Alpine Esports Series
O início de uma nova e empolgante temporada da Alpine ELF Cup Series

A Alpine ELF Cup Series dá início à sua oitava temporada durante a Easter Cup em Nogaro. Vinte competidores entram na disputa para suceder Charles Roussanne no Circuit Paul Armagnac. Com um grid significativamente renovado, as seis etapas do calendário europeu prometem batalhas ainda mais espetaculares e emocionantes.
Desde seu renascimento em 2018, a Alpine ELF Cup Series tem desfrutado de um sucesso constante, competindo em alguns dos circuitos mais renomados da Europa. A categoria já revelou diversos talentos que posteriormente brilharam nas classes GT4 e Protótipos, reafirmando seu papel como plataforma ideal de ascensão para o mundo do Grand Touring.
Os profissionais prontos para acelerar
O início da temporada promete ser especialmente imprevisível, já que a categoria Pro nunca esteve tão competitiva. Vice-campeão até a final do ano passado, Léo Jousset (Race Cars Consulting) surge como o piloto a ser batido. Natural de Angers, Jousset já soma seis vitórias e contará com a forte concorrência de Laurent Hurgon (Schumacher CLRT), que retorna à série em Nogaro. Melhor Gentleman em 2018 e vice-campeão geral em 2020, Hurgon busca conquistar sua quarta ou até quinta vitória, após conquistar os títulos da GT4 France 2023 e GT4 European Series 2024 com o A110 GT4.
Campeã com Charles Roussanne, a equipe VPS Racing foi renomeada para Forestier Racing by VPS durante o inverno. Fundada por Matthieu Vaxiviere, Aurélien Panis e Raphaël Serrano, a equipe busca o bicampeonato com os novos contratados Roee Meyuhas, campeão da GT4 France e GT4 European Series em 2022, e Louis Rousset, vencedor do Troféu Mitjet France 2021.
Destronada no ano passado, a Chazel Technologie Course quer dar o troco, agora com Romain Monti, vencedor de classe nas 24 Horas de Spa, que mostrou evolução impressionante em sua estreia com o A110 Cup em 2024. Já a Herrero Racing almeja seu primeiro título geral com o atual campeão francês Silver da FFSA GT, Victor Weyrich.
Uma lufada de juventude
Nos últimos três anos, os melhores pilotos da categoria Junior (menos de 23 anos) têm sacudido a hierarquia. A partir de Nogaro, cinco jovens talentos tentarão seguir os passos de Lucas Frayssinet, Lorens Lecertua e Charles Roussanne.
Terceiro colocado em Spa-Francorchamps com o A110 Cup e com boas atuações na França com o A110 GT4, Tom Verdier (Chazel Technologie Course) retorna ao grid com grandes ambições, assim como Enzo Carvalhido, defendendo a equipe Sport Auto Racing.
Novatos como Lazare Lartigau (Forestier Racing by VPS) e Mathias Cazaux (Race Cars Consulting) querem seguir ascendendo no automobilismo e repetir o sucesso obtido na Mitjet. Estreando na categoria, Louka Desgranges (Chazel Technologie Course) espera iniciar com força total após vitórias recentes na Ultimate Cup Series e Alpine Endurance Cup.
Desafios entre os desafiantes
A classe Challengers, introduzida em 2023 para pilotos entre 23 e 44 anos sem títulos importantes, terá Thibaut Bossy (Herrero Racing) defendendo sua coroa. Além de buscar destaque na classificação geral, o piloto de Damazan terá forte oposição dos dois adversários da equipe Chazel Technologie Course.
Ivan Ovsienko, veloz no kart e carros de turismo, quer repetir seu pódio de classe com o A110 Cup nas 6 Horas de Abu Dhabi. Representando o simracing através da Trak Racer — parceira da Alpine Sim Racing — o holandês Johan Akkerman também entra na disputa, visando acelerar sua transição do virtual para o mundo real após boas temporadas nos Países Baixos.
Uma corrida dentro da corrida
A classe Gentlemen é reservada a pilotos com 45 anos ou mais. Com a saída de Frédéric de Brabant para competir na Alpine Endurance Cup, Anthony Fournier (Race Cars Consulting), campeão em 2022 e 2023, surge como um dos favoritos. Sua volta ao grid permitirá observar o progresso de antigos rivais, como Alain Jacono (Chazel Technologie Course) e Franc Rouxel (Herrero Racing Team), presente desde a temporada inaugural em 2018.
Paul Paranthoën (Code Racing Development) retorna às pistas após uma breve passagem pela A110 Cup interrompida por acidente na GT4, e David Barrere (Herrero Racing), que teve uma estreia promissora em Le Castellet no ano passado, completam a classe.
Diversão e desafios
Os competidores se reúnem esta semana para a rodada de abertura em Nogaro. As etapas seguintes serão em Spa-Francorchamps (Bélgica), Zandvoort (Holanda), Magny-Cours (França), Mugello (Itália) e o encerramento em Paul Ricard (França).
Durante a temporada 2025, as corridas terão duração estendida de 25 para 30 minutos mais uma volta. Os pilotos disputarão vitórias e prêmios generosos distribuídos igualmente em todas as etapas. O grande campeão da temporada receberá um pacote no valor de €50.000 para avançar à GT4 com a Alpine.
Equipados com pneus Michelin, os Alpine A110 Cup entram na pista no sábado. As primeiras duas corridas da temporada acontecerão no domingo às 17h15 e na segunda-feira às 12h05, com transmissão ao vivo no YouTube e Facebook da Alpine ELF Cup Series.
Calendário 2025
18-21 de abril: Nogaro (França)
30 de maio a 1º de junho: Spa-Francorchamps (Bélgica)
11-13 de julho: Zandvoort (Holanda)
1-3 de agosto: Magny-Cours (França)
5-7 de setembro: Mugello (Itália)
3-5 de outubro: Le Castellet (França)
Programação em Nogaro *
Sábado, 19 de abril
09:35-10:15: Treino Livre 1
15:40-16:20: Treino Livre 2
Domingo, 20 de abril
11:15-11:35: Classificação 1
17:15-17:45: Corrida 1
Segunda-feira, 21 de abril
08:30-08:50: Classificação 2
12:05-12:35: Corrida 2
- Horário Local
Via assessoria de comunicação Alpine