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GT2 European

GT2 EUROPEAN SERIES 2024

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Foto: Patrick Hecq Photography

Ronda 5 – Monza (Itália)
Pole, vitória e mais um 1-2 na AM!

A penúltima rodada da GT2 European Series aconteceu no último fim de semana em um circuito lendário, um dos mais antigos da Europa, o Templo da Velocidade, o Autódromo de Monza. Esse circuito, muito apreciado pelos pilotos, permitiu que os monstros de 700 cv da categoria GT2 realmente mostrassem seu potencial. Ao chegar à Itália, a dupla Jean-Luc Beaubelique e Gilles Vannelet (#87 Mercedes-AMG GT2) já acumulava três vitórias e liderava o campeonato. Após um susto na Corrida 1 (onde haviam garantido a pole) e uma belíssima vitória na Corrida 2, a dupla ainda mantém a liderança na classificação geral dos pilotos da AM, com uma vantagem de 10 pontos. A Akkodis ASP Team também lidera a classificação por equipes, com 14 pontos de vantagem. A disputa foi igualmente intensa para a dupla Christophe Bourret e Pascal Gibon (#53 Mercedes-AMG), que garantiram mais um 1-2 na AM na Corrida 2 e estão em quarto na classificação da categoria. Na Pro-AM, a dupla pai e filho Mauro e Benjamin Ricci (#61 Mercedes-AMG GT2) conquistou dois quartos lugares na Itália e agora fazem parte do Top 10 do campeonato. Para a Akkodis ASP Team, esta temporada será emocionante até o fim, com o título da AM (tanto de pilotos quanto de equipes) em jogo na final, que acontecerá em Barcelona dentro de menos de um mês (11-13 de outubro). Só mais um pouco de espera…

Carros superpotentes competindo no recém-reformado asfalto do Templo da Velocidade prometiam um grande espetáculo, com duas corridas de 50 minutos no histórico circuito de 5,793 km. E as promessas foram cumpridas, com as duas corridas cheias de emoção e reviravoltas.

Nas sessões de treinos livres, a tensão estava alta. Três duplas da AM estavam separadas por apenas 20 pontos, e tudo ainda estava em aberto no campeonato. Líderes provisórios, Gilles Vannelet e Jean-Luc Beaubelique (#87) entenderam a tarefa e marcaram o segundo melhor tempo, enquanto Pascal Gibon e Christophe Bourret (#53) ficaram em sexto. Na Pro-AM, a competição também foi acirrada, com Mauro e Benjamin Ricci (#61) fechando o Top 6.

No pré-classificatório, o #61 ficou em P8 no geral e P5 na Pro-AM. No Top 10 geral e P5 na AM, o #87 ficou logo à frente do #53.

### Qualificações
Especialmente à vontade neste circuito, Gilles Vannelet dominou na Q1. Mesmo com uma penalidade por ter causado uma bandeira vermelha (perdendo seu melhor tempo), ele ainda garantiu a pole. Entretanto, ao tentar dar passagem para outro carro em uma volta rápida, houve um incidente e a colisão foi inevitável. O #87 sofreu muitos danos e não pôde participar da Q2. Horas depois, o #87 foi penalizado em 5 posições no grid da Corrida 1. Christophe Bourret (#53) teve uma boa sessão, ficando em terceiro na AM (P5 no geral). Mauro Ricci (#61) também foi bem, garantindo P3 na Pro-AM.

Na Q2, Benjamin Ricci (#61) ficou em P5 na Pro-AM, e Pascal Gibon (#53) em P4 na AM. Sem dúvidas, os carros da Akkodis ASP Team estavam prontos para o desafio.

### Corrida 1 – Limitando os danos
As condições da pista estavam ideais para a primeira corrida, com sol e 22°C. Devido à penalidade, Gilles Vannelet (#87) largou da terceira fila (P6), entre Christophe Bourret (#53) em P4 e Mauro Ricci (#61) em P7. Antes mesmo da corrida começar, o #87 teve que retornar aos boxes devido a um problema no ABS.

Quando as luzes se apagaram, os carros foram liberados. Christophe Bourret foi forçado a sair um pouco da pista para evitar um contato, caindo para P9, enquanto Mauro Ricci ficou em P7. No início da terceira volta, Mauro foi atingido por um KTM e, apesar de conseguir voltar aos boxes, os danos foram severos demais para continuar. Este abandono precoce foi difícil de engolir. O safety car entrou na pista pela primeira (e única) vez.

Enquanto isso, Gilles Vannelet voltou à corrida, duas voltas atrás. Cada ponto era valioso, mesmo em situações aparentemente desesperadoras. Após a relargada, Christophe Bourret continuava em P5 (P3 na AM) e o #87 em P10 (P5 na Pro-AM).

Após a troca de pilotos, Pascal Gibon (#53) manteve o ritmo constante e ficou em P5 na AM (P7 no geral), com Jean-Luc Beaubelique (#87) em P6 na categoria e P9 no geral. Nos últimos quinze minutos, as posições se mantiveram inalteradas até a linha de chegada.

Após essa primeira corrida ‘caótica’, a dupla do #87 perdeu a liderança do campeonato AM por 3 pontos. Considerando os eventos, os danos foram minimizados.

### Corrida 2 – Mais um 1-2 na AM!
No dia seguinte, o céu estava nublado, mas os pilotos estavam focados. Para Jean-Luc Beaubelique (#87), que largava do fim do grid (P11), o objetivo era claro – ganhar posições. Benjamin Ricci (#61) largava da terceira fila (P5) e Pascal Gibon (#53) da quarta.

A largada foi turbulenta. Benjamin Ricci foi jogado para fora da pista na saída da chicane, perdendo uma posição, mas sem sofrer danos, ficando em P6. Pascal Gibon estava em P8 (P3 na AM) e Jean-Luc Beaubelique em P11. Todos os três pilotos entraram no modo ‘ataque’. Benjamin voltou ao Top 5, enquanto Jean-Luc subia para P10 (P4 na AM).

Quando a janela de pitstop abriu, tudo ainda estava em aberto, com as posições dos carros #61, #53 e #87 bem próximas. O #87 foi o primeiro a parar, e Gilles Vannelet entrou no carro, decidido a se vingar do resultado do dia anterior. Com as trocas, Mauro Ricci (#61) ficou em P4 na geral e na Pro-AM, Gilles Vannelet em P7 e P2 na AM, e Christophe Bourret em P8 e P3 na AM.

A última volta trouxe uma reviravolta inesperada: o Maserati #2, líder na classe AM, teve problemas e permitiu que o #87 assumisse a liderança, terminando em P4 no geral, logo à frente de Mauro Ricci (#61), que ficou em P4 na Pro-AM. Com o segundo lugar de Christophe Bourret (#53), a equipe garantiu mais um 1-2 na AM.

Agora, liderando novamente o campeonato AM, Gilles Vannelet e Jean-Luc Beaubelique têm uma vantagem de 10 pontos antes da final em Barcelona (11-13 de outubro).

Via assessoria de comunicação Akkodis

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