Entre em contato conosco

Rally

CAMPEONATOS MUNDIAIS DE RALI-RAID FIA-FIM

Publicado:

em

ASO/DPPI/RallyZone

SURPRESAS EM ABUNDÂNCIA!

Apenas 8 dias para o início da 24ª edição do Rallye du Maroc, a quinta e última etapa de 2023, que acontecerá de 12 a 18 de outubro. 68 veículos registrados no W2RC, consistindo em 31 veículos da FIA e 37 da FIM, estão entre os 247 veículos na lista de largada. Nasser Al Attiyah lidera a classificação de carros com larga vantagem. O atual campeão mundial praticamente tem um novo título garantido. Sébastien Loeb, atualmente fora do pódio, está de volta. Guerlain Chicherit não estará ao seu lado na Prodrive. O campeão do Rallye du Maroc de 2022 está prestes a fazer sua estreia em um Hilux. Na categoria T3, o trio da Red Bull Off-Road Jr Team USA tem um firme controle sobre o pódio geral. Mitch Guthrie assumiu a liderança na quarta etapa. Na categoria de motos, Luciano Benavides lidera a classificação do RallyGP com Toby Price e Adrien Van Beveren na sua cola. O campeão do Rallye du Maroc de 2022, Skyler Howes, fará sua primeira aparição em uma Honda. Romain Dumontier lidera a categoria Rally2, seguido por Paolo Lucci. O líder da Rally3, Ardit Kurtaj, enfrentará um novo desafio de Massimo Camurri. Laisvydas Kancius lidera a competição de quadriciclos. Manuel Andújar está se preparando para defender sua coroa no Marrocos.

CARROS: UM NOVO COMEÇO PARA CHICHERIT… E O FIM DE UM CAPÍTULO PARA AL ATTIYAH?

Na categoria de carros, Nasser Al Attiyah (Toyota Gazoo Racing – 189 pontos) será o centro das atenções por mais de um motivo. Primeiro, porque o atual campeão mundial tem uma vantagem confortável de 51 pontos sobre Yazeed Al Rajhi (Overdrive Racing – 138 pontos) e está fora do alcance de Juan Cruz Yacopini (Overdrive Racing – 109 pontos). E segundo, porque a final do W2RC de 2023 poderá muito bem ser sua última corrida ao volante de um Hilux. Em 21 de agosto, a Toyota Gazoo Racing anunciou a prorrogação de seu relacionamento com a dupla Al Attiyah-Baumel – que deveria terminar após a quarta etapa na Argentina – até o final do campeonato, acrescentando que voltaria à ação na temporada 2024 do W2RC e que revelaria seu elenco em breve após o Rallye du Maroc. Após o final, o véu será levantado sobre um dos grandes mistérios do mercado de transferências de 2024.

Uma coisa é certa, Guerlain Chicherit já causou impacto! O campeão do Rallye du Maroc de 2022 fará sua primeira participação oficial em um Hilux da Overdrive Racing depois de disputar as três primeiras etapas da temporada ao volante de um Hunter da Prodrive. Uma série de contratempos mecânicos e físicos no início da temporada e sua ausência na quarta etapa rebaixaram Chicherit para o oitavo lugar geral com 55 pontos. Agora, sem o francês, a Prodrive estará de volta com força total pela primeira vez desde o Dakar, com seus pilotos de fábrica da BRX, Sébastien Loeb e Orlando Terranova (segundo no Rallye du Maroc de 2022, mas assistindo do lado de fora desde que machucou as costas no Dakar). Loeb, que caiu para fora do pódio depois de pular a quarta etapa, está logo atrás do argentino Yacopini (101 pontos), apenas 8 pontos atrás. Os dois franceses certamente vão dar o máximo e buscar a vitória sem preocupações estratégicas. Estamos diante de uma final tumultuada, tanto na pista quanto no bivouac, onde a temporada de 2024 começará a tomar forma!

Stéphane Peterhansel e Carlos Sainz estão de volta à Audi em sua primeira participação no W2RC desde suas desistências no Dakar de 2023. Seu companheiro de equipe Mattias Ekström continuou a aprimorar suas habilidades, disputando as outras três etapas ao volante de um Can-Am da South Racing. O sueco está em sétimo lugar geral (59 pontos), logo atrás de Martin Prokop (64 pontos) e seu Ford Raptor Orlen Benzina. Mathieu Serradori (Century Racing), décimo sétimo com 22 pontos, também está fazendo seu retorno. Os pilotos chineses da BAIC ORV, Guoyo Zhang (décimo quarto com 31 pontos) e Li Yunliang (vigésimo segundo com 9 pontos), encerrarão sua temporada de estreia.

T3/T4: BATALHAS EM 2023 E TESTES PARA 2024

T3 é definitivamente o grande destaque da competição da FIA. Nove pontos separam os três pilotos no pódio provisório. No duelo de três vias pela vitória entre os americanos da Red Bull Off-Road Jr Team USA, Mitch Guthrie lidera com 174 pontos, 3 pontos à frente de Austin Jones (171 pontos) e 9 pontos à frente de Seth Quintero (165 pontos), o campeão do Rallye du Maroc de 2022 na categoria de protótipos leves. Em uma reviravolta surpreendente, Rokas Baciuška vai tentar a sorte na corrida T3 depois de garantir o título na T4. O lituano não será o único a desafiar os principais pilotos da T3, já que os poloneses Marek, Michał e Eryk Goczał, o mais jovem vencedor do Dakar da história, também se inscreveram na categoria com a BBR. Os americanos ficarão aliviados ao saber que esses quatro pesos pesados da T4 não atrapalharão sua festa, já que não têm direito a pontuar em uma categoria diferente daquela pela qual se inscreveram. Como na T1, a corrida da T3 será como uma prévia da temporada 3 do W2RC!

T5: A REVANCHE

O campeão do Dakar de 2023, Janus van Kasteren (Boss Machinery Team De Rooy), e o vice-campeão, Martin Macík (MM Technology), estão alinhados com 113 pontos para o holandês e 102 pontos para o tcheco. Tudo está em jogo entre Agadir e Merzouga. Martin Macík, segundo no campeonato anterior, espera corrigir o erro e conquistar o título que lhe escapou no ano passado.

MOTOS RALLYGP: FABULOSOS CINCO PARA A HONDA

Por um motivo ou outro, as três equipes austríacas raramente estiveram em sua força total nesta temporada. Dos sete pilotos de fábrica inscritos no início da temporada, apenas Luciano Benavides da Husqvarna e Toby Price da KTM iniciaram e terminaram as quatro primeiras etapas da série. Não é coincidência que eles também ocupem as duas primeiras posições na classificação, com 80 pontos para o piloto da Husqvarna Factory Racing e 71 para o piloto da Red Bull KTM Factory Racing. O clã Monster Energy Honda aproveitou as atuações sólidas e consistentes de seus quatro pilotos oficiais para assumir a liderança na classificação de construtores desde a quarta etapa. Adrien Van Beveren é o representante mais bem colocado da equipe, em terceiro lugar com 66 pontos.

Chegando ao final de seu contrato com a Husqvarna antes da quarta etapa, Skyler Howes, terceiro colocado no Dakar deste ano, não continuou sua aventura com a marca que lhe deu a primeira chance em uma moto de fábrica em 2021. Fora de ação na Argentina no final de agosto, o americano assinou com a HRC em 20 de setembro. O campeão do Rallye du Maroc de 2022 está de volta para defender seu título de vermelho, aumentando o número de pilotos de fábrica da Honda de quatro para cinco! Essa grande surpresa limitará a KTM a Price e Walkner, como na rodada anterior. O campeão do Dakar de 2023, Kevin Benavides, ainda está se recuperando da lesão no pulso que sofreu no verão passado. Na GasGas, Daniel Sanders também não está na lista de largada devido a uma fratura na perna que ele sofreu na mesma época. O atual campeão mundial, Sam Sunderland, que não conseguiu completar nenhuma etapa nesta temporada, será o único a representar a GasGas. Luciano Benavides, vice-campeão no Rallye du Maroc de 2022, também será o único piloto de fábrica da Husqvarna. A vantagem numérica da Honda na luta pelo título de construtores continua crescendo, mas a disputa para suceder “Sundersam” ainda está em aberto, com apenas 14 pontos separando os três primeiros e a VBA (quarto no Rallye du Maroc de 2022) bem perto.

Joaquim Rodrigues está de volta depois de quebrar o fêmur no Dakar. Juntamente com Sebastian Bühler e Ross Branch, a Hero MotoSports estará em pleno vigor. O piloto de Botsuana está em quarto lugar com 45 pontos.

Nas últimas notícias que chegaram à imprensa, as equipes austríacas nomearam um novo chefe em 22 de setembro. Andreas Hölzl vem do mundo dos campeonatos de enduro e hard enduro, onde costumava comandar as equipes de fábrica da Husqvarna. “Andi” assumiu o comando de Norbert Stadlbauer, que supervisionou a vitória do Mattighofen squad no W2RC de 2022 com Sam Sunderland e suas vitórias nas duas últimas edições do Dakar.

RALLY2 / RALLY3 / QUAD: “DUDU” QUER ENCERRAR ESTA TEMPORADA ENQUANTO “MANU” PENSA NA PRÓXIMA

Na Rally2, a desistência de Paolo Lucci (BAS World KTM Racing – 66 pontos) na Argentina beneficiou Romain Dumontier (HT Rally Raid Husqvarna Racing – 79 pontos), que assumiu o comando da categoria. “Dudu” tem 13 pontos de vantagem sobre o italiano e 21 sobre seu compatriota Jean-Loup Lepan (Duust Rally). Na Rally3, os pilotos de motos de enduro preparadas para rali tiveram três etapas desde o Sonora Rally. O italiano Massimo Camurri venceu a abertura, à frente do albanês Ardit Kurtaj, que conquistou sua primeira vitória no Desafío Ruta 40 na ausência de seu arquirrival. Os dois principais concorrentes chegarão a Agadir com uma vantagem de 20 pontos a favor de Ardit.

Na categoria de quadriciclos, Rodolfo Guillioli (53 pontos) e Juraj Varga (46 pontos) se aproximaram de Laisvydas Kancius (69 pontos) depois que o líder do campeonato não participou da etapa argentina. Manuel Andújar, campeão do Dakar de 2021, cujo motor o abandonou em janeiro passado, só retornou ao W2RC a tempo do DR40. “Manu” venceu lá e subiu para o quinto lugar no campeonato. Kancius está fora de alcance dos Albicelestes, mas o campeão do Rallye du Maroc de 2022 pretende defender seu título e lançar as bases para a temporada de 2024.

Via assessoria de comunicação Rallye Du Maroc

Foto:ASO/DPPI/RallyZone

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.