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Gabriel Bortoleto vence pela primeira vez na Fórmula 2

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Gabriel Bortoleto vence feature race na Áustria. Foto/Reprodução: Getty Images/ Fórmula 2

Há tempos a Fórmula 2 não vivenciada uma corrida tão empolgante. Desde a volta de apresentação, a prova na Áustria dava as cartas mostrando que seria uma disputa, no mínimo, interessante. Assim, após muita disputa e a estratégia sendo um dos pontos altos da corrida, o brasileiro Gabriel Bortoleto finalmente triunfou na categoria.

Gabriel Bortoleto vence feature race na Áustria. Foto/Reprodução: Getty Images/ Fórmula 2

Gabriel Bortoleto vence feature race na Áustria. Foto/Reprodução: Getty Images/ Fórmula 2

Assim que a pista foi liberada para a volta de aquecimento, o pole position Dennis Hauger teve problemas no motor, parando centímetros depois da posição de largada. Dessa forma, o norueguês precisou se dirigir aos boxes e de lá ele largou. Maini e Crawford também passaram pela mesmo situação.

Logo, Joshua Duerkesen largou sozinho da primeira fila, seguido de Gabriel Bortoleto e Franco Colapinto, que completavam a segunda. Assim que as luzes vermelhas se apagaram, o paraguaio brigou para manter a primeira posição. Apesar da sua boa largada, o piloto logo começou a sentir a perda de borracha dos compostos super macios.

Como de costume, na corrida Feature da Fórmula 2, os pilotos são obrigados a realizar uma parada para a troca de pneus. Assim, as equipes optaram por estratégias diferentes. Na briga entre os sul-americanos, Duerkesen e Bortoleto estavam na mesma estratégia, enquanto Colapinto optou em largar com os pneus macios.

Foram necessárias quatro voltas para que Gabriel Bortoleto ultrapassasse a AIX e assumisse a liderança. Os líderes do campeonato, Paul Aron e Isack Hadjar disputavam entre si a quarta colocação da prova. Enquanto isso, Franco Colapinto aproveitava a vantagem do DRS para ultrapassar Joshua Duerkesen e ensaiar seu ataque em cima do brasileiro.

VSC, punições e confusões

Na sétima volta, Zane Maloney abandonou, gerando um virtual safety car no mesmo momento em que Pepe Martí entrava nos boxes. O espanhol acabou punido em um drive through, que foi convertido em 30 segundos após a prova. Logo, essa decisão por parte dos comissários foi bastante questionada pela Campos Racing.

Isso porquê o VSC foi acionado quando Martí já estava a caminho dos boxes. Porém, essa não foi a única confusão envolvendo a equipe espanhola. Ao longo da prova, o espanhol mostrou um forte ritmo, estando na zona de pódio após sua parada. Porém, pelo rádio, a Campos solicitou que ele deixasse Hadjar passar, caso o franc~es não conseguisse um ataque, devolveria a posição.

Hadjar não conseguiu encostar nos líderes, mas não devolveu a posição, o que gerou muita lamentação no rádio por parte de Martí, que se sentiu prejudicado. Rádio esse que poderia ser um “muro das lamentações” para Hadjar ao longo da prova.

Outro ponto que chamou a atenção na corrida, foi o fato dos compostos super macios não durarem o esperado. Com  o alto desgaste do composto, os trabalhos nos boxes foram abertos na oitava volta da corrida. Gabriel Bortoleto fez sua parada no nono giro.

A partir da parada dos pilotos que largaram com os pneus de faixa roxa, Franco Colapinto começou sua arrancada. Com um ritmo avassalador, o piloto conseguiu uma larga vantagem em cima dos rivais, principalmente após os problemas com o carro de Oliver Bearman, que até esse momento, era o segundo.

Novamente, a PREMA obteve um resultado para esquecer. Primeiro, Kimi Antonelli teve problemas no motor e apesar de conseguir voltar para a prova, seguiu em ritmo lento. Depois, foi a vez de Bearman, que venceu a sprint race, aparentava poder brigar por importantes pontos, mas acabou abandonando.

Paul Aron foi punido em cinco segundos por realizar um zig-zag em frente a Hadjar, além do tempo perdido, o estoniano também levou um ponto na carteira.Quem também sofreu uma sanção de 5 segundos foi Juan Manuel Correa, por cruzar a linha de entrada do pit lane.

A punição mais severa foi atribuída a Roman Stanek pelo toque com Rafael Villagomez. Logo, o piloto levou 10 segundos e dois pontos na carteira como penalidade.

A estratégia para a vitória

Com o ritmo imposto por Franco Colapinto ao longo da prova, parecia que ele seria o vencedor. Tanto o ritmo como a estratégia da equipe pareciam perfeitas, e até foram. Mas, a MP Motorsport não foi a única a pensar em um bom plano de corrida.

Todavia, Bortoleto conseguiu utilizar ao máximo seus pneus, administrando um bom ritmo e impondo uma boa vantagem sob os rivais. Assim, apesar de Colapinto conseguir recuperar posições após sua parada, não foi o suficiente para alcançar o brasileiro.

Pela primeira vez, o atual campeão da Fórmula 3 triunfou na Fórmula 2. Assim, ele assume o terceiro lugar no campeonato de pilotos, com 85 pontos, dez a mais que Zane Maloney (4°) e Franco Colapinto (5°), que estão empatados com 75.

Isack Hadjar completou o pódio, o francês segue em segundo com 106 pontos, 11 a menos que o líder, Paul Aron. A próxima etapa da Fórmula 2 acontece entre os dias 5 e 7 de julho, no GP da Grã-Bretanha.

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