Entre em contato conosco

GT Masters

Desempenho magistral: Owega/Wiebelhaus vencem a corrida final

Publicado:

em

Foto: ADAC Motorsports

Os campeões Salman Owega/Finn Wiebelhaus vencem a última corrida da temporada em Hockenheim
Leyton Fourie/Tim Zimmermann em segundo na corrida e vice-campeão do ADAC GT Masters
Vencedor Black/Fach na Pro-AM Cup

Hockenheim. Os campeões do ADAC GT Masters estão em plena forma: Salman Owega (20, Colônia) e Finn Wiebelhaus (19, Obertshausen, ambos da Haupt Racing Team) venceram a última corrida da temporada em Hockenheim. A dupla, em seu Ford Mustang GT3, terminou 1,770 segundos à frente dos novos vice-campeões, Tim Zimmermann (29, Langenargen) e Leyton Fourie (20, RSA, ambos da FK Performance Motorsport), em seu BMW M4 GT3 Evo. “Estou muito feliz por termos vencido esta corrida. Começamos a temporada com força e terminamos assim também”, comemorou Wiebelhaus. “Eu sabia que seria rápido na corrida aqui. Depois de vencer o campeonato, finalmente pude pilotar com total liberdade e dar o meu melhor. Foi muito divertido.” O companheiro de equipe Owega acrescentou: “Não poderíamos ter terminado a temporada melhor. Eu esperava que o Finn subisse um pouco, mas nunca imaginei que as coisas acabariam tão bem.” Os vencedores do dia anterior, Nico Hantke (21, Hürth) e Denis Bulatov (26, Scherer Sport PHX), no Audi R8 LMS GT3 Evo 2, completaram o pódio.

No início da corrida final, o pole position Alexander Fach (23/CHE/Fach Auto Tech) inicialmente permaneceu na liderança, mas Fourie, na BMW, gradualmente foi subindo até o Porsche líder. O sul-africano observou Fach atentamente e identificou os pontos fracos do Porsche, finalmente lançando um ataque no grampo na oitava volta. Após um duelo que durou uma longa curva, ele assumiu a liderança e, a partir daí, tentou salvar os pneus para seu companheiro de equipe Zimmermann. Atrás deles, Hantke e Owega se envolveram em um breve duelo no início, mas acabaram mantendo o terceiro e o quarto lugares durante seu período. Após a troca de pilotos e o menor tempo de pit stop devido aos regulamentos, Schwarzer (36/DEU) no Porsche retornou à pista com uma vantagem de quase dez segundos sobre Zimmermann no BMW. Enquanto este último se aproximava do líder, o novo campeão Wiebelhaus veio da quarta posição com tempos de volta fortes. Em um espaço de tempo muito curto, ele ultrapassou Bulatov em seu Ford Mustang GT3, depois Zimmermann e, finalmente, Schwarzer, assumindo a liderança. “Salman me deixou com bons pneus, e então foi só acelerar a fundo. Fiz uma volta de qualificação atrás da outra”, revelou Wiebelhaus.

Zimmermann não teve resposta para esse ataque e, em vez disso, concentrou-se em ultrapassar Schwarzer e garantir os pontos para o segundo lugar. “Para ser sincero, não o pressionei mais no final porque não queria arriscar nada”, disse Zimmermann. “Agora estamos em segundo no campeonato. Deveríamos estar felizes, mesmo que nem tudo tenha corrido bem. Mas isso é um reflexo da nossa temporada. Tem sido uma montanha-russa, e estar no pódio novamente e ser vice-campeão é uma ótima maneira de encerrá-la.”

O estilo de pilotagem de Zimmermann abriu as portas novamente para Bulatov, que inicialmente ultrapassou Schwarzer no Audi, se aproximou gradualmente e finalmente cruzou a linha de chegada apenas 0,539 segundos atrás do BMW da FK Performance Motorsport. “A classificação foi muito importante hoje, e Nico pilotou bem na primeira metade da corrida, mantendo-se próximo da frente em terceiro lugar”, descreveu Bulatov. “Nosso ritmo não estava tão bom em alguns momentos no meio da corrida, mas no final consegui realmente acelerar novamente com o tanque vazio. Foi muito apertado; infelizmente, não foi o suficiente para o segundo lugar, mas este pódio após a vitória de ontem é o final perfeito para a temporada.”

Fach e Schwarzer cruzaram a linha de chegada em quarto lugar, garantindo sua sétima vitória na temporada da Pro-AM Cup. Os gêmeos Sandro e Juliano Holzem (21, Polch, ambos Schubert Motorsport) completaram o top 5 no BMW M4 GT3 Evo, à frente de seus companheiros de equipe, Eduardo Coseteng (22, PHL) e Julian Hanses (28, Hilden, ambos FK Performance Motorsport). Jannes Fittje (26, Langenhain) e Moritz Wiskirchen (23, Euskirchen, ambos SR Motorsport by Schnitzelalm) cruzaram a linha de chegada em sétimo lugar. Atrás deles estavam duas duplas da Haupt Racing Team no Ford Mustang GT3: Dennis Fetzer (24, Gießen) e Jonathan Cecotto (26, VEN) e Max Reis (18, Ramstein) e Niklas Kalus (20, Duisburg). Leo Pichler (23/AUT)/Simon Birch (18/DNK/ambos Razoon – mais do que corrida) completaram o top 10, garantindo o terceiro lugar no campeonato.

As equipes do ADAC GT Masters estão entrando em suas férias de inverno, antes do início de uma temporada muito especial. A liga júnior ADAC GT3 iniciará sua 20ª temporada no Red Bull Ring, de 24 a 26 de abril de 2026. Os ingressos já estão disponíveis em dtm.com , a partir de € 49.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.