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Pódio recompensa a equipe WRT após uma exigente 24 horas de Spa

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Foto Michele Scudiero Photography

A equipe WRT adicionou mais um pódio à sua coleção de conquistas nas 24 Horas de Spa da Crowdstrike, com Sheldon van der Linde, Dries Vanthoor e Charles Weerts conquistando o terceiro lugar no BMW M4 GT3 #32, patrocinado pela Skechers. Na comemoração do centenário, a clássica corrida nas Ardenas permaneceu fiel à sua lenda, com todos os elementos épicos das 24 Horas de Spa, desde todos os tipos de clima até incidentes e um final sem precedentes. Como em outras vezes no passado recente, a equipe WRT terminou em alta após uma semana exigente. Houve menos sorte para os outros dois carros da equipe belga: o carro #46, com Maxime Martin, Raffaele Marciello e Valentino Rossi, caiu da liderança nas últimas horas devido às consequências de um incidente, mas conseguiu completar a prova. O carro #30, inscrito na Bronze Cup com Ahmad Al Harthy, Sam De Haan, Jens Klingmann e Calan Williams, teve que se retirar na 18ª hora, após uma corrida consistente, devido a um problema técnico.

A semana começou com uma atmosfera incrível, com muitos eventos para celebrar o centenário e um público recorde no tradicional desfile, mas as sessões de prática e qualificação foram frustrantes para todos os BMWs, que não conseguiram acompanhar o ritmo dos rivais mais rápidos. Os carros #46 e #32 qualificaram-se em 21º e 23º, respectivamente, perdendo a Superpole por alguns milésimos de segundo, enquanto o carro #30 ficou em 11º entre os carros da Bronze Cup.

O bom tempo ainda dominava no início da corrida, que ocorreu de forma tranquila apesar do grid de 66 carros, com as primeiras horas sendo incomumente sem incidentes. Maxime Martin começou na direção do carro #46, correndo em 22º nas primeiras horas, seguido de perto por Sheldon van der Linde no carro #32. Jens Klingmann foi o primeiro a dirigir o carro #30, antes de entregá-lo a Ahmad Al Harthy, que trouxe o M4 GT3 para oitavo na classe antes de ser atrasado por um furo no pneu.

Três horas após o início da corrida, algumas gotas de chuva começaram a cair e, com elas, iniciou-se uma série de incidentes e períodos de bandeira amarela total, perfeitamente controlados pela equipe WRT. Durante a quinta hora, Valentino Rossi no carro #46 liderou a corrida por um tempo, mas depois se envolveu em um contato que custou à equipe uma passagem pelo pit stop, enquanto o carro #32 estava em quarto.

A tão esperada chuva forte veio mais tarde e com menos força do que o previsto, causando apostas na escolha de pneus em todas as equipes, mas na sétima hora, ela veio para valer, provocando um longo período de safety car durante a noite. Exceto por um contato e posteriormente uma penalidade de 30 segundos para o carro #32, os carros da equipe WRT sobreviveram às condições traiçoeiras, com mais da metade das primeiras 12 horas sendo disputadas sob cautela. Eles realizaram a parada técnica obrigatória pouco após as marcas de 12 e 13 horas.

No início da manhã de domingo, os BMW M4 GT3 da equipe WRT estavam solidamente nas primeiras posições, assumindo a liderança em várias ocasiões. Infelizmente, ao meio-dia, Calan Williams, no carro #30, que estava em oitavo na classe, parou na pista com perda total de potência, sendo forçado a abandonar.

Aproximando-se da última terceira parte da corrida, Raffaele Marciello assumiu novamente a liderança no carro #46, com Charles Weerts no carro #32 em quinto. As posições variaram conforme a sequência de paradas nos boxes e os inúmeros períodos de cautela que continuaram a acontecer, apesar da pista estar predominantemente seca, mas ambos os carros permaneceram na disputa pelos primeiros lugares. Infelizmente, ao meio-dia, Rossi não conseguiu evitar o contato com uma Ferrari, forçando o carro #46 a parar nos boxes para substituir a carroceria dianteira e reparar a suspensão dianteira esquerda, uma intervenção realizada em menos de cinco minutos. Um “stop and go” também foi imposto ao carro, que teve que parar novamente para trocar o capô, cujos pontos de fixação foram danificados no contato. Tudo isso colocou o carro três voltas atrás e ele acabou cruzando a linha de chegada na 24ª posição. O carro #32 continuou correndo sem problemas com Dries Vanthoor, que lutou pelo pódio até o final e alcançou o terceiro lugar no emocionante desfecho da corrida.

CITAÇÕES

Vincent Vosse, chefe da equipe WRT: “Terminar uma corrida de 24 horas é sempre algo especial, e lutar como todos nós lutamos até o fim por este pódio é fantástico. Todos, os mecânicos, os engenheiros, os pilotos, todos fizeram um trabalho brilhante. Na corrida, tivemos momentos bons e ruins, como todo mundo, mas conseguir este pódio é uma sensação especial.”

Sheldon van der Linde, piloto do carro #32: “Estamos muito felizes em conseguir um pódio inesperado, estávamos correndo em 4º – 5º na última hora, então foi uma surpresa terminar no pódio. Infelizmente, houve um problema com o carro da ROWE, mas fizemos uma corrida muito limpa e é uma ótima sensação ver a bola rolando a nosso favor, especialmente depois das últimas vezes quando não foi. Estamos muito felizes e é importante para o resto do ano que estamos liderando o campeonato.”

Dries Vanthoor, piloto do carro #32: “Foi uma corrida difícil para nós. Com certeza, não éramos os mais rápidos, mas fizemos uma corrida limpa, sem erros, então podemos ficar felizes com o resultado. É uma pena que foi um dos BMWs irmãos que nos colocou na disputa pelo pódio, sinto muito por eles. No final, dei tudo o que o carro e eu tínhamos, não havia mais nada a ser extraído, e podemos ficar felizes com o pódio.”

Charles Weerts, piloto do carro #32: “No geral, foi um fim de semana muito especial e difícil para nós. Em termos de desempenho, lutamos um pouco em comparação com os outros fabricantes, mas trabalhamos duro com a equipe e a BMW para otimizar o pacote que tínhamos, e executamos uma corrida quase perfeita. O terceiro lugar foi difícil de alcançar, estou muito satisfeito, mas também sinto muito pelo BMW #998, que perdeu o pódio no final.”

Valentino Rossi, piloto do carro #46: “É uma grande vergonha porque fizemos uma corrida muito boa e estávamos lá para lutar pela vitória, pelo pódio. Aproveitamos muito, embora a corrida tenha sido em condições muito difíceis. Fomos rápidos e competitivos, mas infelizmente no final do meu turno, após o reinício, toquei em outro carro, fui para a sujeira e depois houve danos ao carro quando voltei para a pista. É uma grande vergonha para toda a equipe, para Maxime e Lello. Vamos tentar ganhar a próxima!”

Jens Klingmann, piloto do carro #30: “No geral, foi um fim de semana difícil para todos com as condições. Especialmente à noite, com o início da chuva, chuva forte e depois a pista secando, foi difícil ter os pneus certos na hora certa. No geral, fizemos um bom trabalho. Passamos a noite sem arranhões. Esse era o grande objetivo, para depois atacar no domingo. Infelizmente, tivemos um problema técnico, e por isso tivemos que abandonar o carro. Mas em termos de ritmo, especialmente na chuva, estávamos no ritmo certo, o que é encorajador e nos dá esperança para as próximas corridas. É uma pena que não conseguimos levar para casa para a equipe. Não alcançamos nosso grande objetivo de chegar ao pódio da Bronze Cup, mas ainda podemos nos orgulhar. Dirigimos uma corrida quase perfeita até o abandono. Às vezes, um pouco de sorte faz parte, e foi isso que nos faltou hoje.”

PRÓXIMA CORRIDA

Campeonato Mundial de Endurance da FIA – São Paulo, Brasil, 13-14 de julho de 2024

 

Via asssessoria de comunicação WRT

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