24h de Le Mans
CORVETTE RACING EM LE MANS: Enfrentando o Mundo
TF Sport busca adicionar ao legado da Corvette em Le Mans com os Z06 GT3.Rs no primeiro ano
A TF Sport e seus dois Chevrolet Corvette Z06 GT3.Rs estão prontos para enfrentar o teste mais difícil das corridas de carros esportivos: as 24 Horas de Le Mans, o evento de destaque do Campeonato Mundial de Endurance da FIA.
A equipe dos Corvettes No. 81 e No. 82 da TF Sport busca acrescentar ao legado do programa Corvette Racing em Le Mans – nove vitórias de classe e um forte apoio de fãs ao redor do mundo que comparecem à corrida todos os anos. As formações das equipes para a corrida de 15 a 16 de junho nos Corvettes da TF Sport são as mesmas das três rodadas anteriores do FIA WEC – Tom Van Rompuy, Rui Andrade e o piloto de fábrica da Corvette Charlie Eastwood no No. 81 Z06 GT3.R, enquanto Hiroshi Koizumi, Sebastien Baud e o piloto de fábrica Daniel Juncadella estão no No. 82 Corvette.
A experiência em Le Mans entre os dois carros é única. O trio do No. 81 tem oito largadas combinadas, e Eastwood, vencedor do GTE Am em 2020, é o único dos três a ter corrido com um carro GT nas 24 Horas. Enquanto isso, o trio do No. 82 é uma formação totalmente novata em Le Mans.
Apesar disso, as expectativas são altas para o sucesso contínuo da Corvette na corrida deste ano. A Corvette Racing venceu a corrida do GTE Am no ano passado – a caminho do campeonato do WEC – no último ano do carro Corvette C8.R GTE. Isso encerrou uma sequência de nove vitórias de classe na corrida desde 2000 e uma das eras mais bem-sucedidas para um único programa em Le Mans na era moderna.
Este ano, com o WEC adotando os regulamentos GT3, toda a categoria contará com carros que correrão nas 24 Horas pela primeira vez. Do lado da Corvette e da TF Sport, a preparação para a corrida foi multifacetada.
A equipe TF completou recentemente um teste no Circuito de Silverstone para testar os Corvettes em configuração de baixa downforce. Enquanto isso, os pilotos de fábrica da Corvette Racing do IMSA WeatherTech SportsCar Championship passaram um tempo no simulador Driver-in-the-Loop da Chevrolet para ajudar a explorar diferentes opções de configuração para o Z06 GT3.R.
Os resultados aparecerão com seis horas combinadas de testes no domingo, ao redor do circuito de Le Mans de 8,48 milhas – composto por pista de corrida permanente e estradas públicas. O Dia de Testes anual abrirá caminho para os treinos e a qualificação, além da sessão Hyperpole na quinta-feira para definir o grid para a corrida deste ano.
As 24 Horas de Le Mans estão marcadas para as 16h CET / 10h ET no sábado, 15 de junho. O MotorTrend transmitirá a cobertura ao vivo pela televisão, enquanto a cobertura por streaming no aplicativo FIA WEC e no aplicativo MAX nos EUA começará na quarta-feira, 12 de junho. A Radio Le Mans também transmitirá a cobertura de áudio de todas as sessões de pista, incluindo o Dia de Testes de domingo.
#### DECLARAÇÕES DOS PILOTOS DA TF SPORT ANTES DO EVENTO
**CHARLIE EASTWOOD, NO. 81 CHEVROLET CORVETTE Z06 GT3.R:** “Le Mans é a grande corrida. É uma corrida muito importante para nós, e obviamente é uma grande corrida para todos. É a primeira vez que o Z06 GT3.R vai às ruas de Le Mans. A partir disso, temos muitos dados para coletar no Dia de Testes. O bom é que tanto Rui quanto Tom já estiveram em Le Mans, e claro, eu também já estive lá muitas vezes. Então, espero que como equipe de pilotos sejamos fortes desde o início, o que deve nos dar mais tempo para entender o que este carro precisa. É a primeira vez que temos uma pista de baixa downforce com longas retas. Os caras da Corvette Racing, Pratt Miller e GM fizeram muitas simulações e estiveram no DiL para preparar algumas boas configurações básicas para nós, o que terá um papel importante para nos ajudar a pegar o ritmo. Precisamos estar na pista a cada minuto que ela estiver aberta para obter o máximo de dados possível. Estou ansioso por isso. Para toda a equipe, precisamos de um resultado adequado em Le Mans. Tivemos algum azar nas últimas corridas, então estamos mais determinados do que nunca a não cometer erros e garantir que estaremos lá no final das 24 Horas.”
**TOM VAN ROMPUY, NO. 81 CHEVROLET CORVETTE Z06 GT3.R:** “Estou super animado para a maior corrida da temporada. Le Mans é sempre uma corrida muito especial e é aquela em que você realmente quer obter um bom resultado. Estou muito orgulhoso de estar dirigindo o Corvette este ano em Le Mans. Preparamos-nos e o carro da melhor maneira possível para tentar terminar no pódio do LM GT3. Vamos torcer para que a sorte esteja do nosso lado na grande corrida. Mal posso esperar para sentir novamente a atmosfera de Le Mans e ver todos os fãs com total apoio para nos ajudar a terminar a corrida da melhor maneira.”
**DANIEL JUNCADELLA, NO. 82 CHEVROLET CORVETTE Z06 GT3.R:** “Estes são dias muito emocionantes que se aproximam. Esta será a minha primeira vez em Le Mans e a primeira vez com uma marca tão bem-sucedida em Le Mans como a Corvette. Então isso torna tudo ainda mais emocionante – fazer minha estreia nesta corrida com o programa vencedor do ano passado com tanta experiência. Vai ser muito especial para mim estrear em Le Mans. O Dia de Testes será sobre aprender a pista, e as partes que estão lá na vida real comparadas às simulações e como o carro se sente. Estou bastante confiante de que podemos ter uma corrida forte. Seb também terá um grande destaque sendo francês. Hiro tem alguma experiência em Le Mans, então eles estão um pouco mais preparados do que eu, o que é bom. Quando sou eu que estou pegando o ritmo, isso me deixa confiante. Devemos ter um bom carro e vamos ver como tudo se desenrola. Mas sim, semanas muito emocionantes estão por vir.”
**SEBASTIEN BAUD, NO. 82 CHEVROLET CORVETTE Z06 GT3.R:** “É um sonho que se torna realidade para mim, finalmente poder largar nas 24 Horas de Le Mans e ser um participante da corrida mais lendária do mundo. Desde muito jovem, sempre foi a única coisa na minha carreira que eu queria experimentar. É muito um sonho para mim, especialmente agora fazer isso com a Corvette Racing, da qual sempre fui fã e os segui pelo mundo. Então agora eu tenho a oportunidade de dirigir um Corvette pela TF Sport na corrida mais prestigiosa do mundo. Eu tenho me esforçado para alcançar esse objetivo há quatro anos, e hoje é um sonho de infância que está gradualmente se concretizando. Então esperamos que os fãs nos apoiem, a equipe Corvette e o carro 82 porque competiremos com paixão e daremos o nosso melhor para representar a equipe vencedora da edição do centenário do ano passado.”
Via assessoria de comunicação Corvette
