Entre em contato conosco

Automobilismo

Bearman finalmente ganha a primeira na F3

Publicado:

em

Bearman

Ollie Bearman garantiu sua primeira vitória na Fórmula 3 da FIA hoje em Spa-Francorchamps. O piloto britânico teve uma excelente largada da quinta colocação e rapidamente assumiu a liderança. A corrida foi interrompida por uma longa bandeira vermelha e muitas de suas voltas foram feitas em condições de carro de segurança. Isso tornou as largadas extremamente desafiadoras, especialmente para o piloto da frente, mas Bearman permaneceu no controle. O piloto de 17 anos, apoiado pela Ferrari Driver Academy, marcou 10 pontos extremamente valiosos para o campeonato.

Roman Stanek entregou o forte ritmo de qualificação de Trident e terminou em segundo, enquanto Alexander Smolyar fez pódios consecutivos, completando os três primeiros da MP Motorsport. Partindo do vigéssimo, Arthur Leclerc maximizou todas as chances que teve e, depois de chegar ao top 10 no início, ele maximizou a parte final da corrida 1 em condições de bandeira verde para o quinto lugar no final. Os pontos são fundamentais para o monegasco em uma corrida difícil para alguns de seus candidatos. Leclerc está agora a cinco da liderança. Jak Crawford também teve um retorno brilhante depois de largar da trigésima posição após um erro na qualificação ontem. O piloto da Red Bull Junior chegou em décimo primeiro, mostrando que uma recuperação ainda mais ousada pode ser possível na corrida mais longa de domingo.

Caio Collet, o único brasileiro do grid anotou pontos pela terceira corrida consecutiva e segue em alta no campeonato, largando de décimo segundo e chegando em décimo.

Como foi a corrida

Zak O’Sullivan, que saia na pole manteve a liderança na largada com o companheiro de equipe Benavides lutando pelo segundo lugar com Juan Manuel Correa. O piloto da ART Grand Prix transformou a defesa em ataque, assumindo a liderança, mas apenas momentaneamente, já que um leve contato com O’Sullivan levou a um furo de pneu. Ao mesmo tempo, Franco Colapinto foi tocado por Jonny Edgar e o piloto da Trident recebeu uma penalidade de cinco segundos pelo incidente. Benavides ultrapassou o companheiro de equipe britânico, pois os danos na asa dianteira fizeram com que O’Sullivan entrasse para os boxes, assim como Correa. Bearman teve uma ótima largada e chegou ao segundo lugar na segunda volta com Edgar logo atrás em terceiro.

O piloto da Prema Racing não perdeu tempo e na mesma volta assumiu a ponta da corrida. Um Safety Car entrou na pista, após Christian Mansell, da Charouz Racing System, parar barreiras. Pouco antes, Isack Hadjar havia feito uma jogada corajosa sobre o britânico, indo lado a lado com o piloto da Charouz através de Eau Rouge para terminar em décimo oitavo.

Enquanto isso, Victor Martins, subia para a décima sexta colocação quando o Safety Car era acionado. Ele recebeu uma penalidade de drive-through como resultado. Arthur Leclerc, entretanto, manteve-se fora de problemas para chegar ao décimo terceiro lugar.

A corrida recomeçou na volta 5 e Edgar foi a caça de Benavides, já que o líder Bearman conseguiu colocar uma vantagem boa para se defender, enquanto isso Oliver Goethe o piloto da Campos Racing sob pressão da dupla Trident de Roman Stanek e Zane Maloney.

Stanek conseguiu superar o piloto monegasco em quinto, mas o contato na saída de Blanchimont entre Goethe e Maloney resultou em um grande acidente para a dupla. Ambos os motoristas foram felizmente capazes de sair dos carros andando. Como reparos da barreira foram necessários, uma bandeira vermelha foi acionada na volta 8.

Bearman continuou a  frente de Edgar no reinício com Benavides, Smolyar , Stanek, William Alatalo, Reece Ushijima, David Vidales, Caio Collet e Leclerc entre o s 10 primeiros. fora de La Source, deixando-o cair para 10º. 

Smolyar subiu para o terceiro lugar após ultrapassar Benavides na Les Combes e começou a perseguir Edgar. Stanek fez uma jogada ousada sobre o americano. Ushijima parecia prestes a tomar o lugar de Benavides, mas foi Vidales levou a melhor, forçando o piloto da Van Amersfoort Racing a ceder o sexto lugar, fazendo com que Ushijima cair na ordem para décimo quinto.

Leclerc foi capaz de forçar Vidales a ficar na defensiva na volta 13. Com o DRS, o piloto da Prema passou para a sexta posição. Hadjar foi outro beneficiário das disputas a frente.

Leclerc continuou a caça de Benavides e após passar no ponto do DRS a ultrapassagem foi realizada e o piloto monegasco alcançou a quinta posição e começou a caça a Edgar. Entrando na última volta, Alatalo fez uma grande jogada sobre Vidales para surpreender o piloto da Campos e conquistar o sétimo lugar. Isso logo se tornou o sexto com uma nova ultrapassagem e Hadjar vinha no embalo e ultrapassava o brasileiro Caio Collet.

Caio Collet Dutch Photo Agency

Caio Collet
Dutch Photo Agency

Bearman não teve problemas durante a maior parte da corrida e acabou com 1,3s de vantagem. Stanek manteve Trident no pódio com o segundo lugar, enquanto Smolyar garantiu o terceiro para a MP Motorsport. A penalidade de tempo de Edgar o derrubou para a quarta posição, Leclerc terminou em quinto, enquanto Alatalo fez uma grande corrida para terminar em sexto. Vidales, Benavides, Hadjar e Collet completaram a zona de pontuação.

Corrida muito boa, boa defesa e minha primeira vitória. Foi uma corrida difícil com muitos carros de segurança e a bandeira vermelha, o que foi realmente desafiador porque depois disso tivemos que forçar muito enquanto os pneus estavam muito frios. Foi difícil de gerenciar porque todo mundo estava se esforçando nas últimas voltas. Foi muito bom conquistar a vitória e estou ansioso para amanhã.” – Declarou Bearman

“Foi um dia um pouco difícil para falar a verdade. A gente não estava tão rápido na corrida, mas já vamos trabalhar bem na análise dos dados porque largando da pole temos chance de vitória. Vamos usar os dados que vimos hoje, entender onde sofremos mais, e melhorar para amanhã. Vamos com tudo atrás da segunda vitória na F3, que seria a primeira na corrida principal.” – Declarou Collet

Bearman ganhou a corrida 1

Classificação

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.