Entre em contato conosco

WeatherTech

Bourdais e Van Der Zande Buscam Conquistar Todas as Corridas de Rua

Publicado:

em

Foto: IMSA
Foto: IMSA

Dois dos melhores da IMSA em pistas de rua têm a chance de dobrar para a Cadillac em Detroit. Indo para Long Beach, parecia provável que Sebastien Bourdais e Renger van der Zande pudessem conquistar outra vitória em pista de rua no Cadillac V-Series.R nº 01 da Cadillac Racing, preparado pela Chip Ganassi Racing.

As margens finitas que ocorrem no Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar são tais que um problema híbrido quase atrapalhou suas esperanças antes mesmo da corrida começar, então Bourdais teve apenas uma tentativa de qualificação.

Mesmo assim, ele ficou a apenas 0,023 segundos de conquistar o Motul Pole Award, deixando-o em terceiro na categoria Grand Touring Prototype (GTP) no início do Acura Grand Prix de Long Beach de 100 minutos, em 20 de abril.

Uma estratégia para correr toda a corrida de 100 minutos com um único jogo de pneus macios da Michelin surgiu, e junto com um pequeno tráfego e uma parada de dois pneus para o rival Cadillac Racing nº 31 da Whelen, Bourdais e van der Zande estavam de volta ao topo em Long Beach.

Em 2023, Long Beach foi a única corrida de rua no calendário do WeatherTech Championship. Isso muda para 2024, com o Chevrolet Detroit Sports Car Classic retornando pela primeira vez em dois anos desde a última corrida no circuito de rua de Belle Isle em 2022.

Apropriadamente, Bourdais e van der Zande venceram essa corrida também, então eles poderiam ter três títulos de vitórias em pistas de rua diferentes em duas cidades diferentes simultaneamente se conseguirem vencer no novo circuito do centro de Detroit na próxima semana.

Será interessante ver como o WeatherTech Championship se adaptará ao circuito de rua de 1.654 milhas e nove curvas que estreou em 2023, rodeando o que tem sido a sede corporativa da General Motors no Renaissance Center.

A pista é composta principalmente de curvas de 90 graus, na maioria das vezes para a esquerda no circuito anti-horário. Isso pode novamente jogar a favor do motor V-8 de 5,5 litros, naturalmente aspirado da Cadillac, que muitas vezes se destaca ao sair de curvas lentas para longas retas.

Bourdais e van der Zande têm uma forte história em Detroit, com sete vitórias totais na última década.

Van der Zande venceu suas últimas duas corridas em Belle Isle em 2021 e 2022 na antiga classe Daytona Prototype International (DPi) e adicionou vitórias na classe Prototype Challenge em 2015 e 2016. Bourdais tem três vitórias em Detroit (com van der Zande em 2022 na IMSA, além de duas anteriores na IndyCar).

Além disso, o sucesso da Cadillac em Detroit com quatro vitórias em cinco largadas na era DPi (2017, 2018, 2021, 2022) faz com que as chances estejam muito a seu favor, mesmo indo para uma nova pista.

“Para mim, com certeza, de todos os anos na IndyCar, são muitas corridas de rua!” Bourdais refletiu sobre por que teve tanto sucesso em pistas de rua.

“Sempre abracei o desafio. É uma das partes mais emocionantes do automobilismo. E temos muita sorte de que a Cadillac tem sido muito forte em pistas de rua. Existem muitas vantagens, eu acho.”

Van der Zande aproveitou a oportunidade para elogiar seu co-piloto.

“Seb é muito rápido nas voltas de qualificação, e ele consegue muitas pole positions. (Long Beach) poderia ter sido isso se ele tivesse saído um pouco mais cedo,” disse o holandês.

“O estilo de pilotagem dele se adapta muito bem às pistas de rua. É o melhor companheiro de equipe para se ter. É uma ótima combinação para as pistas de rua.”

Ele também sugeriu por que acha que a plataforma Cadillac tem se saído tão bem nas duas pistas de rua da IMSA.

“A Cadillac sempre foi ótima em Belle Isle, em Detroit,” disse ele. “Sempre foi forte, e sempre o carro a ser batido. Quando é acidentado, parece se sair muito bem. Então, isso é principalmente Sebring e pistas de rua.

“Estamos felizes em vencer em pistas de rua, ou em qualquer lugar, realmente.”

O Chevrolet Detroit Sports Car Classic será transmitido ao vivo às 15h ET no sábado, 1º de junho, na USA Network e Peacock.

Via assessoria de comunicação: Tony DiZinno IMSA Wire Service

Foto: IMSA

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.