Entre em contato conosco

IMSA

De Risco a Recompensa, Vitória em Long Beach Impulsiona Porsches da Penske em Trajetória Ascendente

Publicado:

em

Apostando no Uso de Um Único Conjunto de Pneus na Corrida, o Porsche 963 Nº 6 Reivindicou a Primeira Vitória GTP da Marca

Uma corrida em 2023 sempre terá significado para a Porsche Penske Motorsport. Com o desafio adicional de um carro baseado em tecnologia híbrida, a temporada não começou como a equipe havia planejado.

E então veio Long Beach.

Uma vitória improvável, mas oportuna, de Nick Tandy e Mathieu Jaminet no Porsche 963 Nº 6 da PPM foi a primeira da equipe na nova classe Grand Touring Prototype (GTP) e seu novo veículo complicado. O que foi considerado uma vitória improvável levou a equipe a buscar mais.

“A temporada não havia começado tão bem,” lembra Tandy. “Ainda estávamos enfrentando problemas com o carro e com parte da equipe trabalhando juntos, mas (Long Beach) foi um impulso para o moral da equipe e a esperança e a realização de que, mesmo que o carro não esteja em ponto e não sejamos os mais rápidos lá fora, ainda temos a chance. Mostramos que temos a capacidade de produzir um resultado.”

Abdicando de novos pneus na última parada nos boxes, o carro Nº 6 encontrou seu caminho para a liderança e manteve-a até o final. O carro irmão da equipe – o Nº 7 co-pilotado por Felipe Nasr e Matt Campbell – terminou em terceiro.

A partir daí, a Porsche Penske Motorsport aprimorou a nova tecnologia e entendeu como ela funciona em corridas. A equipe registrou duas vitórias e quatro pódios nas cinco corridas seguintes, e o carro Nº 6 entrou na última corrida da temporada, o Motul Petit Le Mans, bem na disputa pelo campeonato GTP – apenas cinco pontos atrás da liderança.

A jornada começou com uma corrida difícil, mas bem-sucedida, em um circuito de 11 curvas e 1,968 milhas pelas ruas de Long Beach.

“Teve um grande significado,” disse Tandy. “Foi uma vitória, obviamente, mas tivemos dois carros no pódio. Não foi o fato de termos dominado o fim de semana. Realmente lutamos pelo ritmo. Não foi nosso melhor fim de semana de forma alguma. Conseguir dois carros no pódio e nossa primeira vitória foi um grande impulso para toda a operação e todos que trabalham lá.”

Quando o IMSA WeatherTech SportsCar Championship retorna esta semana para o Acura Grand Prix of Long Beach, o evento mais uma vez servirá como um marco para o desenvolvimento contínuo do 963 pela Porsche Penske Motorsport. Um dos únicos dois circuitos de rua no calendário de 2024, Long Beach é conhecido por sua natureza implacável.

“É o lugar onde o menor erro pode ter a maior consequência,” disse Tandy. “Com isso em mente, esse desafio é o que excita muitas pessoas – nós como pilotos, especialmente. Você sabe que tem que estar bem no limite para não perder nada, mas qualquer décimo acima desse limite pode ser o fim da corrida.” Apesar da dificuldade, Long Beach tem apelo para Tandy e seus colegas de equipe. É uma rara oportunidade em que as operações de IMSA e IndyCar de Roger Penske estão juntas fora da sede da equipe em Mooresville, Carolina do Norte. Tandy adora a oportunidade de direcionar os fãs da IndyCar da Team Penske para o lado dos carros esportivos.

“Estou esperando que, quando assistirem à corrida da IndyCar, eles apoiem nossos carros, e vice-versa,” disse ele. “Vemos pessoas de outras partes da oficina quando estamos em Mooresville, mas é bom ver todos na pista novamente.”

É aqui que o aspecto pessoal de Long Beach entra em jogo. No ano passado, nesta época, a Porsche Penske Motorsport não tinha vitórias e apenas um pódio – o terceiro lugar de Tandy, Jaminet e Dane Cameron no carro Nº 6 em Sebring. Então veio uma vitória inesperada que colocou tudo nos trilhos.

Começando com Long Beach, os dois Porsches da Penske marcaram mais pontos do que todos os outros carros GTP, exceto um, pelo resto da temporada e terminaram empatados em pontos, com o Nº 6 terminando em quarto lugar na classificação devido a mais vitórias e o Nº 7 em quinto.

“Obviamente, quando você tem resultados ruins, nem todo mundo está feliz,” disse Tandy. “Somos pessoas competitivas, todos na equipe. Por outro lado, quando ganhamos, é um grande impulso para o moral. … Nunca desista. Se todos fizerem seu melhor trabalho, qualquer coisa pode acontecer.”

A busca por uma repetição em Long Beach começa na sexta-feira com treinos e classificação. A corrida de 100 minutos será transmitida ao vivo às 16h30 ET no sábado pela USA Network, Peacock e IMSA Radio.

Via assessoria de comunicação: Jeff Olson / IMSA Wire Service

Foto: IMSA

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.