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Campeonato Mundial de Rally-Raid está de volta

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ASO/DPPI/J.Delfosse

O décimo primeiro desafio da Rota 40 que é realizado na Argentina, está de volta. A competição que acontecerá de 26 de agosto a 1º de setembro em La Rioja, Belén e Salta, será válida pelo Campeonato Mundial de Rally Raid econta com 99 pilotos inscritos,entre participantes do W2RC e competidores locaisque enfrentarão o percurso de 2.804 km.

O regresso do Desafío Ruta 40 YPF, após cinco anos de espera, repercutiu profundamente na comunidade do rally raid, gerando uma resposta impressionante em termos de inscrições. A participação de 99 tripulações, entre W2RC e OPEN, somadas aos 16 competidores que Desafío Ansenuza terá, demonstra o grande interesse e paixão que envolve esta emblemática competição.

Entre os 15 participantes do W2RC FIA, Nasser Al Attiyah (Toyota Gazoo Racing) lidera o grupo com uma vantagem de 30 pontos sobre Yazeed Al Rajhi (Overdrive Racing). As Hiluxes no topo da tabela de classificação enfrentarão o bicampeão e atual campeão Sebastián Halpern (X-raid Mini JCW) diante de sua torcida. Já entre os 24 participantes do W2RC FIM, Toby Price (Red Bull KTM Factory Racing) está no topo da classificação do RallyGP com uma margem de 7 pontos sobre o herói local Luciano Benavides (Husqvarna Factory Racing) e uma diferença de 9 pontos sobre Adrien Van Beveren (Monster Energy Honda). A KTM comanda o ranking de fabricantes com 113 pontos, mas a Honda, segunda com 95, encontrará força nos números. Serão quatro pilotos vermelhos contra apenas dois da equipe laranja e o mesmo número da Hero MotoSports. Husqvarna e GasGas estão contratando um concorrente cada.

O CAMPEONATO DE CARROS:

A penúltima prova da temporada 2023 terá um sabor especial para Nasser Al Attiyah (136 pontos). O atual campeão mundial anunciou que esta será sua última corrida pela Toyota. Sébastien Loeb (Bahrain Raid Xtreme), terceiro na classificação provisória com 101 pontos, está de fora, deixando Al Attiyah para enfrentar Yazeed Al Rajhi (106 pontos). 

Quarto na classificação provisória com 74 pontos somados, Sebastián Halpern e seu compatriota Juan Cruz Yacopini (Overdrive Racing), quinto na geral com 69 pontos, têm uma chance para derrubar o francês do pódio provisório no final da corrida nacional.

Yacopini correrá pela Toyota, liderada por Al Attiyah e Al Rajhi , no topo da classificação dos fabricantes com 175 pontos, enquanto Halpern , o atual campeão do DR40, será o único a hastear a bandeira dos Mini JCWs do X -raid team, segunda colocada na classificação de fabricantes com 107 pontos. Denis Krotov está de volta ao jogo ao volante de seu novo carro, um Overdrive Racing Hilux.

Na categoria T3, o trio Red Bull Off-Road Junior Team USA responsável pela categoria após três provas estará na linha de largada. Austin Jones (146 pontos) tem uma margem mínima sobre Seth Quintero (145 pontos), enquanto Mitch Guthrie está apenas 20 pontos atrás do líder (126 pontos). Mais abaixo na classificação, os companheiros Cristina Gutiérrez e “Chaleco” López (Red Bull Can-Am Factory) estão empatados com 78 pontos, apenas 4 pontos à frente de João Ferreira (X-raid Yamaha). Mattias Ekström (54 pontos) aparece novamente em um South Racing Can-Am.

Na categoria T4, o experiente piloto da Polaris Works, Umeda Shinsuke (Xtreme Plus), deve ser capaz de se beneficiar da ausência dos competidores à sua frente na geral para aumentar sua pontuação de 79 pontos.

O CAMPEONATO DE MOTO: 

Existem 10 participantes na categoria RallyGP para pilotos profissionais. Toby Price , líder geral com 62 pontos, será escoltado por um único companheiro de equipe da Red Bull KTM Factory Racing, Mathias Walkner , após Kevin Benavides cair novamente durante o treino. O craque albiceleste , quarto colocado no campeonato (43 pontos), que conquistou seu segundo Dakar em janeiro e é bicampeão do DR40 (2016 e 2017), não estará na linha de largada, mas seu irmão Luciano Benavides , segundo da geral com 55 pontos, já está a acelerar a sua moto para o público local.

O argentino será o único piloto a ostentar a marca H coroada. Na Red Bull GasGas Factory Racing, Sam Sunderland também terá que se defender sozinho na ausência de Daniel Sanders . O Hero MotoSports da Índia escolheu novamente Ross Branch e Sebastian Bühler como seus campeões. Ao todo, nenhuma equipe de fábrica terá mais de dois pilotos. Como sempre, a Monster Energy Honda está optando por uma estratégia de “choque e pavor”, com nada menos que quatro pilotos de fábrica. Adrien Van Beveren , terceiro na geral com 53 pontos, é o mais bem classificado deles. No ranking de fabricantes, os pilotos vermelhos —campeões mundiais em título— voltarão a contar com a superioridade numérica para tentar alcançar a equipe laranja, que domina a temporada até o momento. A KTM agora tem 113 pontos, contra 95 da Honda e 89 da Husqvarna.

Existem 8 pilotos na lista de largada do Rally2. Paolo Lucci (BAS World KTM Racing), no topo da classificação com 66 pontos, está pronto para uma revanche com Romain Dumontier (Husqvarna HT Rally Raid). O francês só precisa somar 3 pontos ao italiano. Terceiro na geral com 45 pontos, outro francês, Jean-Loup Lepan (Duust Diverse Racing), será acompanhado por pilotos do calibre do seu companheiro de equipa Konrad Dąbrowski e regulares como Michael Docherty e Bradley Cox da BAS World KTM Racing. Os 8 concorrentes do Rally3 irão disputar a sua segunda corrida antes da final do Rallye du Maroc.

Finalmente, haverá 3 participantes do campeonato na corrida de quadriciclos. Os dois primeiros pilotos da classificação, Laisvydas Kancius (69 pontos) e Pablo Copetti (38 pontos), estão pulando esta, abrindo caminho para Rodolfo Guilioli (Pepitas Racing), terceiro com 33 pontos, e seu perseguidor mais próximo, Juraj Varga (30 pontos), para se aproximar da liderança num campo repleto de estrelas que também inclui o herói local Manuel Andújar.

ABRE ASPAS: 

“Estamos muito entusiasmados que será uma boa corrida já que trabalhamos difícil fazer um roadbook que tenha um pouco de tudo. A grande variedade de terrenos que temos em La Rioja, Catamarca e Salta permite-nos realizar etapas muito divertidas e exigentes … Serão cinco dias muito intensos para as tripulações, já que as especiais combinam setores rápidos, com mais pontos presos e quebrados, além de muita navegação por rios secos, salinas e claro as dunas ocidentais de Catamarca que são uma etapa quase obrigatória em cada edição do Ruta 40 Challenge”. – declarou Pablo Eli, responsável pela elaboração do percurso da competição.

Foto: ASO/DPPI/J.Delfosse

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