Rally
Campeonato Alemão de Rallye celebra final no Mar Báltico
- Final de temporada desafiador com mais de 30 quilômetros de cascalho
- Disputa tripla no topo da série amadora DRM Nationals
- Campeão da DRM, Marijan Griebel, recebe seu troféu em Grömitz
Munique. A final do DRM 2024 acontece no extremo norte: o Rallye ADAC Ostsee será o palco da última corrida de uma temporada emocionante nos dias 6 e 7 de setembro. Pela primeira vez desde 2015, uma etapa do Campeonato Alemão de Rallye será realizada em Ostholstein. Mais de 60 veículos, incluindo participantes da Dinamarca, Holanda e Suécia, estarão na região de Lensahn e Grömitz. Os fãs podem esperar um espetáculo de automobilismo com quatro classes e duas categorias especiais, além de torcer por um grande número de competidores locais de Schleswig-Holstein.
Disputa aberta pela vitória na costa do Báltico
A disputa pela vitória no Rallye ADAC Ostsee promete ser acirrada. Vários pilotos estão determinados a vencer a final, incluindo o terceiro colocado na classificação, Dennis Rostek, que é apoiado pelo copiloto Stefan Kopczyk e busca sua primeira vitória geral na temporada com seu Škoda Fabia RS Rally2. Os quarto colocados no campeonato, Nico Knacker e Thomas Puls (Hyundai i20 N Rally2), também estão na briga. Knacker comenta: “A chance está lá, mas há vários pilotos fortes, como Dennis Rostek ou Simon Vallentin. Seria incrível conquistar minha primeira vitória geral na DRM na final”. Com a desistência do vice-líder Julius Tannert na final do Báltico, Marijan Griebel (Škoda Fabia RS Rally2) já está confirmado como o novo campeão. No entanto, o agora tetracampeão de Hahnweiler não participará da etapa final, mas receberá seu troféu de campeão em Grömitz após a corrida.
Na categoria DRM2, Tom Kässer e Stephan Schneeweiß, no Peugeot 208 Rally4, já garantiram o título, mas estão em uma missão. Tom Kässer afirma: “Ganhamos todas as nossas cinco corridas até agora e queremos manter essa invencibilidade. Seria um final legal”. Patrick Pusch e Fabian Hoese buscam garantir o vice-campeonato no Báltico com seu Opel Corsa Rally4. “Já participei do Rallye Ostsee três vezes. É rápido, desafiador e tem uma grande proporção de cascalho. Pode ocorrer um furo de pneu facilmente. No entanto, não podemos diminuir a velocidade, pois temos suecos rápidos à espreita”, explica Pusch. Simon Andersson e Jörgen Jönsson (Renault Clio Rally4) se recuperaram após sua primeira vitória na penúltima etapa da DRM em Stemweder Berg, mas ainda estão 18 pontos atrás de Pusch/Hoese na terceira posição. Contudo, o sueco Andersson lidera a classificação Pirelli Junior. Seu principal concorrente é Jonas Ertz (Opel Corsa Rally4), que, junto com a copilota Maresa Lade, também compete na DRM2.
Na DRM Classic, o líder Walter Gromöller tem uma vantagem confortável de 22 pontos sobre Ingo Höppner e Sabrina Rieck (Mercedes Benz 500 SL). Ele pretende defender essa vantagem e conquistar o título com René Meier em seu Opel Ascona 400.
DRM Nationals – Com força para o título?
Na série amadora, há uma disputa tripla no topo. Os líderes da classificação, John Macht e Michael Teufel, no Mitsubishi Lancer Evo9, ainda têm muito trabalho pela frente, já que a classe NC1 é muito competitiva. John Macht diz: “Com Robby Fechner, temos um piloto muito rápido na disputa, além de competidores locais fortes, como Dahms ou Schütte. Mas não precisamos vencer, um quinto lugar deve ser suficiente. O importante é chegar ao final. Nosso carro já passou por muitas dificuldades e sempre conseguiu chegar ao fim. Desta vez não será diferente”. Tarek Hamadeh-Spaniol está em segundo lugar na classificação geral, com 15 pontos de desvantagem, pilotando um Citroën C2 Challenge. “Estou muito ansioso pelo Rallye Ostsee, a alta proporção de cascalho é favorável a nós e ao nosso veículo. Não posso vencer o campeonato por conta própria, mesmo que vença minha classe NC4. Mas não desejo nenhum problema técnico a John. Além disso, ele sempre consegue levar seu carro até o fim”, diz Hamadeh-Spaniol, que competirá com o copiloto Henry Wichura. Apenas dois pontos atrás do piloto do Citroën, Walter Gromöller está na terceira posição. “Será difícil, provavelmente teremos que carregar nosso carro sobre o cascalho. Quero terminar, vencer a Classic e a minha classe NC2”, revela Gromöller.
Oliver Bliss e Julius Simon (Škoda Fabia R5) lideram a classificação especial DRM Trophy com uma vantagem de 18 pontos sobre seus colegas de marca Raphael Ramonat e Karina Derda. Os líderes precisam apenas terminar a corrida no Báltico para garantir o título. Nos DRM Masters, Dennis Rostek já garantiu o campeonato. Martin Christ, que é o segundo na tabela, quer garantir o vice-campeonato com Lina Meter em um novo veículo. “Tivemos repetidos problemas técnicos com nosso Hyundai, então no Báltico competiremos com um Škoda. Eu corri neste rallye na época dos Trabis e conheço alguns trechos em Putlos. Gosto das longas passagens de cascalho, e o vice-campeonato no DRM Masters é o objetivo. Na classificação geral, quero ficar entre os cinco primeiros com este novo modelo para mim”, diz o competidor de Geesthacht.
135 quilômetros de prova na final do DRM
O Rallye ADAC Ostsee exige o máximo dos pilotos e veículos na última etapa da temporada do Campeonato Alemão de Rallye. Serão doze duras provas cronometradas em um percurso total de 135 quilômetros, mais de 30 deles em estradas de cascalho. Schleswig-Holstein estará fortemente representado, com cerca de 30 participantes do estado mais ao norte da Alemanha competindo no Báltico. A largada show será na sexta-feira às 17h01 na Festwiese, na Uferstraße em Grömitz, seguida pelas primeiras quatro provas cronometradas. A primeira etapa termina por volta das 20h44, quando os veículos chegam ao centro de serviço do rallye em Lensahn.
No sábado, a segunda rodada começa às 08h36 no campo de treinamento militar de Putlos, com quatro provas principais que, pela sua característica e localização à beira do Báltico, são únicas na cena do rallye alemão. Seguem-se mais quatro provas cronometradas antes que os três primeiros colocados de cada classe sejam esperados na chegada em Grömitz por volta das 18h30, onde também ocorrerá a cerimônia de premiação final.
Os destaques do Campeonato Alemão de Rallye serão transmitidos com exclusividade na n-tv, na TV aberta. Já no domingo após os eventos de corrida, o canal de notícias exibirá o programa DRM de 30 minutos “PS – DRM Deutsche Rallye-Meisterschaft”. Como alternativa, o programa pode ser assistido a qualquer momento na mediateca da n-tv ou na plataforma de streaming RTL+.
“PS – DRM Deutsche Rallye-Meisterschaft” – Horários de exibição
Rallye ADAC Ostsee Domingo, 08.09.24 11:15
Domingo, 08.09.24 19:15 (reprise)
Via Assessoria de Comunicação ADAC Motorsport
Foto: Divulgação