Entre em contato conosco

GT4

Matmut Évolution inicia sua contagem de vitórias e assume a liderança do campeonato Silver!

Publicado:

em

Com uma impressionante grade de 49 carros, a primeira rodada da GT4 European Series, que aconteceu no Circuito Paul Ricard, cumpriu todas as suas promessas. Foi uma luta implacável em todas as três categorias neste campeonato de alto nível, onde cerca de cem pilotos de 20 nacionalidades diferentes não deram qualquer vantagem um ao outro.
Para a Matmut Évolution, este foi um início encorajador para a temporada, que antecipa uma série de encontros acirrados. Entre as 24 equipes da categoria Silver inscritas, Etienne Cheli e Enzo Joulié (#9) não perderam o ritmo, ao conquistar uma vitória (Corrida 1) e um segundo lugar (Corrida 2) ao volante de seu Toyota GR Supra GT4 Evo #9. Na categoria Pro-AM, a equipe 100% feminina, Gabriela Jilková e Cindy Gudet (#66), não deixaram passar a oportunidade de se destacar ao subir ao terceiro lugar do pódio na categoria em sua primeira corrida juntas. A equipe do #9 assumiu a liderança da classificação de Pilotos Silver, e a Matmut Évolution assumiu a liderança da classificação de Equipes. A próxima rodada levará os competidores para a Itália, para a pista atípica de Misano (17-19 de maio).
A equipe de Jérôme Policand encontrou seu ritmo desde as sessões de teste privadas, com Enzo Joulié e Gabriela Jilkova respectivamente estabelecendo a melhor volta em cada sessão.
Essa tendência não mudou nas sessões de treinos livres. Etienne Cheli e Enzo Joulié, campeões franceses do GT, registraram o melhor tempo geral, enquanto Gabriela Jilkova e Cindy Gudet foram as mais rápidas na Pro-AM.

A sessão pré-qualificatória correu um pouco menos bem enquanto testavam novas configurações. O #9 ficou em sétimo lugar (P6 Silver), enquanto o #66 chegou ao Top 5 da Pro-AM (P20 geral).
Como costuma acontecer, as duas sessões classificatórias são exercícios delicados onde tudo pode mudar rapidamente e os milésimos perdidos se transformam em posições na grelha.

Depois de fazer algumas voltas rápidas, flertando com os limites da pista, Enzo Joulié (#9) atacou e conseguiu uma vantagem de 0,3s sobre seu rival mais próximo. A pole para a Corrida 1 foi conquistada. Na segunda sessão, Etienne Cheli marcou o quarto tempo geral e Silver.
Para a única equipe 100% feminina do grid, Gabriela Jilkova (#66) alcançou o P4 na Pro-AM (P16 geral) no Q1, enquanto Cindy Gudet se instalou na mesma posição na Pro-AM no Q2 (P25 geral).

Corrida 1 – Enzo Joulié e Etienne Cheli (#9) conquistam uma vitória impecável!
Com 49 carros no grid e uma temperatura de 21°C, esta primeira corrida da temporada prometia ser um evento emocionante e disputado. Nesta pista onde a velocidade máxima pode ser alcançada nos 1,8km da reta Mistral, e onde os pneus estão sob tensão particular, gerenciar a corrida e os limites da pista são elementos-chave.

Tendo feito uma excelente largada da pole position, Enzo Joulié manteve a vantagem na liderança, enquanto Gabriela Jilkova (P16 e P4 Pro-AM) conseguiu evitar a confusão na curva Verrerie S, que exigiu a chegada do carro de segurança.
Enquanto o líder estabelecia um bom ritmo, Quick Gaby estava se destacando particularmente e recuperou quatro lugares em poucos minutos. Mantendo esse nível ofensivo, a piloto tcheca manteve seu ímpeto, P11, até a troca de pilotos.
Antes do revezamento, o #9 tinha uma vantagem de mais de 2 segundos. A parada nos boxes foi perfeitamente executada, o que permitiu a Etienne Cheli voltar à pista com uma vantagem de 3,9 segundos. Cindy Gudet, agora pilotando o #66, estava em P10 e no terceiro lugar do pódio virtual da Pro-AM. Este segundo revezamento não foi para relaxar, para nenhum dos dois pilotos da Matmut Évolution.

Seus esforços foram recompensados ao cruzarem a bandeira quadriculada. Etienne Cheli cruzou a linha com uma vantagem de 6,8 segundos sobre seus perseguidores, e a estratégia de liderar a corrida deu certo. Lutando até o fim, Cindy Gudet segurou seu terceiro lugar na Pro-AM (P14 geral) e deu à equipe seu primeiro pódio da temporada na categoria.

Corrida 2 – Outro pódio para a equipe Silver!
No dia seguinte, no final da manhã, eles voltaram à pista sob um céu nublado. Paul Cheli (#9) partiu da segunda fila (P4 Silver), enquanto Cindy Gudet (#66) estava na décima terceira fila (P4 Pro-Am).
Muito rapidamente, Cheli atacou e conquistou o 3º lugar após 7 minutos de corrida. Pouco depois, ele recebeu um aviso de limites de pista e caiu para P4. Cindy Gudet defendeu suas posições mantendo o 4º lugar na Pro-Am e não cedendo um centímetro de pista.
Na metade da corrida, a troca de pilotos relançou a luta. Mais uma vez, a parada nos boxes foi perfeita, permitindo que Enzo Joulié saísse em P2. Partindo em um ritmo muito rápido, ele estabeleceu uma série de voltas rápidas, enquanto Gabriela Jilkova partia determinada. Aproximando-se do líder, Joulié registrou o melhor tempo de volta na corrida. Gerenciar os pneus era primordial, o objetivo era manter e conservar a maior quantidade de pontos. O final da corrida foi eletrizante, mas o #9 conseguiu resistir aos ataques do #78. Gabriela Jilkova, ainda em P4 na classe Pro-Am, foi empurrada na chicane e teve que ceder três posições na categoria, perdendo de vista outro pódio. Etienne Cheli e Enzo Joulié, que comemorará seu 20º aniversário em Misano, vencedores da primeira corrida, terminaram em segundo lugar ao final de uma corrida inteligente. Os franceses assumiram a liderança da Silver com 44 pontos (de 52).
Em seu Toyota GR Supra GT4 Evo #66 Pro-Am, Quick Gaby e Cindy Gudet não cometeram erros durante esta corrida complicada, onde muitos contatos e pneus difíceis de gerenciar interromperam o desenrolar da prova (P6 Pro-Am).

O próximo passo para a Matmut Évolution: o circuito de Misano, na Itália, de 17 a 19 de maio!

Via assessoria de comunicação Matmut

Foto: Matmut

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.