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Entenda a Porsche Cup Brasil

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Guia rápido para compreender sobre a categoria antes da próxima etapa nos dias 04 e 05 de novembro

Guia rápido sobre a categoria nacional Porsche cup: tudo que você precisa saber antes do início da temporada 

A Porsche Cup ganhou sua primeira corrida em 1986 na Alemanha, levando essa categoria para alguns países que posteriormente viraram sede das corridas endurance.

Em meados de 2005 a primeira etapa chega ao solo Brasileiro com seu nome que é utilizado até hoje: Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Até hoje, a categoria ocupa cada vez mais espaço no automobilismo nacional, em potencial crescimento e oferecendo entrada para diversos pilotos.

Os carros participantes das etapas da Porsche GT3 Cup Challenge são, obrigatoriamente, Porsche 911 GT3 TYPE 992 com a principal característica voltada ao motor 4.0 de 485cv, aspirado de fabrica e sendo capaz de gerar uma média de 46 mkgf de torque. Este motor tem capacidade de atingir de 0 a 100km/h em incríveis 3,2 segundos, com velocidade máxima na casa de 317 km/h.

 Diferentes categorias na Porsche cup:

Na competição contamos com dois tipos de subdivisões onde os competidores são separados da seguinte forma:

PORSCHE CARRERA CUP BRASIL – Podendo ser disputado por competidores que tenham como carro a Porsche 911 GT3 TYPE 922, e pilotos oficiais da categoria.

PORSCHE CARRERA CUP BRASIL – ROOKIE; uma categoria voltada para convidados dos pilotos, a fim de terem a oportunidade de correr e mostrar seus dotes em pista. Sua regra de base é que: caso o piloto convidado venha a chegar na frente de um piloto oficial, sua pontuação entrará na contagem do piloto oficial ao qual chegou atrás de seu convidado.

PORSCHE CARRERA CUP BRASIL – SUPER TROPHY; A nova categoria conta com cinco etapas, que estão distribuídas em dois formatos, sendo três delas em formato Sprint e duas em formato Endurance. Os treinos livres são divididos em duas etapas de 45 minutos cada, uma qualy de 12 minutos acompanhada de uma corrida de 20 minutos mais uma volta.

Mais informações sobre a categoria:

Classificação para as posições de largada:
As posições de largada do grid são decididas por tomada de tempo, sendo divididas em: treino livre, e duas etapas chamadas de C1 e C2. Na C1, todos os pilotos andam juntos durante 15 minutos, e logo em seguida temos o C2, onde apenas os dez primeiros pilotos correm durante 10 minutos para a definição de grid. Assim se forma o grid da primeira corrida com os melhores classificados do C1, já a corrida 2 larga de acordo com o resultado resultado da corrida 1, alterando somente a posição dos 6, 7 ou 8 primeiros colocados por ordem de sorteio.
Em caso de bandeirada vermelha entre alguma das classificações, o diretor de prova pode adicionar 5 minutos á mais a corrida.

Corridas:

A Porsche conta com um sistema de duas corridas por etapa, a qual cada etapa se dará com uma corrida de 25 voltas, mais uma.

BOP (Balance of Performance)

Provas Sprint entre as etapas 2 e 5 são distribuídos lastro de sucesso conforme a tabela de pontuação (com aplicações de descarte) e posição de cada competidor. BOP é enquadrado em classes (cobre, bronze, prata, ouro e platina) com critérios que incluem: idade, experiência no automobilismo e a categoria que competem regularmente.

Descartes: Sprint

Após o termino da última corrida do campeonato, cada competidor tem eliminado os piores resultados da temporada (não se aplicando para corridas em que o piloto tenha sido desclassificado por bandeira preta)

Descarte: Endurance

Cada carro elimina de sua pontuação final o segmento que tenha a menor pontuação ao longo do ano

Campeões da Porsche Cup:

Cada categoria consagra 3 campeões, o vencedor geral (carrera ou challenge) e os outros campeões das sports e rookie, na categoria de endurance segue a mesma lógica, coroando as tripulações campeãs da carrera geral, carrera sport, carrera rookie, challenge geral, challenge sport e challenge rookie. Também temos o campeão overall, que é o piloto que soma mais pontuação combinando o campeonato Sprint e endurance após a aplicação dos descartes.

Pontuação Sprint:

Nas corridas com grid definido pelo classificatório, a vitória equivale a 28 pontos, já a segunda posição equivale a 25 e sucessivamente cada posição recebe 2 pontos até chegar a17 pontos, então é aplicado um ponto a menos por posição.

Corridas de grid invertido, a vitória conquista 25 pontos, descontando 3 pontos para o segundo colocado e decréscimo de dois pontos até 14, a partir daí cada posição recebe um ponto a menos

Sprint x Endurance:

A Porsche Cup C6 Bank promove nove etapas ao longo do ano, são rodadas duplas de 25 minutos mais uma volta, e perfazem o campeonato Sprint. Cada piloto conta com se carro regular tanto na carrera quanto challenge, nos eventos de Sprint ocorrem quatro largadas pro fim de semana com grid de carrera e challenge indo para a pista em atividades separadas. Três outras datas do calendário são consagradas ao endurance challenge, o campeonato de corridas longas da porsche cup C6 Bank. Duas provas de 300km e 500km compõe o calendário com os pilotos dos campeonatos regulares formando a tripulação de dois ou três competidores. Os carros de gerações 992 e 991.2 vão para a pista simultaneamente, como principais endurances no mundo: Le Mans, IMSA etc.

Fim de semana – Sprint:

O campeonato das corridas prevê dois treinos livres, a classificação e duas corridas. A primeira bateria acontece no sábado pela ordem de treino classificatório, já no domingo a bateria ocorre com o grid invertido, onde o número de posições a se inverter é sorteado no pódio pelo vencedor da corrida 1. Podendo se 6,7 ou 8, nas etapas 5 e 6 não há grid invertido, e são determinados pela classificatória e as corridas tem pontuação idêntica

Fim de semana – Endurance:

Cada equipe decide a foto e ordem de pilotagem nos treinos livres e classificatórios, no qualy realizado nos sábados normalmente, com limite de numero de voltas total, os pilotos precisam anotar volta rápida. A ordem de largada é decidida pelos melhores tempos dos dois pilotos (e caso de trio, um dos pilotos não acelera na tomada de tempo).

As corridas são stints e há um numero obrigatório de voltas para cada piloto da tripulação, são realizadas paradas mandatórias dentro da janela de pitstops pré estabelecidas, com 6 minutos de duração e, para ser considerado valido é necessário a troca de pilotos. Cada tripulação monta sua estratégia e controla o tempo de pitstops.

Cada tripulação é responsável por montar sua estratégia e controlar o tempo de parada nos pits. A exemplo do que acontece na NASCAR, são atribuídos pontos por segmentos. Assim, com 40% da distância da prova é apresentada uma bandeira quadriculada verde e amarela, já conferindo a respectiva pontuação pelo trecho inicial das corridas.

Um pouco da história da Porsche Cup:

As etapas dos campeonatos são sempre cheias de emoção, levando legiões de fãs que acompanham a categoria há anos e até mesmo os novos no esporte que ao estarem dentro do autódromo se apaixonam por essa classe.
Uma das melhores histórias de todas as etapas se da na inauguração do Vellocittá, se tratando de uma história icônica.

Em 2012 a Porsche trazia um marco com as voltas de abertura dos autódromos, se perdurando até hoje, trazendo corridas e testes de automobilismo. O grande diferencial era que nesse atípico final de semana nenhum dos pilotos conheciam o traçado e assim, o Vellocittá, trouxe uma corrida em que os pilotos mostraram seus melhores desempenhos e ligações com o carro e a pista, marcando o final de semana pela vitória do piloto Marcelo Franco que trouxe sua Porsche número 70 ao podium em uma das corridas mais emblemáticas e cheia de emoções.

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