Entre em contato conosco

Porsche

O Júnior da Porsche Alessandro Ghiretti disputa três copas monomarca em 2024

Publicado:

em

Ghiretti

Alessandro Ghiretti tem um ano movimentado pela frente: em 2024, o novo Júnior da Porsche disputará três copas monomarca da Porsche. O francês de 22 anos enfrentará todas as oito etapas do Porsche Mobil 1 Supercup internacional, além de seis eventos tanto na Porsche Carrera Cup France quanto na Porsche Carrera Cup Asia. Para todas essas séries, ele pilotará o Porsche 911 GT3 Cup. “Para evoluir como piloto de corrida, nada é tão valioso quanto o tempo no volante”, diz o Júnior da Porsche Alessandro Ghiretti, enquanto se prepara para uma temporada cheia em 2024. Entre meados de abril e o final de outubro, o francês de 22 anos terá muito ‘tempo de volante’. Ele disputará oito etapas do Porsche Mobil 1 Supercup e um total de doze fins de semana com duas corridas na Porsche Carrera Cup France e Porsche Carrera Cup Asia – totalizando 32 corridas. Ele também fará testes em todas as três copas monomarca. “Isso é bastante estressante, mas estou realmente ansioso por isso. É a chance de uma vida”, diz Ghiretti.

O Porsche Mobil 1 Supercup é disputado como parte do programa de suporte em oito corridas europeias de Fórmula 1. As corridas da Porsche Carrera Cup France também são disputadas na Espanha, Itália e Portugal, enquanto a Porsche Carrera Cup Asia é realizada como suporte aos Grandes Prêmios da China e de Cingapura, além de circuitos na Tailândia, Malásia e Japão. No total, Ghiretti competirá em 16 países durante a temporada de 2024 – com apenas dois eventos em seu país de origem, a França. Na temporada passada, pilotando pela equipe francesa Martinet by Alméras, Ghiretti conquistou o título de Novato do Porsche Mobil 1 Supercup e terminou em segundo lugar na Carrera Cup em seu país – portanto, ambas as séries e locais são familiares para ele. “Também conheço algumas das pistas na Ásia de mais cedo na minha carreira”, diz Ghiretti, que disputou duas séries de monopostos asiáticas entre 2018 e 2019. “Definitivamente precisarei encontrar uma boa maneira de lidar com o jet lag”, ele sorri. De um fim de semana para o outro, ele terá que colocar seu capacete em fusos horários com sete horas de diferença – muitas vezes deixando seu apartamento em Marselha, no sul da França, vazio ao longo dos próximos oito meses. “Felizmente, não tenho problemas para dormir bem em hotéis”, admite Ghiretti.

Na Porsche Mobil 1 Supercup e na Porsche Carrera Cup France, Ghiretti pilotará um Porsche 911 GT3 Cup da nova equipe francesa SCHUMACHER CLRT. Sob a liderança do piloto profissional Côme Ledogar, a equipe conquistou o título do Campeonato Carrera Cup France de 2023 com Dorian Boccolacci. A equipe também encerrou a temporada de 2023 do Supercup em quarto lugar na classificação por equipes. Na Ásia, Ghiretti assumirá o volante do Cup 911 pela equipe Jebsen. Um dos maiores parceiros comerciais da Porsche em Hong Kong e China apoia a equipe, que tem sido bem-sucedida na Porsche Carrera Cup Asia há anos e possui três títulos em seu nome.

Para tornar as transições de uma copa monomarca para outra o mais suaves possível, Ghiretti conta com o mesmo engenheiro de corrida em todas as três séries. “Meu engenheiro Benjamin Floch é um dos especialistas mais experientes no Porsche 911 GT3 Cup”, afirma o Júnior da Porsche, que herdou sua paixão por corridas de seu pai, Alain. “Para mim, Benjamin é um dos pilares mais importantes no caminho para meu objetivo na temporada: quero vencer corridas em todas as três séries e garantir uma posição de destaque na classificação geral.”

O modelo de sucesso do Júnior da Porsche
No teste para selecionar o Júnior da Porsche de 2024, Alessandro Ghiretti superou onze concorrentes de todo o mundo. O francês receberá financiamento da Porsche de até 225.000 euros para a temporada. Ao mesmo tempo, ele recebe treinamento extensivo, dentro e fora da pista, por exemplo, em acampamentos de treinamento e seminários de mídia. Sascha Maassen, duas vezes vencedor da classe Le Mans com a Porsche e vencedor do prestigioso Grande Prêmio de Macau em 1994, apoiará o jovem como treinador durante toda a temporada. Ghiretti é o 31º jovem piloto a receber apoio da Porsche desde o início do programa Júnior em 1997. Para quase todos os seus antecessores, o patrocínio direcionado serviu como um trampolim para uma carreira bem-sucedida no automobilismo. Os Júniors anteriores da Porsche conquistaram dez vitórias gerais e mais de 50 vitórias de classe nos principais clássicos de 24 horas em Le Mans e Daytona, bem como na corrida de 12 horas de Sebring, entre outros prêmios. Além disso, a lista inclui 17 vitórias na classificação geral da corrida de 24 horas no Nürburgring e 20 títulos na American Le Mans Series (ALMS). O Júnior da Porsche do ano passado, Bastian Buus, da Dinamarca, venceu o Porsche Mobil 1 Supercup de 2023. Muitos ex-juniors ainda estão intimamente ligados à Porsche, como pilotos de fábrica, embaixadores da marca ou no departamento de automobilismo.

Via assessoria de comunicação: Porsche

Foto: Porsche

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.