Entre em contato conosco

F3

Kato vence pela primeira vez na F3; Slater amplia liderança

Publicado:

em

Foto: Reprodução/Fórmula 3

Taito Kato saiu da nona posição e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na Sprint Race de Monza, entregando uma atuação impecável para conquistar sua primeira vitória na Fórmula 3.

O piloto da ART Grand Prix segurou a pressão de Freddie Slater, da Trident, que também fez uma corrida de recuperação e saiu da 12ª posição para cruzar em segundo, na última volta.

Slater aproveitou o resultado para ampliar sua vantagem na liderança do campeonato para 17 pontos sobre Ugo Ugochukwu, que terminou apenas em 13º lugar. Hiyu Yamakoshi, completou o pódio para a VAR em terceiro.

LARGADA

A largada favoreceu a fileira dianteira da Rodin Motorsport. Brando Badoer e Pedro Clerot trabalharam em conjunto para segurar Tuukka Taponen na terceira posição logo nas primeiras curvas, enquanto Alessandro Giusti superava Fernando Barrichello e assumia a quarta colocação.

Badoer conseguiu abrir vantagem sobre o companheiro de equipe, mas travou os pneus na entrada da curva 1 na segunda volta, o que permitiu que Clerot se aproximasse na chicane da Roggia. O italiano ainda cometeu outro erro na saída da chicane Ascari, e Clerot logo assumiu a liderança.

ACIDENTE MÚLTIPLO E SAFETY CAR

Taponen aproveitou e passou Badoer por dentro na Parábolica, na volta 4, subindo para a segunda posição. Pouco depois, na reta principal, o pelotão da ponta protagonizou uma batalha intensa que terminou em contato entre Barrichello, Badoer e Taponen na entrada da curva 1. Badoer e Taponen retornaram aos boxes com danos no assoalho dianteiro e caíram para o fundo do pelotão, enquanto Barrichello parou na pista com problemas na suspensão traseira, acionando o Safety Car.

Com a bandeira amarela em pista, Giusti assumiu a ponta, seguido por Clerot, Rivera e Kato. A corrida recomeçou na volta 7 e Giusti fez uma excelente retomada. Kato, por sua vez, passou Rivera pela parte de fora na curva 1 e subiu para a terceira posição.

Mattia Colnaghi também avançou e ultrapassou Yamakoshi na primeira curva, chegando à quinta colocação. No entanto, o piloto argentino travou os pneus na volta seguinte e escapou pela área de escape, caindo para a oitava posição. Enquanto isso, Slater seguia sua escalada silenciosa e chegou à sexta posição, à frente de James Wharton.

NOVOS INCIDENTES ATRASAM A CORRIDA

Um novo Safety Car Virtual entrou em ação após Maciej Gladysz parar na pista, mas a corrida retomou normalmente na volta 9 assim que o carro da ART foi retirado. Clerot fez uma ótima retomada e tomou a liderança de Giusti na curva 3.

Giusti seguiu com dificuldades e perdeu a segunda posição para Kato na descida para a Parábolica, mas retomou o posto na reta principal, que logo se transformou em liderança quando Clerot parou na pista com problemas mecânicos. O Safety Car voltou a ser acionado após um novo contato entre Gerrard Xie e Woohyun Shin na curva 1.

KATO ASSUME A LIDERANÇA

A corrida foi retomada na volta 14 com os três carros liberados. Rivera escapou pela área de escape na curva 1 após disputar a terceira posição com Kato, e Slater aproveitou a brecha para assumir a quarta colocação diante do piloto da Campos. Na briga pelas últimas posições que pontuam, Enzo Deligny tentou passar Wharton pela parte externa na chicane Ascari, mas o piloto da Prema retomou o lugar logo em seguida.

Giusti viveu voltas complicadas e caiu da liderança para a quarta posição, perdendo lugar para Kato e Yamakoshi. Slater então superou o piloto da MP pela parte de fora na curva 1, mesmo após passar brevemente pela grama e ter um leve contato entre os dois carros. O líder do campeonato seguia em ritmo forte e chegou a ultrapassar Yamakoshi na última curva, indo à segunda posição, mas o piloto da VAR recuperou o lugar já na curva seguinte.

A ART orientou Kato pelo rádio a dar tudo na penúltima volta, e o piloto obedeceu, mantendo a ponta rumo à última volta. Slater e Giusti ultrapassaram Yamakoshi na curva 1, mas o piloto da VAR conseguiu retomar a terceira posição do francês poucas curvas depois.

O piloto britânico da Trident pressionou bastante Kato até o fim, mas o piloto da ART segurou a pressão e confirmou sua primeira vitória na Fórmula 3. Slater completou a recuperação de 12ª para segundo, com Yamakoshi fechando o pódio em terceiro. Yevan David ainda fez uma ultrapassagem na última volta sobre Giusti para ficar em quarto, enquanto Colnaghi se recuperou e terminou em sexto, à frente de Rivera. Deligny fechou a corrida em oitavo, à frente de Nicola Lacorte, com Bruno del Pino completando o top 10.

PUNIÇÕES

Brando Badoer recebeu 5 segundos de penalidade por infração relacionada ao período de Safety Car, além de uma segunda punição, também de 5 segundos, por forçar outro piloto para fora da pista.

Kanato Le foi penalizado em 5 segundos por excesso de velocidade no pit lane.

Ricardo Escotto e James Wharton receberam 10 segundos de penalidade cada um por causar colisão.

Foto: FIA

CAMPEONATO

Com o resultado, Freddie Slater chega aos 139 pontos e amplia sua liderança sobre Ugo Ugochukwu para 17 pontos, com a Feature Race ainda por vir. Ernesto Rivera sobe para a terceira posição com 76 pontos, seguido de perto por Théophile Nael, apenas um ponto atrás, em quarto. Brando Badoer mantém a quinta colocação, com 71 pontos.

Na disputa entre equipes, a Campos Racing segue na liderança com 273 pontos, à frente da Trident, que soma 207. A VAR aparece em terceiro com 144 pontos, a ART Grand Prix sobe para a quarta posição com 130, e a Rodin Motorsport fecha o top 5 com 121 pontos.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.