas Costa ficou na liderança com o tempo de 1:34.983. Piquet terminou em segundo lugar, seguido por Rubinho em terceiro. A pole position na classe foi conquistada pelo carro #888, pilotado por Beto Gresse e Lineu Pires, impulsionado pelo desempenho de Lineu na primeira parte do treino.

Na fase final do qualificatório da Carrera Cup, para os pilotos convidados em geral, Gui Salas começou na frente com o carro 1. No entanto, Enzo Elias logo registrou um tempo de 1:35.161, garantindo a pole position para o carro 544. Ricardo Zonta terminou em quinto lugar no grupo, e o Porsche 8 vai largar por fora na primeira fila. Na segunda fila, temos o carro 1 de Alceu Feldmann e Gui Salas, à frente do carro 888 de Pires e Gresse (pole position na Sport). O carro 111, dos irmãos Dudu e Fefo Barrichello, completa o top 5.

Na classe Challenge, quem encerrou a sessão na frente foi o carro 5, de Marcelo Tomasoni, líder do campeonato de sprint e o único carro do grid enquadrado na classe Challenge geral. Em segundo lugar ficou Israel Salmen, a 0.822s de diferença, liderando nas classes Rookie e Sport. Rafa Martins registrou a melhor volta dos carros da geração 991.2, com o tempo de 1:37.596, quando os convidados assumiram os carros. Essa marca rendeu à dupla do carro 133 o segundo lugar no geral e a pole position nas classes Sport e Rookie. No entanto, a posição de honra ficou com o carro 5, de Marcelo Tomasoni e Gerson Campos.

Foto: Caique Roberto

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.