Entre em contato conosco

Asian

Fizemos um forte começo em nossa estreia

Publicado:

em

Um começo bem-sucedido para a Proton Competition na Série Asiática de Le Mans: Na abertura da temporada com duas corridas de quatro horas no Circuito Internacional de Sepang, o Oreca-07 Gibson, da bem-sucedida equipe de Ummendorf, na Alemanha, impressionou com um desempenho forte e um pódio.

A Proton Competition inscreveu dois carros Oreca-07 Gibson na Malásia. O cockpit do protótipo de Le Mans com o número 22 foi compartilhado por Giorgio Roda (ITA), Julien Andlauer (FRA) e René Binder (AUT). Os pilotos no comando do carro número 55 foram PJ Hyett (EUA), Harry Tincknell (GBR) e Paul-Loup Chatin (FRA).

Corrida 1

A Proton Competition estabeleceu um alto padrão em sua primeira corrida na Série Asiática de Le Mans: Uma hora antes do final, após 80 voltas na exigente pista de corrida ao sul da capital Kuala Lumpur, René Binder assumiu a liderança no carro número 22. Seu companheiro de equipe, Harry Tincknell, no carro número 55, o terceiro mais rápido na classificação com Giorgio Roda ao volante, estava a caminho de um pódio em terceiro lugar.

No entanto, a fase final da abertura da temporada trouxe complicações. Elas vieram com uma chuva intensa, que rapidamente se intensificou, inundando a pista. Os perseguidores de René Binder conseguiram ir aos boxes para pegar pneus de chuva. O piloto da Proton permaneceu inicialmente na pista. Quando ele também trocou para pneus de chuva, era tarde demais – especialmente porque a corrida foi interrompida nove minutos antes do final devido às condições extremas e não foi reiniciada.

Corrida 2

A segunda corrida, com sol e alta umidade, foi emocionante até o final e rendeu o primeiro pódio para a Proton Competition na Série Asiática de Le Mans: Harry Tincknell estava liderando antes da fase final do safety car, mas teve que ir aos boxes novamente pouco antes do final. Como resultado, ele perdeu contato com os líderes e acabou em sexto. Julien Andlauer enfrentou a fase final no Circuito Internacional de Sepang em segundo lugar e cruzou a linha de chegada em terceiro.

Impressões após a corrida

Michael Ried, Diretor da equipe e CTO da Proton Competition: “Chegamos a Sepang bem preparados e provamos que podemos competir por vitórias neste campeonato altamente competitivo. Esse era nosso objetivo. Após essa performance, estamos muito confiantes para o resto da temporada.”
Christian Ried, Diretor da equipe da Proton Competition: “Fizemos uma forte impressão em nossa estreia na Série Asiática de Le Mans. Correspondemos às altas expectativas que estabelecemos em Sepang. Especialmente na primeira corrida, estávamos bem encaminhados para trazer a vitória após liderar por um período considerável. O pódio na segunda corrida foi resultado de uma forte atuação da equipe.”
Julien Andlauer (Oreca-07 #22): “Esta foi minha primeira experiência de corrida na LMP2. Eu me senti muito confortável no carro desde o início, mesmo que um protótipo esportivo como este obviamente dirija de forma muito diferente de um GT. A equipe fez um trabalho fantástico e criou as condições para estarmos no grupo da frente desde o início. É uma pena que não tenha sido o suficiente para vencer a primeira corrida. Mas deixamos claramente nosso potencial com o pódio.”
Harry Tincknell (Oreca-07 #55): “Podemos estar satisfeitos com nossa primeira participação na Série Asiática de Le Mans. Lideramos em ambas as corridas e conseguimos competir consistentemente com os pilotos mais rápidos. Com um pouco de sorte, mais teria sido possível. Agora, temos bastante tempo até a próxima corrida em Dubai. Tenho certeza de que a equipe fará o melhor uso disso.”

Resultado Corrida 1
1. Al Harty/Mazepin/Deletraz (OMN/SUI), Oreca-07 Gibson, 100 voltas
2. Perrodo/Vaxiviere/Rovera (FRA/FRA/ITA), Oreca-07 Gibson, 100
3. Matschull/Dillmann/Hörr (GER/FRA/GER), Oreca-07 Gibson, 100
4. Hyett/Tincknell/Chatin (USA/GBR/FRA), Oreca-07 Gibson, 100
5. Roda/Andlauer/Binder (ITA/FRA/AUT, Oreca-07 Gibson, 100
6. Kurtz/Braun/Jakobsen (USA/USA/DEN), Oreca-07 Gibson, 100
7. Yoluc/Dinan/Eastwood (TUR/USA/USA), Oreca-07 Gibson, 100
8. McMurry/Tomlinson/Sowery (USA/GBR/GBR), Oreca-07 Gibson, 100
9. Loggie/Garcia/Habsburg (GBR/MEX/AUT), Oreca-07 Gibson, 99
10. Konopka/Beche/J. Ried (SVK/CZE/GER), Oreca-07 Gibson, 99

Resultado Corrida 2
1. Kurtz/Braun/Jakobsen (USA/USA/DEN), Oreca-07 Gibson, 108 voltas
2. Al Harty/Mazepin/Deletraz (OMN/SUI), Oreca-07 Gibson, 108
3. Roda/Andlauer/Binder (ITA/FRA/AUT, Oreca-07 Gibson, 108
4. Perrodo/Vaxiviere/Rovera (FRA/FRA/ITA), Oreca-07 Gibson, 108
5. Matschull/Dillmann/Hörr (GER/FRA/GER), Oreca-07 Gibson, 108
6. Hyett/Tincknell/Chatin (USA/GBR/FRA), Oreca-07 Gibson, 108
7. Falb/Bennett/Rasmusen (USA/USA/DEN), Oreca-07 Gibson, 108
8. Yoluc/Dinan/Eastwood (TUR/USA/USA), Oreca-07 Gibson, 107
9. McMurry/Tomlinson/Sowery (USA/GBR/GBR), Oreca-07 Gibson, 107
10. Konopka/Beche/J. Ried (SVK/CZE/GER), Oreca-07 Gibson, 107

A série

A Série Asiática de Le Mans é uma série de corridas organizada como equivalente à European Le Mans Series desde 2009. As classes LMP2, LMP3 e GT alinham-se todas na grade de largada. A Proton Competition competirá na classe LMP2 principal com seus dois carros Oreca 07 Gibson.

Próximo evento

A próxima corrida da Proton Competition na Série Asiática de Le Mans é a corrida de quatro horas em Dubai, no dia 4 de fevereiro de 2024.” 

Via assessoria de comunicação  Proton 

Foto: Divulgação /Proton

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.