Entre em contato conosco

GT

BMW: Drama e emoção marcam a FIA GT World Cup em Macau

Publicado:

em

BMW
Foto: BMW M Motorsport

A edição de 2024 da FIA GT World Cup em Macau foi marcada por momentos de grande emoção e reviravoltas, com a BMW M Motorsport vivenciando tanto alegrias quanto frustrações. A equipe dominou a classificação, com Raffaele Marciello e Dries Vanthoor garantindo a primeira fila no grid de largada da corrida principal. No entanto, as condições climáticas desafiadoras e incidentes na pista impediram que a dupla convertesse a pole position em vitória.

A corrida principal, disputada sob forte chuva, exigiu o máximo dos pilotos. Marciello e Vanthoor lideraram a prova nas primeiras voltas, mas rapidamente se viram em dificuldades diante de adversários mais adaptados às condições molhadas. Um toque com Maro Engel forçou Vanthoor a abandonar a prova, enquanto Marciello se envolveu em um incidente com Antonio Fuoco, que os tirou da disputa pela vitória.

Com a desistência dos líderes, Augusto Farfus e Sheldon van der Linde herdaram posições e subiram ao pódio. Farfus, que já havia conquistado um pódio em Macau no ano anterior, completou a prova em segundo lugar. Van der Linde, por sua vez, obteve seu primeiro pódio em Macau e celebrou com um design especial em seu carro, inspirado nos quadrinhos chineses Manhua.

Apesar dos dois pódios, a equipe BMW M Motorsport sentiu um gostinho amargo pela vitória que escapou. A dupla de pilotos, que havia demonstrado um ritmo superior durante todo o fim de semana, não conseguiu transformar a pole position em vitória devido a uma série de fatores, incluindo as condições climáticas adversas e os incidentes na pista.

A FIA GT World Cup em Macau mais uma vez provou ser uma das corridas mais desafiadoras e imprevisíveis do calendário internacional. A combinação de um circuito técnico, condições climáticas variáveis e pilotos de alto nível resultou em uma prova emocionante e cheia de reviravoltas. A BMW M Motorsport, apesar das dificuldades, demonstrou grande competitividade e deixou sua marca na história da prova.

Abre aspas: 

Andreas Roos (Chefe da BMW M Motorsport):
“Mostramos que tínhamos quatro carros incrivelmente fortes no grid – com equipes de ponta e ótimo suporte. Ocupamos a primeira fila e tivemos todos os quatro carros entre os seis primeiros, demonstrando nossa grande performance. Houve um ajuste na balance of performance para o BMW M4 GT3 antes da corrida classificatória, mas ainda assim conseguimos defender nossas ótimas posições de largada e vencer a corrida. Na corrida principal, ficou claro que nosso carro não era o mais rápido, e acabamos ficando para trás. Infelizmente, também houve um incidente entre Maro Engel e Dries Vanthoor, que, em nossa visão, não foi penalizado de forma apropriada, resultando no fim prematuro da corrida de Dries enquanto ele estava em terceiro lugar. Claro, é um ótimo resultado ter dois carros no pódio com Augusto Farfus e Sheldon van der Linde. Mas, quando você compete aqui, quer vencer a corrida. E acredito que tínhamos, sem dúvida, uma das formações mais fortes, mas não tivemos a chance de vencer.”

Augusto Farfus (#89 BMW M4 GT3, Team KRC, 2º lugar na corrida principal, 5º lugar na corrida classificatória):
“Macau é sempre uma caixinha de surpresas. Corri por uma nova equipe, uma equipe de Macau, o que me deixa muito orgulhoso. A BMW M Motorsport nos apoiou muito bem como uma equipe pequena, o que é ótimo. Trabalhamos juntos de perto, e agora estou de volta ao pódio. Este fim de semana foi provavelmente o mais difícil que já tive em Macau, com todos os tipos de condições climáticas e situações. O clima desempenhou um grande papel desta vez. Uma corrida seca certamente teria produzido um resultado diferente, mas estou muito satisfeito com o que consegui.”

Sheldon van der Linde (#31 BMW M4 GT3, Team WRT, 3º lugar na corrida principal, 6º lugar na corrida classificatória):
“Este é meu primeiro pódio em Macau. Claro, é uma sensação especial, especialmente depois de ter ficado em terceiro no ano passado e perdido o pódio nas últimas cinco voltas devido a um pneu furado, então é gratificante, mesmo que fosse algo inesperado antes da corrida. Quando você começa na sexta posição, realmente não espera ganhar três posições em Macau. Tive muita pressão de trás com os dois Porsches, que estavam voando na chuva. Foi muito difícil mantê-los atrás de mim. Mas sabia que, se saísse bem da curva Melco, eles não poderiam atacar. Estou muito orgulhoso de estar no pódio aqui. É uma boa recompensa por todo o trabalho que fizemos nos últimos dois anos, que ainda não havia sido recompensado.”

Raffaele Marciello (#1 BMW M4 GT3, TORO Racing powered by MCG, DNF na corrida principal, 1º lugar na corrida classificatória):
“O fim de semana começou muito bem, estávamos na melhor posição. É uma pena como a corrida principal se desenrolou. Infelizmente, tivemos as piores condições possíveis para o nosso carro hoje, mas estávamos a apenas duas voltas da vitória. Perdi a liderança na última curva contra a Ferrari, mas tentei reagir imediatamente. Claro, eu estava atrasado, mas ele também mudou de linha durante a frenagem, e então eu não tinha mais espaço. Arrisquei tudo em uma jogada, mas infelizmente, hoje não deu certo.”

Dries Vanthoor (#32 BMW M4 GT3, Team WRT, DNF na corrida principal, 2º lugar na corrida classificatória):
“Foi uma sexta-feira e um sábado muito bons. Terminamos a corrida classificatória em segundo, depois de liderar em alguns momentos. Mas hoje estou muito desapontado. Se você empurra outro carro para fora da pista, não deveria poder vencer a corrida. Para mim, o que aconteceu hoje é inaceitável – mas é o que é, aconteceu. Nos divertimos bastante, mostramos que a BMW é competitiva e lutamos bem, mas, infelizmente, há coisas que estão fora do nosso controle.”

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.