Entre em contato conosco

Rally

Os favoritos se destacam no Rallye Rhône-Charbonnières

Publicado:

em

  • A quarta temporada do Alpine Elf Rally Trophy começou com 11 equipes no Rallye Rhône-Charbonnières.
  • No top dez geral do evento, Pierre Roché iniciou sua defesa de título com estilo, vencendo à frente de Ludovic Godard e Grégory Fontalba, que foi o vencedor da categoria Gentlemen.
  • Raphaël Astier marcou a 30ª vitória do Alpine A110 Rally no Campeonato Francês de Rally de Dois Rodas Motrizes.
  • O próximo é o Rallye Antibes Côte d’Azur (9-11 de maio).

O Alpine Elf Rally Trophy iniciou esta nova temporada com um dos parques de serviço mais fortes de sua história, com dois vencedores anteriores e quatro ex-vencedores em Charbonnières-les-Bains.

O detentor do título, Pierre Roché, começou com tudo na sexta-feira. Estreando no Rallye Rhône-Charbonnières pela primeira vez ao volante do A110 Rally, o piloto da Team FJ venceu a primeira especial por 13.0s à frente de Ludovic Godard e Yann Clairay. Um estreante no troféu, Yann Clairay marcou seu primeiro melhor tempo na SS2 antes de sair da estrada no setor cronometrado seguinte, onde Ludovic Godard fez o tempo mais rápido, reduzindo a diferença para Pierre Roché para 8.8s.

Pierre Roché repetiu a façanha à tarde em Bibost – Montrottier – Brullioles, marcando um tempo 14.2s mais rápido que seus rivais mais próximos. O líder seguiu com os dois melhores tempos em Saint-Clément – Villechenève e Montrottier – Saint-Romain-de-Popey para completar um grand slam no segundo loop e terminar o dia com uma liderança de 29.2s sobre Ludovic Godard. Grégory Fontalba permaneceu na disputa 16.1s atrás. Mais de 90 segundos atrás do líder, a batalha pelo quarto lugar estava acirrada entre Jérémy Crétien e Jean-François Mourgues, separados por apenas 3.0s.

Sob um céu ameaçador no sábado, Ludovic Godard partiu para o ataque. O piloto da PH Sport by Minerva primeiro tirou 0.9s de Pierre Roché em Ternand – Saint-Just-d’Avray antes de se destacar em uma estrada principalmente úmida na especial seguinte, a mais longa do fim de semana. Depois de evitar os perigos, Ludovic Godard ampliou seu esforço em uma superfície seca para voltar ao parque de serviço, reduzindo sua desvantagem para seu rival para 3.9s.

Pierre Roché revidou no loop decisivo, dominando SS10 e SS11 para iniciar a última etapa com uma vantagem de 13.7s. Ele então ampliou sua liderança nos últimos quilômetros para iniciar a defesa de seu título com uma vitória. O excelente desempenho de Pierre Roché também resultou no nono lugar na classificação geral.

Grégory Fontalba, vencedor do título de 2022 e líder de SS9, juntou-se a eles no pódio e venceu a categoria Gentlemen. Atrás deste trio de favoritos, Jérémy Crétien em quarto segurou o retorno de Fabrice Bect, que ultrapassou Jean-François Mourgues na SS8. Sergio Pinto e Guy Bertrand seguiram após Éric Giannini se retirar com um problema mecânico na SS9. Matthieu Fassio e Yann Clairay partiram novamente no sábado de manhã após seu curto dia na sexta-feira, completando o top dez.

Enquanto isso, Raphaël Astier e Denis Giraudet foram vitoriosos na categoria de dois rodas com seu Alpine A110 Rally. Liderando desde a primeira etapa, o atual Campeão Francês de Rally 2WD se encontrou sozinho depois que Quentin Gilbert e Cédric Robert se retiraram. Apesar de sua vantagem, o herói de Pikes Peak continuou pressionando e se juntou aos melhores pilotos de tração nas quatro rodas para terminar logo atrás do pódio. Foi também a 30ª vitória de dois rodas para o A110 Rally na cena nacional, à frente de Pierre Roché e Ludovic Godard.

Os competidores do Alpine Elf Rally Trophy voltarão à ação em menos de três semanas na segunda etapa de sua campanha, o Rallye Antibes Côte d’Azur (9-11 de maio de 2024).

Pierre Roché: “Estamos extremamente satisfeitos com nossa performance. Realizamos nosso rally da maneira que queríamos, exceto na manhã de sábado quando estava um pouco sonolento. Fiz tudo o que pude para terminar com uma vantagem confortável. Esta vitória é um impulso de confiança antes de Antibes, onde espero o mesmo resultado!”

Ludovic Godard: “Foi um bom começo de temporada, e estou satisfeito com meu rally, mesmo que seja uma pena que não estivéssemos mais próximos de Pierre. O carro funcionou bem, não tivemos o menor problema, e os tempos foram bons. Meu objetivo para o próximo rally será me aproximar de Pierre, e veremos onde isso nos leva!”

Grégory Fontalba: “Terminamos em primeiro entre os Gentlemen, e estou ainda mais satisfeito com isso, já que não estávamos muito atrás de Ludovic. Conseguimos manter o contato, então continuamos a melhorar apesar da nossa idade! Espero que isso continue conforme o ano avança, mesmo que os novatos, incluindo Yann Clairay, tenham rapidamente compreendido como o Alpine funciona. Então deve haver ainda mais competição em Antibes!”

Classificação
1. Pierre Roché – Martine Roché 1h58m04.7s
2. Ludovic Godard – Damien Augustin +28.4s
3. Grégory Fontalba – Stéphan Hermet +1m34.4s
4. Jérémy Crétien – Xavier Rouchouze +2m55.2s
5. Fabrice Bect – Arnaud Michal +3m03.4s
6. Jean-François Mourgues – Michel Roissard +3m32.4s
7. Sergio Pinto – Charlène Greppin +6m15.7s
8. Guy Ber

trand – Thibaut Daval +14m05.5s
9. Matthieu Fassio – Hugo Olivier +33m42.2s
10. Yann Clairay – Gilles De Turckheim +41m27.2s

Ret. Éric Giannini – Alexandre Denuzière

Classificação geral
1. Pierre Roché 20 pontos
2. Ludovic Godard 15 pontos
3. Grégory Fontalba 12 pontos
4. Jérémy Crétien 10 pontos
5. Fabrice Bect 8 pontos
6. Jean-François Mourgues 6 pontos
7. Sergio Pinto 4 pontos
8. Guy Bertrand 3 pontos
9. Matthieu Fassio 2 pontos
10. Yann Clairay 1 ponto
11. Éric Giannini 0 ponto

Via assessoria de comunicação Alpine

Foto: Alpine

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.