IndyCar
IndyCar anuncia penalidades técnicas após as 500 Milhas de Indianápolis 2025
Equipes Andretti Global e PREMA Racing sofreram punições após inspeção técnica pós-corrida; alterações aerodinâmicas irregulares e falhas no conjunto de asa motivaram sanções
Na segunda-feira, (26), a INDYCAR anunciou oficialmente penalidades aplicadas após a inspeção técnica de rotina realizada ao término das 500 Milhas de Indianápolis, evento apresentado pela Gainbridge no último domingo. As punições envolveram os carros de número 27 e 28 da Andretti Global e o carro número 90 da PREMA Racing, todos alvos de infrações relacionadas ao regulamento técnico da categoria.
Durante a verificação pós-corrida, os fiscais da INDYCAR identificaram que os carros nº 27 e nº 28, ambos da Andretti Global, apresentavam modificações não autorizadas nas tampas do Sistema de Gerenciamento de Energia (EMS), fornecido oficialmente pela Dallara. Além disso, foram constatadas alterações nos pontos de montagem dessas tampas no braço A, incluindo o uso de espaçadores e peças que não possuem aprovação oficial. Segundo as regras da categoria, tais tampas devem ser utilizadas exatamente conforme fornecidas, sem alterações. As modificações detectadas proporcionaram ganhos de eficiência aerodinâmica para ambos os carros, caracterizando vantagem irregular.
Diante dessas constatações, a Andretti Global foi enquadrada por violar três importantes regras do regulamento da INDYCAR: a regra 9.3.1, que trata de conduta imprópria, incluindo comportamento antidesportivo ou prejudicial às corridas; a regra 14.1.2, que exige aprovação prévia para qualquer modificação, com antecedência mínima de sete dias; e a regra 14.1.3, que proíbe alterações em peças fornecidas oficialmente, a menos que expressamente autorizadas.
Já no caso da PREMA Racing, o carro nº 90 falhou na inspeção técnica relativa à asa dianteira. Foi verificado que a altura da placa final do lado esquerdo não atendia aos requisitos mínimos estabelecidos, assim como a posição da peça não correspondia à especificação exigida. Essa infração violou a regra 14.7.6.8, que determina as dimensões corretas para a asa dianteira, e a regra 14.7.6.4, que obriga que os componentes como placas terminais, flaps e planos principais permaneçam em sua localização projetada. Assim como a Andretti Global, a PREMA também infringiu a regra 9.3.1, relacionada à conduta imprópria.
Como consequência, a INDYCAR determinou a reclassificação dos três carros envolvidos — 27, 28 e 90 —, que foram reposicionados para o final do grid de acordo com suas colocações nos resultados não oficiais. Além disso, as premiações financeiras e os pontos no campeonato foram ajustados proporcionalmente às novas posições oficiais.
Cada uma das equipes penalizadas recebeu ainda uma multa no valor de US$ 100 mil. Também foi determinada a suspensão, por uma corrida, dos gerentes de equipe ou competição das inscrições envolvidas. A suspensão será cumprida no próximo evento da NTT INDYCAR SERIES, programado para acontecer nas ruas de Detroit.
Por fim, a INDYCAR ressaltou que, conforme o procedimento padrão descrito no livro de regras da categoria, as equipes têm o direito de recorrer das penalidades através dos processos de revisão e apelação. A atualização oficial dos resultados da 500 Milhas de Indianápolis de 2025 já está disponível nos canais da organização.
