F3
Bandeiras vermelhas e pole de Minì
A Fórmula 3 em Mônaco segue os padrões de passar a maior parte com a vermelha presente nos treinos
O final de semana da Fórmula 3 em Mônaco é imprevisivel, podemos dizer… a unica previsão que sabemos é que a bandeira bermelha irá aparecer em algum momento e para a sorte de Gabriele Minì, ela sempre favoreceu o piloto da Prema na pista, já que ele voava fazendo o melhor tempo e na sequencia alguem enfiava o carro na barreira da curva 1.
Treino livre
O primeiro contato dos pilotos com a pista de Monte Carlo foi sob um céu nublado, que deu lugar a chuva na parte final. Gabriele Minì liderou a sessão com 1:27.400, que foi repleta por bandeiras vermelhas. Leonardo Fornaroli da Trident e Dino Beganovic vieram logo atrás.
Joseph Loake, da Rodin Motorsport, foi o primeiro piloto a escapar na Sainte Devote antes de voltar à pista. Na sequencia, Tasanapol Inthraphuvasak, da AIX Racing, foi até as barreiras no mesmo local para trazer a primeira bandeira vermelha do dia.
O treino foi reiniciado,mas outra bandeira vermelha apareceu na sequencia, quando Callum Voisin de Rodin repetiu o incidente de Inthraphuvasak na Curva 1. Restando 24 minutos para o final, o treino reiniciou e Minì liderava com 1:27.400.
A chuva começou a cair logo no início das primeiras voltas rápidas e foi Sami Meguetounif foi a próxima vitima causando outra bandeira vermelha. Faltando 13 minutos para o fim do treino, o treino reiniciou e os pilotos voltaram a pista, mas desta vez com pneus de chuva, mas nenhum tempo foi melhorado.
Treino Classificatório
Diferente do dia anterior, a classificação da Fórmula 3 foi realizada com a pista seca, mas com a presença de bandeiras vermelhas durante a classificação do grupo B.
Como o circuito de Monte Carlos é estreito o classificatório da categoria é dividido em dois grupos. No grupa A estão os pilotos de números pares e no grupo B os ímpares e cada grupo tem direito a 15 minutos de pista.
GRUPO A
Oliver Goethe, foi o primeiro a apontar na pista e marcar tempo, seguido por Browning que estabeleceu um tempo melhor com 1:26.170. Na sequência Leonardo Fornaroli, que fez 1:25.963 no Trident para assumiu o primeiro lugar.
Browning foi mais rápido à medida que a pista continuava a melhorar, registrando 1:24.532. Fornaroli não conseguiu se recuperar ao filtrar meio segundo atrás do tempo do britânico no P2, enquanto Mari Boya subiu para terceiro na segunda volta em seu Campos.
A três minutos do fim, Browning baixou mais ainda o tempo para 1:24.230, mas ninguem esperava que na parte final Minì apareceria com 1:23,942, 0,288s mais rápido que o tempo anterior de Browning. Fornaroli terminou em terceiro, atrás do piloto da Hitech, com Boya em quarto lugar no grupo.
GRUPO B
Quando as primeiras voltas rápidas estavam prestes a começar, James Hedley ( que substitui Zagazeta neste final de semana) bateu nas barreiras na curva 1, perdendo a asa dianteira e trazendo a primeira bandeira vermelha do qualy. O piloto conseguiu retornar com o carro para os box, deixando somente sua asa na barreira de pneus.
Assim que a sessão foi retomada, foi Dino Beganovic quem estabeleceu o tempo inicial para bater em 1:25.569, 0.249s mais rápido que o segundo melhor Mansell.
Joseph Loake subiu para quarto enquanto os pilotos começavam a ultrapassar os limites ainda mais perto dos estágios finais.
Nos dois minutos finais da qualificação, Lindblad foi o mais rápido de todos no primeiro setor, enquanto o companheiro de equipe Beganovic foi roxo no setor intermediário. Pouco antes de o sueco terminar a volta, a bandeira vermelha apareceu quando Sebastián Montoya e Charlie Wurz saíram na Curva 1, com o piloto austríaco enfiado na barreira de pneus.
Faltando menos de um minuto para o fim, a sessão não foi reiniciada, deixando Minì com a pole para a corrida principal no domingo.