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DTM: confira as novidades para a temporada de 2023

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A aguardada nova temporada do principal campeonato de turismo da Alemanha está prestes a começar, trazendo muitas novidades para os fãs

A temporada de 2023 do DTM começa neste fim de semana na Motorsport Arena Oschersleben (27 e 28), marcando o retorno da categoria à pista após oito anos, com a última prova realizada em 2015. Este ano promete muitas emoções e disputas, já que o DTM passou por várias mudanças. Surpreendendo a todos, Gerhard Berger, que foi o organizador da série até 2022 com a ITR, anunciou no dia 30 de novembro que a organização seria dissolvida, deixando os fãs preocupados com o futuro do DTM. No entanto, ainda em 2022, a ADAC, principal grupo organizador de várias categorias na Alemanha e eventos, incluindo a ADAC GT Masters e as 24 Horas de Nürburgring, anunciou através de suas redes sociais que assumiria a gestão do DTM. Isso trouxe um novo fôlego e esperança para os fãs, que agora aguardam ansiosamente o início da temporada.

A decisão de Berger de delegar a gestão da DTM ao ADAC revelou-se extremamente acertada. Em um curto espaço de tempo, os novos organizadores introduziram uma série de inovações, abrangendo desde iniciativas sustentáveis até a implementação de novas regras de penalidade.

Novo combustível 

A sustentabilidade tem se tornado um tema central nos dias atuais, especialmente no âmbito do automobilismo. A adoção de práticas sustentáveis nessa indústria é fundamental para reduzir o impacto ambiental, aprimorar a reputação do esporte, fomentar a inovação tecnológica e conquistar benefícios econômicos. Com base nisso, a ADAC, em parceria com a Shell, está adotando um combustível ecologicamente correto, que já foi introduzido com sucesso no ADAC GT Masters no ano passado e agora será implementado no DTM a partir desta temporada. Esse combustível revolucionário possui uma composição renovável em 50%, o que desempenha um papel significativo na redução das emissões de CO2.

“O combustível sustentável e o conceito comprovado de ‘Bottle Free Zone’ do ADAC GT Masters estão nos ajudando a estabelecer novos padrões de sustentabilidade no DTM”, disse o Dr. Gerd Ennser, presidente da ADAC.

“À medida que entramos em uma nova era para o DTM, pretendemos seguir esse caminho de forma consistente no futuro. Estamos ansiosos para a abertura da temporada em Oschersleben’’

Sistema BoP 

A SRO assume o lugar da AVL e tem como responsabilidade o controle do Balance of Performance (BoP) dos carros, um sistema amplamente utilizado em diversas competições, especialmente nas categorias de turismo, visando equalizar o desempenho entre diferentes modelos. Seu objetivo principal é assegurar uma competição justa, mesmo quando os veículos possuem características distintas. O BoP leva em consideração uma série de variáveis, como potência do motor, peso do veículo, downforce aerodinâmico, entre outros, para determinar os ajustes e restrições a serem aplicados a cada carro. 

Essas modificações visam nivelar o campo de jogo, equilibrando as chances de vitória entre os competidores. A SRO Motorsport Group é amplamente reconhecida como a principal autoridade esportiva nas prestigiadas categorias GT3 e GT4, trazendo consigo uma vasta experiência no setor. Com sua entrada no cenário do DTM, a organização agora compartilha todo o conhecimento adquirido ao administrar uma ampla variedade de séries de GT em todo o mundo. Essa expansão marca um novo capítulo na história da SRO, que está pronta para contribuir com sua expertise e elevar ainda mais o nível de competição no DTM.

Além disso, a Pirelli substitui a Michelin como principal fornecedora de pneus para a categoria.

Penalidade mais branda, pit stop obrigatório e corridas mais longas

Haverá outras alterações perceptíveis nas corridas. Uma modificação presente no ADAC GT Masters é a introdução da volta de penalização, uma área designada em que o piloto deve passar a uma velocidade máxima de 50km/h, resultando em uma perda de quase cinco segundos para o competidor. Essa medida contribui para a transparência na pista, evitando a adição de penalidades de tempo ao resultado final após a conclusão da corrida.

As trocas de pneus desempenham um papel crucial no DTM, sendo que, a partir desta temporada, a janela de tempo para realizá-las será reduzida. O pit stop deve ser concluído em um intervalo de tempo entre 20 e 40 minutos, sem um tempo mínimo de espera estabelecido, sendo obrigatório a substituição dos quatro pneus durante essa parada. Vale ressaltar que o diretor de corrida tem a autoridade de ajustar a janela de tempo, caso o safety car seja acionado ou ocorra uma fase amarela de percurso completo antes ou durante o pit stop.

As provas serão um pouco mais longas nessa temporada. Foram acrescentados cinco minutos adicionais ao tempo total das corridas, juntamente com a adição de uma volta extra após uma hora de competição. Essas modificações visam proporcionar um desafio adicional aos pilotos e tornar as corridas ainda mais emocionantes para os espectadores.

Novo sistema de pontos e disputa de cinco títulos 

A ADAC oficializou recentemente um novo sistema de pontuação que ampliou as oportunidades para os competidores. Em vez dos tradicionais dez primeiros pontuarem, agora os 15 melhores colocados receberão pontos. Essa mudança é particularmente relevante devido ao considerável tamanho do grid, que agora conta com impressionantes 28 competidores, tornando as corridas ainda mais competitivas.

Cinco disputas por títulos será outra novidade esse ano, são eles: DTM campeão 2023, Campeão Internacional Alemão de GT 2023, DTM Equipe Campeã 2023, DTM fabricante campeão 2023 e Vencedor Desafio Pit Stop 2023.

  • DTM Champion e International German GT Champion: esses dois títulos será concedido ao piloto que acumular a maior quantidade de pontos ao final da última prova do ano. Classificação e corridas estão incluídos. 
  •  DTM Equipe Campeã: 13 times estão competindo pelo título de equipes, onde os dois carros mais bem colocados de cada escuderia acumulam pontos, sendo de forma semelhante a disputa pelo título de fabricantes que inclui seis marcas nesta temporada: Audi, BMW, Ferrari, Lamborghini, Porsche e Mercedes.
  • O título “Winner Pit Stop Challenge” é outra novidade que as equipes disputam durante a temporada. A equipe que realizar os pit stops obrigatórios de forma mais rápida será recompensada com três pontos, enquanto a segunda equipe receberá dois pontos e a terceira equipe um ponto. A pontuação será baseada nos três pit stops mais velozes durantes as etapas.

 

Calendário da Temporada de 2023: 

26/05 – 28/05/2023 | Motorsport Arena Oschersleben

23.06. – 25/06/2023 | Circuito Zandvoort / NL

07.07. – 09.07.2023 | Norisring

04.08. – 06.08.2023 | Nürburgring

18/08 – 20/08/2023 | DEKRA Lausitzring

08.09. – 10/09/2023 | Sachsenring

22/09 – 24/09/2023 | Red Bull Ring / A

20.10. – 22.10.2023 | Hockenheimring Baden-Württemberg

Foto de destaque: ADAC Motorsport 

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