Entre em contato conosco

GTWC Europe

Fanatec GT Europe conhece seus campeões

Publicado:

em

foto: FANATEC GT WORLD

A etapa foi realizada no circuito de Zandvoot na Holanda.

A temporada 2023 do Fanatec GT Europe foi concluída após um emocionante fim de semana final em Zandvoort, onde a ação nas pistas se mostrou tão imprevisível quanto o clima holandês. No final das contas, Ricardo Feller e Mattia Drudi brilharam intensamente, conquistando o título da Sprint Cup de maneira impressionante, com duas vitórias no final de semana. Com quatro vitórias e sete pódios em 10 corridas, a dupla Tresor Orange1 Audi se consagrou merecidamente como campeã.

Entretanto, o que poderia ter sido uma emocionante batalha até o fim foi interrompido na primeira volta do encerramento, quando o carro #88 Akkodis ASP Mercedes-AMG rodou. Esse revés foi particularmente doloroso para Raffaele Marciello e Timur Boguslavskiy, que terminaram em terceiro lugar.

O fim de semana em Zandvoort também viu alegrias e desilusões na Taça Ouro e na Taça Prata, com campeonatos sendo vencidos e perdidos. Surpreendentemente, das três equipes que entraram no fim de semana liderando suas respectivas classes, nenhuma delas saiu de Zandvoort como campeã de pilotos. A seguir, apresentamos as histórias e estatísticas finais da final da Sprint Cup de 2023.

Feller e Drudi se tornaram campeões de pilotos pela primeira vez na Sprint Cup no domingo à tarde, ao mesmo tempo em que a equipe Tresor Attempto Racing, que operou o carro Tresor Orange1, garantiu seu primeiro título por equipes.

A Audi, por outro lado, consolidou ainda mais sua posição como a marca mais bem-sucedida na história da Sprint Cup. O título de pilotos foi o sétimo para a marca, que acumulou incríveis 10 títulos de equipes em 11 temporadas. Isso marca a primeira vez que isso acontece sem a equipe Team WRT. O Audi #40 Tresor Orange1 dominou o fim de semana e assegurou o título do campeonato de maneira impressionante. Isso representou a primeira vez que uma equipe conquistou ambas as vitórias gerais desde Dries Vanthoor e Charles Weerts em Misano em 2022. Foi a sexta vez que isso aconteceu desde a introdução do formato de corridas de fim de semana em 2018.

A vitória de domingo veio depois de uma largada do nono lugar no grid, marcando a jornada de ascensão da equipe #40 desde o sétimo lugar até a vitória em Brands Hatch. Notavelmente, em 120 corridas da Sprint Cup realizadas desde 2013, apenas duas foram vencidas a partir de uma posição de largada inferior. Thierry Vermeulen e Albert Costa (#69 Emil Frey Racing Ferrari) conquistaram o segundo lugar na Corrida 1 e obtiveram outro pódio em um final de semana consistente. O progresso de Vermeulen foi fundamental, com um notável aumento de desempenho em Hockenheim e um desempenho ainda melhor nas duas últimas etapas.

Dries Vanthoor e Charles Weerts garantiram o segundo lugar na Corrida 2, conquistando 10 pontos consecutivos que contribuíram para a classificação geral da equipe belga. Embora não tenham conquistado o quarto título consecutivo, a equipe #32 conquistou uma vitória e mais cinco pódios, garantindo o terceiro lugar na classificação final da Sprint Cup. Valentino Rossi e Maxime Martin conquistaram o terceiro pódio da temporada na Corrida 1. O carro #46 da Team WRT BMW encerrou a temporada com um histórico de P1 (Misano), P2 (Brands Hatch) e P3 (Zandvoort). Notavelmente, este foi o primeiro pódio da dupla em uma corrida na qual Rossi se classificou e largou.

Na Corrida 2, o último lugar no pódio geral ficou com o carro #30 da Team WRT BMW. Esse desempenho notável tornou Calan Williams e Niklas Krütten a primeira equipe da Gold Cup a conquistar um pódio geral na Sprint Cup. Além disso, garantiram o campeonato de pilotos da Copa Ouro. A batalha pelo título começou na Corrida 1, quando o Audi #9 Boutsen VDS perdeu a vitória na classe devido a uma colisão com o Porsche #54 Dinamic GT. Adrien De Leener foi penalizado corretamente com bandeira amarela em todo o percurso quando Alberto di Folco fez contato por trás.

Isso deu a vitória à equipe irmã Audi #10 de Adam Eteki e Cesar Gazeau, garantindo que todas as cinco equipes da Copa Ouro da temporada encerrassem 2023 com uma vitória em seu nome. Além disso, todas as cinco começaram o domingo com chance de conquistar o título da classe. Enquanto os campeonatos de pilotos combinados e da Sprint Cup foram para Williams/Krütten, os títulos de ambas as equipes foram conquistados por Boutsen VDS. O Mercedes-AMG #77 da HRT terminou em sexto na Corrida 2 e garantiu o melhor resultado geral da temporada para um carro da Taça de Prata, conquistando os títulos da classe. Jordan Love conquistou o título de pilotos, dividindo o carro com Frank Bird em Brands Hatch, Misano e Zandvoort, enquanto Alain Valente o substituiu em Hockenheim e Valência.

O carro #99 da Tresor Attempto Racing Audi terminou em segundo lugar na classificação, apesar de ter liderado o campeonato antes do fim de semana. A corrida em Zandvoort não correu conforme o planejado para a dupla de Alex Aka e Lorenzo Patrese, com este último saindo da disputa na Corrida 2 após um contato com o Mercedes-AMG #88.

A Madpanda Motorsport terminou como vice-campeã da Taça de Prata na corrida final, igualando seu melhor desempenho na temporada. O Mercedes-AMG #90 de Ezequiel Perez Companc e Jesse Salmenautio terminou em quarto lugar ou melhor em nove das 10 corridas da temporada, conquistando o terceiro lugar na classificação da classe.

O Team WRT BMW #46 conquistou a pole position para a Corrida 2 após penalidades de três lugares para o Emil Frey Racing Ferrari #14 e o Garage 59 McLaren #159. Foi descoberto que ambos os carros estabeleceram tempos de volta mais rápidos durante condições de bandeira amarela. Assim, o que teria sido a primeira pole position da série para Giacomo Altoè se tornou a primeira pole position da série para Maxime Martin.

Classificação CORRIDA 1

Classificação CORRIDA 2 

foto: FANATEC GT WORLD

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.