Fórmula E
Pit Boost entra em cena para a etapa de Jeddah
A Fórmula E está de volta à Arábia Saudita para a sua primeira rodada dupla da temporada, com as corridas 3 e 4 acontecendo no circuito Jeddah Corniche nos dias 14 e 15 de fevereiro. A corrida acontecerá em um novo circuito, de pouco mais de 3 quilômetros, que já é conhecido por sediar a Fórmula 1 desde 2021.
Uma das novidades desta temporada é a introdução do PIT BOOST, que marca o retorno das paradas nos boxes à Fórmula E após 7 anos. Os pilotos agora precisarão fazer uma parada obrigatória de 30 segundos para obter um acréscimo de 10% de energia na bateria. Essa nova estratégia adiciona uma camada de complexidade às corridas, complementando o já existente MODO ATAQUE.
A corrida em Jeddah também contará com uma sessão de treinos livres para novatos na quinta-feira, oferecendo aos novos talentos do automobilismo mundial a oportunidade de mostrar suas habilidades ao volante dos carros GEN3 Evo.
O circuito Jeddah Corniche foi especialmente adaptado para a Fórmula E, com 19 curvas de alta velocidade e 4 novas chicanes projetadas para maximizar os desafios da corrida. As modificações na pista foram concluídas em apenas 30 dias, e os pilotos enfrentarão o traçado remodelado no sentido anti-horário ao longo da deslumbrante costa do Mar Vermelho.
O PIT BOOST é uma inovação que oferece um aumento de 10% na energia dos carros, através de um rápido boost de 600 kW durante 30 segundos na área dos boxes. Essa novidade adiciona um novo elemento estratégico às corridas, com potencial para alterar radicalmente os resultados e as táticas das equipes.
Fatos rápidos sobre o PIT BOOST:
- Acrescenta 10% de energia adicional (+3,85 kWh) ao carro, através de um reabastecimento elétrico de 30 segundos em uma parada estacionária de 34 segundos a 600 kW.
- Obrigatório para todos os pilotos nas corridas designadas.
- Independente do MODO ATAQUE, permitindo que as equipes gerenciem os dois elementos estratégicos simultaneamente.
- No máximo dois mecânicos podem trabalhar no carro durante o PIT BOOST, além de um membro adicional da equipe responsável por liberar o veículo.
- Apenas um carro por equipe pode realizar o PIT BOOST por vez (não simultaneamente).
- Demonstra o avanço da tecnologia de carregamento ultrarrápido, reforçando o compromisso da Fórmula E em impulsionar a inovação do automobilismo para os carros de rua.
- A FIA determinará a janela para a realização do PIT BOOST (com base em um valor específico do “Estado de Carga”), informando as equipes 21 dias antes de cada prova.
As rodadas 3 e 4 do Jeddah E-Prix terão início às 20h05 no horário local, na sexta-feira, 14, e no sábado, 15 de fevereiro.
Transmissão no Brasil
O campeonato da Fórmula E tem transmissão do Grupo Band e no youtube do Grande Prêmio.
13/2 – TL0 – 11H40 – https://youtube.com/live/Rcr7e9n1hyI
13/2 – TL1 – 14h45 – https://youtube.com/live/c80cnFNu-e0
14/2 – TL2 – 6h45 – https://youtube.com/live/29fpjgO-rtY
14/2 – Classificação – 8h50 – https://youtube.com/live/q5Y0hYsDvjk
14/2 – Corrida – 13h00 – https://youtube.com/live/VPDtSM_UBVY
15/2 – TL3 – 6h45 – https://youtube.com/live/9LqRSYOu6ls
15/2 – Classificação – 8h50 – https://youtube.com/live/lBLFazjCobo
15/2 – Corrida – 13h00 – https://youtube.com/live/PsF6zDCO3Z0
