Entre em contato conosco

WEC

Le Mans 24: Ferrari domina

Publicado:

em

Le Mans
Foto: Photo Julien Delfosse / DPPI

As 24 horas de Le Mans começou com direito a ultrapassagens, chuva e bandeiras amarelas. O pole da hypercar não aguentou o forte inicio da fabricante de Maranello e perdeu a posição para as duas Ferraris, assim como o Cadillac Nº3. Para a largada da tradicional prova os brasileiros Pipo Derani, Felipe Nasr e Daniel Serra assumiram os carros.

A corrida até agora:

Nicklas Nielsen da Ferrari AF Corse liderou a primeira hora das 24 Horas de Le Mans, após superar o Cadillac Nº3 e o Porsche Penske nº 6 . A Ferrari Nº 50 largou da quarta posição e logo escalou os concorrentes. Antonio Giovinazzi, na segunda Ferrari de fábrica, nº 51, completou o 1-2 para a equipe italiana na frente, superando Vanthoor para o segundo lugar na quarta volta.

Outro hypercar que teve uma boa largada foi o BMW 15 que pulou para quinto lugar, assim como o Cadillac Nº 2 que fez o segundo melhor tempo na classificação, mas como tinha punição a cumprir por conta do acidente em Spa, largou do meio do pelotão e começou a escalar.

O segundo BMW, estava se pegando com a Lamborghini Iron Lynx Nº 19 que entrou como convidada e conta com a tripulação que compete na IMSA, Romain Grosjean, Andrea Caldareli e Matteo Cairoli.

Na classe LMGT3, o Porsche Nº 92 da Manrthey caiu para terceiro e posteriormente acabou sendo escalado pelo pelotão. O carro Nº78 da Akkodis recebeu um stop ando go de dois minutos. Algumas curvas depois o LMP2 da Cool Racing Nº47 pilotado por Bell, começou a ficar lento na pista e recolheu para os box. Na sequencia o BMW Nº46 e o Proton Nº44 proporcionaram uma disputa com muitas ultrapassagens.

O brasileiro Pipo Derani a bordo do Cadillac 311, relatou estar com problemas no carro, mas seguiu na prova inclusive ultrapassando o Proton Nº99. Enquanto isso o BMW Nº15 pilotado por Marco Wittmann rodou. A Idec Sport junto com o carro da Panis fizeram uma batalha interessante pelo segundo lugar da classe LMP2.

A primeira Slow Zone veio com Ben Keating que decidiu conhecer a brita com seu LMP2. Na mesma volta, o Proton Nº 99 começou a apresentar problemas e foi recolhido para a garagem retornando depois.

A ordem se manteve na liderança até a primeira rodada de paradas, quando a maioria dos líderes chegou junto na volta 12. Vanthoor recuperou brevemente a liderança à frente de Nielsen após as primeiras paradas, mas Nielsen logo retomou a liderança na reta de Mulsanne na volta 14.

No entanto, a Ferrari nº 50 recebeu uma penalidade de 10 segundos por uma liberação insegura durante o pit stop, enquanto Giovinazzi e a Ferrari nº 83 da AF Corse, de Robert Kubica, cumpriram as penalidades de 10 segundos impostas na quarta-feira por não respeitarem os procedimentos do pit lane.

Sebastien Bourdais ficou em terceiro lugar no Cadillac Nº 3 antes de ser ultrapassado por Giovinazzi. Sebastien Buemi ficou em quinto lugar no melhor dos Toyotas, o Nº 8, seguido pelo Nº 35 Alpine A424 de Charles Milesi. Nicolas Lapierre ficou com o segundo Alpine em oitavo, enquanto o top 10 foi completado por dois Porsches.

Na LMP2, o nº 9 Proton Competition Oreca 07 Gibson de Bent Viscaal liderou após a hora de abertura. Ben Keating sofreu um giro na curva Dunlop na máquina nº 23 da United, perdendo uma volta da liderança no processo.

O LMGT3 foi liderado pelo pole Frederik Schandorff no nº 70 Inception Racing McLaren 720S GT3 Evo. Ben Barker subiu do quarto lugar no grid para o segundo lugar no Ford Mustang GT3 nº 77 da Proton Competition. Hashiro conhecido por receber punições, não se safou e ganhou um drive thru.

A decisão da Ferrari de manter Robert Kubica e Nicklas Nielsen na pista com pneus slicks durante a chuva da segunda hora provou ser crucial. Enquanto a maioria dos rivais optou por pneus de chuva, a Ferrari se manteve firme e foi recompensada quando a pista secou.

Nielsen ultrapassou Kubica para assumir a liderança, e a Ferrari nº 83 se manteve na segunda posição até que Antonio Fuoco fez um pit stop mais longo, caindo para terceiro. James Calado assumiu brevemente a quarta posição no carro nº 51, mas Fuoco o ultrapassou antes do final da terceira hora.

Dois novos pontos de bandeira amarela  foi acionado a prova quando um Corvette e uma Ferrari LMGT3 pararam em pontos diferentes, mas logo a pista foi liberada novamente. A bandeira verde durou pouco pois o carro Nº 54  guiado por  Flour, bateu na barreira de pneus  logo depois de ser penalizado com um drive thru.

A BMW M Team WRT Nº 20 pilotado por Robin Frijns, escapou e bateu na Chicane Ford, danificando o carro e o forçando a voltar aos boxes para reparos. Ele perdeu oito voltas para o líder.

Na LMP2, uma estratégia semelhante de pneus slicks deu à Inter Europol Competition a liderança da classe. O Oreca 07 Gibson nº 34 e o Vector Sport nº 10 mantiveram-se na pista com pneus slicks e ganharam terreno significativo quando os outros carros entraram nos boxes para trocar para pneus de chuva. Clement Novalak da Inter Europol ultrapassou o Vector Sport nº 10 para assumir a liderança.

Na LMGT3, Morris Schuring lidera a bordo do No. 91 Manthey EMA Porsche 911 GT3 R. Esteban Masson, que liderava a corrida, bateu o No. 87 Akkodis ASP Team Lexus RC F GT3 e entregou o volante para Takeshi Kimura. Kimura voltou à pista na terceira posição, atrás de Schuring e Ahmad Al Harthy.

As primeiras 4 horas se encerraram com o carro Nº 65 tomando 5 segundo de penalidade, oa carros Nº 9,94 e 95 com Drive Thru por não cumprir os procedimentos de Slow Zone e o carro Nº 93 pelo incidente com o carro Nº 95. 

RESUMO

Hypercar:
  • Robert Shwartzman (Ferrari #83) lidera a categoria Hypercar após cinco horas, com uma vantagem de 15 segundos sobre Brendon Hartley (Toyota #8).
  • A Ferrari dominou a maior parte da corrida, com Nicklas Nielsen (#50) e Antonio Giovinazzi (#51) liderando no início antes de serem penalizados.
  • O Porsche Penske 963 #5 (Michael Christensen) ocupa o terceiro lugar, seguido pelo Ferrari #50 (Miguel Molina) e o Porsche Hertz Team JOTA #38 (Antonio Felix da Costa).
  • A Toyota #7 (Kamui Kobayashi) e a Cadillac V-Series.R (#01) ainda estão na disputa, mas enfrentam dificuldades após problemas na pista.
LMGT3:
  • Valentino Rossi (BMW #46) lidera a categoria LMGT3 após cinco horas, em uma dobradinha da Team WRT com Ahmed Al Harthy como companheiro de equipe.
  • A JMW Motorsport (Salih Yoluc) está em terceiro lugar, seguida pelo Porsche Manthey EMA (Yasser Shahin) e o Lamborghini Iron Lynx (Matteo Cressoni).
  • O Ferrari AF Corse #54 (Thomas Flohr) foi a primeira desistência da corrida após um acidente na Dunlop Chicane.
LMP2:
  • Ryan Cullen (Vector Sport #10) lidera a categoria LMP2 após cinco horas, com uma vantagem de 28 segundos sobre Ritomo Miyata (Cool Racing #37).
  • O carro #22 da United Autosports (Oliver Jarvis) está em terceiro lugar, seguido pelo carro #36 da Nielsen Racing (Kyffin Simpson), o carro #83 da AF Corse (François Perrodo) e o carro #108 da TF Sport (Alex Quinn).
  • O carro #23 da United Autosports (Ben Keating) perdeu tempo crucial após um acidente na primeira volta e problemas no alternador.

  • As 6 Hrs de São Paulo vem ai e o Vai que tô te vendo junto com a Morfula preparou uma coleção com o tema da WEC não perca a chance de ter a sua peça. Clique Aqui!

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.