Entre em contato conosco

Automobilismo

Colapinto conquista a primeira vitória na F3

Publicado:

em

Franco Colapinto

Franco Colapinto levou a vitória na corrida 1 da Fórmula 3 em Ímola. O argentino ficou atrás de Caio Collet em grande parte da Sprint Race de 20 voltas, mas conquistou o primeiro lugar na última volta e, posteriormente, teve um caminho claro para a vitória depois que Collet se envolveu com Isack Hadjar momentos depois. O confronto entre Collet e Hadjar levou Victor Martins e Jak Crawford ao pódio posições e seu duelo acirrado só foi resolvido na corrida para a linha após 20 voltas de concorrência.

Como foi a corrida 

A primeira corrida da Fórmula 3 em Imola contou com o calor e o sol presentes após os treinos serem com chuva na sexta-feira, o que significa que para muitos foi a primeira experiência de Imola com pneus slick.

Colapinto fez uma largada incrível, mas atrás dele Ido Cohen caia para o quinto lugar, enquanto Collet subiu de quarto para  segundo. O brasileiro permaneceu colado no argentino e com a ajuda de DRS ultrapassou seu oponente na volta 4. Mas Collet não conseguiu se livrar dos avanços de Colapinto enquanto alguns segundos atrás deles era Hadjar quem aparecia. Depois de contornar Cohen na primeira volta, ele despachou Martins ao longo da reta dos boxes antes de ultrapassar Maini para a segunda chicane, passando para o terceiro lugar.

A perseguição de Colapinto a Collet foi interrompida quando o Safety Car foi acionado depois que Zak O’Sullivan e Josep Maria Martí foram parar na brita. Houve também a penalidade de um drive-through para Maini, por estar fora de posição no início da corrida.

A corrida recomeçou na volta 10, mas as bandeiras verdes duraram pouco já que Reece Ushijima e Federico Malvestiti se enfrentaram na saída da primeira chicane, necessitando do Safety Car mais uma vez. Pouco depois do reinício, Arthur Leclerc atravessou uma prancha DRS, espalhando poliestireno sobre a superfície da pista, exigindo o Safety Car virtual enquanto a pista era limpa novamente.

Finalmente, houve uma corrida frenética de duas voltas até a bandeirada e Colapinto tomou a iniciativa de passar por Collet na reta dos boxes. O brasileiro ficou vulnerável aos avanços do argentino e de Hadjar, mas os dois carros se cruzaram na aproximação da primeira chicane. Collet estava fora enquanto Hadjar cedeu posições depois de andar sobre a brita. Enquanto Colapinto cumprimentava seus exultantes mecânicos de Van Amersfoort, atrás dele Martins e Crawford cruzaram a linha dividida por apenas 0,06s para garantir o segundo e o terceiro lugar, respectivamente. Isso culminou em um duelo frenético entre a dupla, que já havia visto Crawford escapar para a brita na primeira chicane em sua tentativa de ultrapassar Martins.

Roman Staněk terminou em quarto lugar, à frente do atrasado Hadjar, com Zane Maloney em sexto e Oliver Rasmussen em sétimo. O oitavo foi para Kaylen Frederick, Alexander Smolyar foi o nono, enquanto Rafael Villagómez ganhou 10 posições de sua posição inicial para fechar o top 10. 

 

O que  disse o vencedor: 

É o grid reverso, mas ainda é uma vitória, estou feliz. O ritmo estava bom, fizemos uma boa luta com o Caio e deu certo. Tínhamos pneus melhores no final da corrida, e isso foi um problema no Bahrein, então estou feliz com isso, pois melhoramos nossas partes mais fracas. A equipe fez um trabalho incrível. Estou feliz com o desempenho aqui e vamos ver o que podemos fazer amanhã.

Classificação da prova
Foto: Divulgação Fórmula 3

 

Foto: Divulgação Fórmula 3

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.