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MSA Great Magnussen Focado em Novo Papel na MDK Motorsports

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Foto: MDK Motorsports

O Bicampeão Está Buscando Maneiras de Melhorar o Desempenho da Equipe em Crescimento

Pergunte a Jan Magnussen sobre suas responsabilidades em seu papel na MDK Motorsports e esteja preparado para uma resposta longa, quase tão longa quanto a lista de inscritos da equipe nas diversas séries de carros esportivos em que a MDK compete.

O que começou há uma década como um esforço para se tornar um piloto amador aos 50 anos para o CEO da equipe, Mark Kvamme, floresceu em uma mega equipe que coloca carros em quatro séries – três sancionadas pela IMSA. A MDK tem um par de carros nesta temporada no IMSA WeatherTech SportsCar Championship (um em Le Mans Prototype 2 e outro na classe GT Daytona), seis carros inscritos esta semana na Porsche Carrera Cup North America competindo no evento de apoio ao Grande Prêmio do Canadá de F1, e três inscrições no Mustang Challenge, que estreia neste final de semana como parte do O’Reilly Auto Parts Four Hours of Mid-Ohio.

Adicione a participação da equipe no Porsche Sprint Challenge North America sancionado pela USAC, e não é de se surpreender que a MDK esteja crescendo rapidamente e Kvamme tenha buscado a ajuda de seu amigo e às vezes co-piloto Magnussen.

“Mark me ligou sobre entrar para a equipe e havia diferentes papéis que eu poderia assumir,” diz o bicampeão da IMSA e vencedor de 47 corridas. “Obviamente, na Carrera Cup e no Sprint Challenge com 11 carros, o gerente tem um grande trabalho a fazer. Mas eles também estão entrando no Mustang Challenge, então há ainda mais coisas a fazer. Eu disse a Mark que obviamente estava interessado em um papel de gerente de equipe, mas estou interessado em desempenho. Apenas desempenho.

“Então, essa foi minha agenda. Eu disse: ‘Olha, quero ajudar, quero fazer parte disso, mas quero manter meu foco no desempenho em geral.’”

As palavras-chave aqui são “desempenho” e “em geral”, pois Magnussen está focado em todas as pequenas (e não tão pequenas) coisas que contribuem para vencer corridas, incluindo, mas não se limitando aos tempos de volta.

“A principal coisa que fiz foi ajudar no lado do coaching de pilotos; analisando dados,” ele diz. “Aconselho da melhor forma que posso, ajudando todos os pilotos, mas focando um pouco mais em alguns deles, porque a maioria dos caras tem seus próprios coaches. Todos sabem o que estão fazendo, mas estão em níveis diferentes, então é específico para cada piloto onde posso ajudar. Basicamente, estou apenas mantendo os olhos abertos, observando como estão trabalhando, como estão se saindo, com o que estão lutando e então tento encontrar soluções.”

O foco se estende por toda a equipe MDK

Os olhos de Magnussen não estão focados apenas na crescente lista de pilotos da MDK, mas em praticamente qualquer pessoa que vista as cores da equipe.

“Ajudo onde posso,” ele diz. “Estou observando todos e vendo como se desempenham na pista, como analisam dados, como trabalham com a equipe (e) se vejo algo que é fácil de consertar. Mas mesmo o que já está funcionando, tento melhorar. E o mesmo com os membros da equipe. Se vejo que estão fazendo algo que pode ser melhorado, vou apontar e ver se podemos encontrar uma maneira melhor de fazer as coisas.

“Como a MDK está crescendo tão rápido e tem tantos carros, acho que ter alguém como eu, que pode se concentrar nos detalhes e no crescimento dos negócios, é positivo. Então, meu papel é um pouco de tudo; um pouco em todos os lugares, tentando melhorar o desempenho e atrair os melhores pilotos e patrocinadores, a melhor equipe.

“Não sei qual é o título desse trabalho, mas definitivamente está relacionado ao desempenho. Isso é o que me interessa e acho que sou bom nisso.”

Tendo passado a maior parte de sua carreira na IMSA pilotando para a legendária Corvette Racing, Magnussen sabe muito bem o que faz uma organização de automobilismo funcionar como uma máquina bem lubrificada. E enquanto a maioria dos entusiastas do automobilismo associa Magnussen aos Corvettes devido aos seus títulos na IMSA, além de quatro vitórias de classe em Le Mans e outra nas 24 Horas de Daytona, na verdade, ele tem se preparado para seu novo papel pilotando Porsches nos últimos anos na Carrera Cup Escandinávia.

Embora ele tenha pendurado as botas de piloto – pelo menos por enquanto – não é apenas por causa de seus compromissos com a MDK. Afinal, Magnussen tem um papel a desempenhar nas carreiras de outros dois pilotos, seus filhos Kevin, que pilota para a Haas F1, e Luka, um kartista de 14 anos.

“Para este ano, limpei a agenda para a MDK,” ele diz. “Não queria que minha própria carreira de piloto atrapalhasse. Viajar pelo continente leva tempo, além de ter um filho na F1! Não vou a todas as corridas, mas a algumas delas, o que ocupa um pouco de tempo. E Luka está no kart, então viajo com ele também. Queria garantir que teria tempo para os filhos, então isso é um grande trabalho.”

Algo semelhante ao novo papel que Jan Magnussen acabou de assumir na MDK Motorsports. Mas se alguém pode lidar com isso, é ele.

Via assessoria de comunicação: David Phillips / Serviço IMSA Wire

 

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