Entre em contato conosco

Automobilismo

Após sucesso no mundo virtual, Igor Fraga irá correr na Formula 3

Publicado:

em

O mineiro Igor Fraga dará neste final de semana mais um passo em sua trajetória singular. Após entrar para o programa de jovens promessas da Red Bull nesta temporada, ele fará sua estreia na FIA Fórmula 3.

Patrocinado por um jogo de corridas virtuais, o Gran Turismo, o mineiro Igor Fraga dará neste final de semana mais um passo em sua trajetória singular. Após entrar para o programa de jovens promessas da Red Bull nesta temporada, ele fará sua estreia na FIA Fórmula 3, um dos últimos passos para quem sonha em chegar à Fórmula 1. A rodada dupla que abre o campeonato será disputada no próximo final de semana (4 e 5/7), em Spielberg, na Áustria.

Depois de chamar a atenção de uma das maiores equipes da principal categoria do automobilismo justamente pelo seu trabalho no mundo virtual, Fraga recebeu elogios do diretor de negócios digitais da Formula 1, Julian Tan. “De fato, nós temos acompanhado a história do Igor crescendo como piloto. Eu diria, um futuro astro brasileiro. Temos um projeto rumo à Fórmula 1. Três ou quatro anos atrás nós não imaginávamos que alguém poderia ir do virtual para um carro de Fórmula 3”, destacou Tan no programa Esporte Espetacular, da TV Globo, em entrevista ao repórter Marcelo Courrege, no último final de semana. Segundo o diretor da F-1, o interesse da categoria é mercadológico: “Através de pesquisas qualitativas nós já tínhamos evidências de pessoas que dizem: passamos a acompanhar a Fórmula 1 por causa das corridas virtuais”.

Em 2020 o brasileiro de 21 anos defenderá a equipe Charouz Racing System, que ainda tenta se firmar na categoria. O time da República Checa obteve como melhores resultados apenas dois sétimos lugares em 2019, terminando na oitava colocação no quadro geral. Para esta temporada, a equipe apostou em reformulação no cockpit. Além do piloto brasileiro, Niko Kari e David Schumacher serão os integrantes da equipe em busca de maior destaque na categoria.

O circuito de Red Bull Ring traz boas lembranças para Igor. Foi em Spielberg, palco da estreia na Formula 3, que o mineiro conquistou a primeira de suas quatro vitórias no Campeonato Europeu Regional de Fórmula 3, em 2019. “É uma pista da qual tenho boas memórias, mas na F-3 FIA o contexto é totalmente outro. Teremos um ano de muito trabalho contra equipes tradicionais e fortes do automobilismo mundial. Mas estamos confiantes de que vamos alcançar bons resultados dentro das nossas perspectivas”, resumiu Igor Fraga. “Apesar da sua importância, a Fórmula 3 FIA é ao mesmo tempo uma categoria-vitrine e uma escola. E neste primeiro ano minha maior meta será aprender ao máximo. Eventuais bons resultados serão consequência disso. Meus concorrentes são os melhores pilotos de F-3 do mundo, então sei que será uma temporada muito competitiva em todos os níveis”, finaliza o piloto patrocinado pelo game Gran Turismo.

Apesar de estrear nas pistas reais, Fraga não deixará de vez o mundo virtual das corridas.

Igor Fraga durante prova em que venceu em Spielberg, em 2019. Foto divulgação

Apesar de estrear nas pistas reais, Fraga não deixará de vez o mundo virtual das corridas. Nesse mês de junho, o piloto mineiro voltou a surpreender ao vencer o desafio mundial contra o relógio em homenagem ao centenário da Mazda. A competição envolveu competidores de dezenas de países, premiou o piloto com a melhor marca com o título de mais rápido mundo. Além disso, Fraga também segue em busca do tricampeonato mundial, competindo pela equipe Honda na plataforma Gran Turismo.

Vídeo produzido pela assessoria de comunicação do piloto:

Compartilhe esta publicação