Entre em contato conosco

Outros

CAMPEONATOS MUNDIAIS DE RALLY-RAID FIA-FIM 2024 HORA DA REVANCHE

Publicado:

em

Al Attiyah

FIA: AL ATTIYAH E AL RAJHI PRONTOS PARA UMA REVANCHE

Os homens que dominaram o resto do campo na temporada de 2023, Al Attiyah (3 vitórias) e Al Rajhi (2 vitórias), falharam seu primeiro teste no Dakar. O saudita capotou no Empty Quarter e não pôde começar a próxima etapa devido a uma gaiola de rolo danificada, embora tenha levado seu carro ao parc fermé em Yanbu para a final. Enquanto isso, o catariano sucumbiu a um problema mecânico alguns dias depois, após a etapa 8. De acordo com os novos regulamentos que entraram em vigor para 2024, suas pontuações por terminarem entre os cinco primeiros nas etapas não foram anuladas. Essa mudança não poderia ter vindo em melhor hora para o nº 1 e nº 2 da W2RC de 2023! Al Attiyah ocupa o oitavo lugar geral com 18 pontos, enquanto Al Rajhi está em décimo segundo lugar com 14, limitando os danos e alimentando suas esperanças de voltar à disputa na ADDC. Será uma revanche completa entre os titãs da temporada anterior.

Também é um novo começo para o bicampeão mundial. Nasser Al Attiyah, que vinha competindo com Mathieu Baumel como seu braço direito desde 2014, enfrentará sua primeira corrida com Édouard Boulanger, que costumava navegar para Stéphane Peterhansel. O catariano não será o único piloto da Hunter, já que os irmãos Baumgart (X Rally Team Motorsports) também competirão com o apoio da Prodrive, lutando ao seu lado pelo título de fabricantes.

Atrás do líder geral, Carlos Sainz (76 pontos), dois homens começaram com tudo na primeira rodada da temporada de 2024: Guillaume de Mevius (58 pontos) e Guerlain Chicherit (56 pontos). Pilotando seus Hiluxes adornados com referências ao programa de TV americano “The Fall Guy”, o belga e o francês estão em segundo e terceiro lugares. Os dois irmãos de armas estarão buscando fortalecer suas fileiras e acertar as contas novamente. Ao terminar o Dakar à frente dos dois novos pilotos de fábrica da Toyota Gazoo Racing (TGR), Lucas Moraes e Seth Quintero, cujos assentos eles aspiravam para esta temporada, eles provaram que tinham o que era necessário. Moraes (quarto com 40 pontos) e Quintero (décimo nono com 5 pontos) estarão lá também, novamente com o prodígio da TGR África do Sul Saood Variawa (décimo primeiro com 14 pontos) ao seu lado. Juan Cruz Yacopini (Overdrive Racing), terceiro na W2RC de 2023, conquistou o primeiro pódio de sua carreira no campeonato no ADDC do ano passado. O argentino está em décimo quinto lugar com 11 pontos. Denis Krotov está ao volante do quarto Toyota mais bem classificado, em sétimo lugar geral com 27 pontos. Um total de nove Hiluxes representarão a Toyota, com Lionel Baud trazendo a retaguarda.

Martin Prokop, sexto lugar geral com 27 pontos, está novamente alinhando com “Shrek”, seu confiável Ford Raptor (Orlen Benzina). O tcheco ficou em segundo lugar nas duas últimas edições do ADDC, logo atrás de Peterhansel em 2022 e de Al Rajhi na última temporada. Pau Navarro defenderá seu canto pela X-raid Mini JCW. Finalmente, Aliyyah Koloc (Buggyra ZM Racing) está entrando no rali em seu Red-Lined.

Há cinco protótipos leves na lista de largada do Challenger, incluindo pilotos do calibre de Rokas Baciuška (Can-Am Factory), segundo no ranking com 68 pontos; Marcelo Gastaldi (BBR), terceiro com 52; Nicolás Cavigliasso (Taurus Factory-Wevers), quarto com 50; Austin Jones (Can-Am Factory), quinto com 48; e Dania Akeel (Taurus Factory-Wevers), sétimo com 22.

Os três primeiros do ranking SSV inscreveram-se na corrida. Yasir Seaidan (Race World) tem 91 pontos em sua conta, Sara Price (South Racing Can-Am) 74 e João Ferreira (Can-Am Factory) 73. Sebastián Guayasamín (FN Speed) está em quinto, à frente de Enrico Gaspari (TH-Trucks) e Ricardo Ramilo. Os regulares Rebecca Busi (OnlyFans Racing), Antonio Cinotto e Claude Fournier completam o grupo.

FIM: RAMO LIBERADO PARA DECOLAR

A equipe de fábrica Hero MotoSports escolheu dois de seus pilotos do Rally GP para defender os interesses da fabricante indiana na ADDC. Sebastian Bühler, que se machucou na temporada passada enquanto se preparava para a corrida dos Emirados Árabes Unidos e machucou suas vértebras em janeiro passado, estará buscando vingança em seu retorno à competição após sair do Dakar. A Hero MotoSports está depositando suas esperanças de campeonato em Ross Branch, o único piloto que chegou até o fim com Ricky Brabec no Dakar. Segundo na primeira rodada e, portanto, no campeonato, o botswanense tem 30 pontos contra os 38 do piloto da Honda. O capitão da companhia aérea também ficou em quinto lugar no ADDC do ano passado. Branch é o favorito absoluto e tem uma chance clara de virar o jogo e assumir a liderança do campeonato após a segunda rodada.

Michael Docherty (SRG Motorsports) é uma força a ser reconhecida na competição Rally 2. Ele é extremamente rápido nas dunas dos Emirados, sua casa adotiva. O sul-africano venceu em sua categoria em 2021 e competiu de igual para igual com os profissionais em 2022, assumindo a liderança da classificação após a etapa 1… apenas para sair da corrida no dia seguinte. O sul-africano parece ter adquirido um hábito ruim, já que também teve que abandonar o Dakar na etapa 2 em janeiro passado. Ele também estará buscando mudar sua sorte no ADDC. Há duas

ameaças principais em seu radar. Uma é seu próprio companheiro de equipe Tobias Ebster, que conquistou o título do Rally 2 no ADDC no ano passado. O sobrinho de Heinz Kinigadner, que venceu a categoria de motos malles e terminou entre os 20 primeiros no Dakar, se inscreveu para o campeonato inteiro em sua tentativa de chamar a atenção de uma equipe de fábrica. A outra é Jean-Loup Lepan (Duust Rally), que ficou em segundo lugar na corrida do Rally 2 do ADDC na última temporada e terminou em terceiro no campeonato. O francês novamente dividirá sua equipe com Konrad Dąbrowski, outra presença comum nas dunas emiratenses. Jan Brabec (Strojrent Racing) e Jiri Broz (SRG Motorsports) são os outros inscritos no campeonato na lista de largada para esta categoria.

Finalmente, a corrida de quadriciclos é de Abdulaziz Ahli para perder. O tricampeão marcou uma varrida limpa no ADDC na última temporada. O saudita Hani Alnoumesi, sétimo no último Dakar, tentará desafiar as probabilidades.

Via assessoria de comunicação: WORLD RALLY

Foto: WORLD RALLY

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.