Entre em contato conosco

E-Sports

MAMMA MIA! Alessandro Ottaviani domina primeira etapa do DTM eSports Championship em Zandvoort

Publicado:

em

Foto: DTM eSports Championship
Foto: DTM eSports Championship

Brasil foi representado por Caique Oliveira, da BS+ Competition, na abertura da temporada regular do DTM eSports Championship

No último sábado (30), a Itália reinou na primeira etapa do DTM eSports Championship em Zandvoort. Alessandro Ottaviani largou da pole position e liderou de ponta a ponta para vencer a corrida inaugural do calendário 2026 com a Porsche 911 GT3-R nº49 do Team Vitality.

O espanhol Manuel Vera (HGE Racing Esports, Porsche 911 GT3-R nº28) recebeu a bandeira quadriculada na segunda posição, apenas três décimos de segundo atrás do líder. O pódio ainda contou com Maximilian Benecke e sua BMW M4 GT3 nº71 da MOUZ.

Único piloto brasileiro no grid, Caique Oliveira (BS+ Competition, BMW M4 GT3 nº32) se qualificou em quinto e finalizou a etapa em décimo, nesta que foi sua estreia profissional no simulador RaceRoom Racing Experience.

Ottaviani e Vera se mantiveram em estratégias de pit stops similares ao longo dos 60 minutos de prova. Nas duas entradas, o representante da Espanha tentou efetuar o “undercut”, mas não obteve sucesso. O rival da Itália postergou em uma volta as duas paradas e conseguiu retornar à pista na primeira colocação.

Max Benecke apostou em uma abordagem diferente dos demais, que por fim o manteve na disputa pelo TOP-3 após largar do quarto lugar.

Vale destacar que o regulamento do DTM eSports Championship prevê que cada piloto deve realizar duas paradas obrigatórias nos boxes, cabendo a cada um deles decidir o melhor momento para as entradas. Além disso, o setup dos carros é fixado e padronizado para todo o grid, composto por 32 competidores.

Quem também impressionou foi Turkka Häkkinen (Needracing.com, BMW M4 GT3 nº17) e Nikodem Wisniewski (Drivelab Coaching, Porsche 911 GT3-R nº3), que adiaram a segunda parada até os 10 minutos finais.

A atitude ousada se pagou e o finlandês fechou no TOP-5, seguido do piloto polonês em sexto lugar. Häkkinen havia largada da sexta posição e Wisniewski apenas da décima quarta.

Confira o depoimento de Alessandro Ottaviani e Manuel Vera:

Alessandro Ottaviani

“Esta vitória foi totalmente inesperada e estou extremamente feliz. O Manuel provavelmente foi o piloto mais rápido do grid hoje, e eu fiz de tudo para mantê-lo atrás. O Maximilian também tinha um ritmo muito forte. Em Zandvoort é extremamente difícil ultrapassar, por isso a classificação foi a chave para a vitória.”

Manuel Vera

“Eu não esperava disputar a vitória hoje. Sabia que nosso ritmo era bom, mas não imaginava que seria tão competitivo. O grid está incrivelmente forte. O Ottaviani fez um trabalho fantástico. Talvez eu fosse um pouco mais rápido, mas ao mesmo tempo precisava controlar o Maximilian pelos retrovisores.”

TOP-10 da 1ª Etapa em Zandvoort

1º – Alessandro Ottaviani, Team Vitality

2º – Manuel Vera, HGE Racing Esports

3º – Maximilian Benecke, MOUZ

4º – Tomás Ribeiro, Xero Point Racing

5º – Turkka Häkkinen, Needracing.com

6º – Nikodem Wisniewski, Drivelab Coaching

7º – Moritz Löhner, MOUZ

8º – Jonas Wanner, Alpha One by SX

9º – Tobias Gronewald, Team Nitro

10º – Caique Oliveira, BS+ Competition

Compartilhe esta publicação