Entre em contato conosco

Outros

Pedro Cardoso crava a pole position e assume a liderança do TCR South America Banco BRB no Velocitta

Publicado:

em

Ganhou, mas não levou. Foi essa a sensação do sábado para Pedro Cardoso, mais rápido na classificação para a terceira etapa do TCR South America Banco BRB, que está sendo disputada neste fim de semana no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Por causa de uma punição da prova passada, em Cascavel, ele vai largar em sexto. Ainda assim, com o resultado do quali, o brasiliense assumiu a ponta do campeonato, com 80 pontos.

Com isso, o argentino Leonel Pernía, seu companheiro na PMO Racing, que fez dobradinha na tabela de tempos, vai largar na pole. Digo Baptista, da Squadra Martino, sai em segundo. Apesar da punição a Cardoso, foi um sábado excepcional para a PMO Racing. O Peugeot 308 TCR está andando muito bem no Velocitta e a equipe colocou seus quatro carros entre os dez primeiros do grid. De quebra, ainda terá o pole da corrida 2, o brasileiro Marcos Regadas, melhor na classe Trophy neste sábado.

Matías Rossi, do Toyota Team Argentina, larga em terceiro, com o brasileiro Galid Osman, da W2 ProGP, em quarto. O brasiliense Raphael Reis completou a lista dos cinco primeiros colocados do grid de largada da primeira corrida do domingo.

Neste domingo, a etapa do Velocitta do TCR South America Banco BRB terá suas duas corridas disputadas pela manhã. A primeira prova tem duração de 25 minutos + 1 volta e a segunda, 30 minutos + 1 volta.
 
Q1 – Muito calor e Pedro Cardoso na frente
O Q1 começou com temperatura de 27°C ambiente e 40° na pista. Logo que o cronômetro foi disparado, os carros foram à pista, mas por pouco tempo. A 15:40 do fim dos 20 minutos regulamentares na primeira parte, Fabian Yannantuoni teve problemas no Toyota Corolla #5 da Paladini Racing e parou logo após a Curva da Mata, provocando uma bandeira vermelha.

Após quatro minutos de interrupção, as atividades de pista voltaram. Logo de cara, Matías Rossi já assumiu a ponta do Q1, apenas 18 milésimos à frente de Suzuki, que foi à pista e conseguiu um ótimo tempo.

Na metade do Q1, nove pilotos estavam dentro do mesmo segundo. Além disso, os cinco primeiros eram separados por apenas 0.205s, com o top 3 de três montadoras diferentes e com apenas 51 milésimos entre eles.

A cinco minutos do fim, Pedro Cardoso assumiu a ponta com 1:33.845, 0.437s à frente de Rossi. Raphael Reis ainda melhorou seu tempo, pulando para a segunda posição, jogando o argentino para terceiro. Suzuki ficou em quarto, seguido por Galid Osman. Marcos Regadas foi o melhor da Trophy, com a nona posição.
 
Q2 – Domínio de Pedro Cardoso
Assim que o cronômetro disparado, todos os carros tentaram sair à pista. Apenas Galid Osman teve problemas e ficou parado nos boxes, mas conseguiu resolver o problema e tentar marcar seu tempo. Pedro Cardoso começou na frente, com 1:33.785, seguido por Matías Rossi, mais de meio segundo atrás. Leonel Pernía fechava o top 3.

De volta à pista, Galid Osman pulou para a quarta posição em sua primeira tentativa. Já Raphael Reis, que não marcou tempo em sua primeira saída, foi aos boxes para ajustes, voltou à pista e apostou em uma tentativa tardia, pulando para o sexto lugar.

Com o cronômetro zerado, Digo Baptista pulou para segundo, mas foi superado na sequência pelo argentino Leonel Pernía. Pedro Cardoso, com isso, fez a pole position, liderando a dobradinha da PMO Racing. Digo ficou em terceiro, seguido por Matías Rossi e Galid Osman. Na Trophy, Marcos Regadas foi o melhor, em décimo, e vai largar na primeira posição da segunda corrida, que tem a inversão dos 10 primeiros do quali.
 
O que eles disseram:
“Foi um sábado muito bom. O carro está muito rápido, está perfeito. Acho que fui o único piloto a virar na casa dos 1:30s. Estou muito feliz. Infelizmente não vou largar na pole, porque tenho uma punição da etapa passada, mas na verdade não importa muito. O que a gente queria mesmo era os pontos da pole position e vamos para a segunda corrida tentar uma vitória.”
Pedro Cardoso
 
“Estou muito feliz. Agradeço à equipe PMO por todo o trabalho. A verdade é que estamos aprendendo o carro ainda e, obviamente, conhecendo as pistas. Consegui uma boa volta de classificação e fiquei em segundo mesmo com os 10 quilos de lastro, que atrapalham um pouco. Mas estou feliz com o que fiz hoje e seguindo o aprendizado na categoria, melhorando sempre.”
Leonel Pernía
 
“Foi um quali muito positivo para a gente. A gente está com uns 40 kg de lastro, e ontem estávamos com o carro um pouco fora do ritmo do restante dos pilotos. A gente mexeu bastante, conseguiu melhorar muito. Só de estar ali na primeira fila é muito importante. Independente do primeiro ou não, acho que a gente tem que pensar em pontuar, aqui se gasta bastante pneu. Por causa disso, não dá também para tentar ficar disputando a corrida inteira. Vamos pensar muito nos pontos e, ao longo da corrida, ver se teremos alguma brecha para atacar.”
Digo Baptista
 
“A classificação foi boa, mas fiquei um pouco longe do Pedro Cardoso, que estava muito rápido. Depois, passei grande parte da classificação em segundo lugar, mas no minuto final, Digo Baptista e Leonel Pernía melhoraram. Fiquei em quarto, então apostarei em uma boa largada amanhã e tentar algo na primeira corrida.”
Matías Rossi
 
“Foi um sábado um pouco complicado. Fiquei em segundo no treino da manhã, sabíamos que estávamos competitivos para o quali, mas acabamos ficando apenas em quinto. Não é tão ruim, mas bem abaixo da nossa expectativa. Saí com o carro torto, tinha algum problema de alinhamento. Foi uma pena, perdemos uma grande chance de fazer a pole. Mas estou esperançoso para amanhã: vamos largar na primeira em quarto e na segunda, em sexto. São boas posições para ganhar uma corrida.”
Galid Osman
 
“Pelo ponto de vista da Trophy, estamos com a missão cumprida, com a pole position e pole no geral na corrida 2. Isso vai dificultar muito para os outros carros da Trophy chegarem. Além da gente estar mais rápido, teremos nove carros de vantagem sobre nossos rivais na largada da 2. Agora, pensando no geral, acho que tinha como ter vindo bem melhor. Tivemos alguns problemas de freio, a gente ainda não verificou o que é. Não estávamos conseguindo ter o mesmo desempenho neste aspecto. Mas tem bastante tempo até amanhã. Estou com a expectativa de fazer uma prova muito legal, porque largando ali na frente e com o freio bom, acho que a gente vai dar trabalho aí para a turma.”
Marcos Regadas
 
Cronograma – TCR South America Banco BRB – Etapa 3 – Velocitta, Mogi Guaçu-SP
Domingo, 16 de junho
10:10 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12:10 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
 
TV
Domingo 16 de junho:

10:00 a 13:00
(Argentina: TyC Sports, Uruguai e resto do mundo: YouTube TCR South America Streaming)
11:15 a 13:00
(Brasil: Bandsports – Corrida 1 e 2)

Via assessoria de comunicação: TCR South América

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.