Entre em contato conosco

Fórmula 1

Max Verstappen conquista 60ª vitória na Fórmula 1

Publicado:

em

O domingo da Fórmula no Canadá terminou com a 60ª vitória de Max Verstappen (RBR). Com Lando Norris (McLaren) em segundo e George Russell (Mercedes) em terceiro. Porém, muito se engana quem acha que para Verstappen bastou ser o mais rápido. O resultado está longe de contar tudo que aconteceu no Grande Prêmio de hoje.

Largada na chuva

Assim como nos dias anteriores, a chuva não deu trégua no domingo e a largada foi sob chuva. Por isso, 18 dos 20 pilotos optaram por lagar com pneus intermediários, enquanto a dupla da Haas largou de pneus de chuva pesada. Parecia uma aposta arriscada, mas pelo menos para as primeiras voltas a escolha funcionou. Kevin Magnussen largou em 14º e na sexta volta já estava em quarto, ao mesmo tempo que Nico Hulkenberg foi de 17º para oitavo.

A largada foi conservadora entre os primeiros colocados – Imagem: Getty Images / Red Bull Content Pool

Contudo, quando a chuva parou a estratégia foi por água abaixo, e na volta 8 Magnussen precisou parar e trocar os pneus por intermediários. Assim, ele voltou à pista em 12º.

Nesse meio tempo, na pelotão da frente Verstappen começava a diminuir a distância de Russell, e Daniel Ricciardo (VCARB) foi punido com cinco segundos, por queimar a largada.

Algumas voltas depois, Verstappen errou na Curva 2 e deu a Norris a chance de fechar a distância entre eles. E com a pista cada vez mais seca, a direção liberou o uso do DRS. Na volta 21, Lando conseguiu a ultrapassagem em cima de Max. E na seguinte, assumiu a liderança da corrida ao superar George, que acabou caindo para terceiro quando Verstappen também o ultrapassou.

Ultrapassagem de Norris sobre Verstappen – Imagem: Reprodução/Fórmula 1

Safety car número 1

Pouco depois, na volta 25, Logan Sargeant (Williams) passou por cima de um zebra e perdeu a traseira do carro, acabando na barreira de proteção, com a asa quebrada. Era o fim da corrida para ele, o que ocasionou a entrada do safety car. Diferentemente de Miami, quando o SC favoreceu Norris, dessa vez o britânico já havia passado da entrada do pit lane, mas Verstappen, Russell e Piastri conseguiram entrar para a troca de pneus. Lando parou apenas na volta seguinte, o que custou a liderança.

Quando o SC deixou a pista, a chuva voltou a cair. A esta altura, apenas três pilotos não tinham feito a primeira parada, Yuki Tsunoda (VCARB), Esteban Ocon (Alpine) e Valtteri Bottas (Kick Sauber). Enquanto Charles Leclerc (Ferrari) parou e trocou os intermediários por pneus duros, apenas para ter que parar de novo e colocar novos intermediários. O monegasco voltou na última posição e na volta 37 foi ultrapassado pelo líder, Verstappen.

Leclerc recebe bandeira azul para deixar os líderes da corrida passarem – Imagem: Reprodução/Fórmula 1

Na volta 4o, com o DRS liberado novamente a pista mais uma vez secando, a pergunta era quem vai ser o primeiro a colocar um pneu slick? Bom, a resposta veio com Pierre Gasly (Alpine), que calçou pneus duros na volta 42. Em contrapartida, a corrida de Leclerc chegava ao fim, em decorrência de um problema no motor.

Bem como Gasly, Lewis Hamilton também foi para os boxes e ressurgiu com médios. Logo Oscar Piastri (McLaren) fez o mesmo. Na volta seguinte, Verstappen também colocou médios e Russell foi de duros, enquanto Norris ficou na pista até a volta 48.

Safety car número 2

Quem quase não chamou a atenção durante a corrida foi Sergio Pérez (RBR). O mexicano largou em 16º e fazia uma corrida discreta até que ele rodou e bateu, acabando com a asa traseira e a sua corrida. Segundos depois, Carlos Sainz (Ferrari) teve o mesmo problema, porém acabou atingindo Alex Albon (Williams) na Curva 7. Assim, o Safety Car foi acionando novamente. Tanto Sainz, quanto Albon estavam fora do GP, causando um abandono duplo para a Ferrari e para a Williams.

Final de semana para esquecer para a Ferrari – Imagem: Reprodução/Fórmula 1

A Mercedes prontamente chamou os dois pilotos para os boxes, colocando médios no carro de Russell e duros no de Hamilton, decisão que foi muito questionada pelo heptacampeão. Por conta dos pneus médios, George logo estava na cola de Piastri, que atuava como proteção para Norris poder ir atrás de Verstappen.

Durante uma tentativa de ultrapassagem, Russell escapou da pista e perdeu a vantagem que tinha sobre Lewis, que tratou de ultrapassar tanto o companheiro de equipe, quanto Piastri, se colocando na última posição do pódio. Contudo, Russell conseguiu devolver a ultrapassagem de Hamilton na volta 69, ficando com o terceiro lugar.

Piastri terminou em quinto, a frente da dupla da Aston Martin, Fernando Alonso e Lance Stroll. Apesar da punição servida na primeira troca de pneus, Ricciardo conseguiu terminar dentro do top 10, garantido os quatro pontos da oitava posição. A Alpine pontuou duplamente, com Gasly em nono e Ocon em décimo.

Agora, a Fórmula 1 para por uma semana, e retorna no final de semana de 21 a 23 de junho, para o Grande Prêmio da Espanha.

Resultado do GP do Canadá – Imagem: Reprodução/Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.